Stage Select

Stage Select: Balamb Garden (Final Fantasy VIII)

Final Fantasy VIII é odiado por muitos e amado por muitos outros. Eu faço parte do grupo que ama, e parte disso é por sentir vontade de ... (por Unknown em 09/11/2011, via PlayStation Blast)

2368[1]Final Fantasy VIII é odiado por muitos e amado por muitos outros. Eu faço parte do grupo que ama, e parte disso é por sentir vontade de viver naquele mundo. A ideia de existir um misto de escola e treinamento militar é encantadora. Adicione a isso uma escola enorme, futurista e que tem a habilidade de voar (!). Isso é uma Garden, e, para mim, um dos maiores charmes de Final Fantasy VIII.

No mundo de Final Fantasy VIII, muitos órfãos são levados às Gardens para que sejam instruídos e tenham uma carreira. Existe uma Garden para cada continente (são quatro), mas o cenário inicial (e principal) para a história do jogo e os personagens principais é a Balamb Garden (do pequeno continente, que está mais para ilha, de Balamb).

Para começar: Balamb é uma calmaria em meio aos conflitos políticos de Final Fantasy VIII. A ilha é bastante pequena, cercada por um litoral bastante bonito e composta, basicamente pela Garden e a cidade de (surpresa!) Balamb. É um dos pontos mais calmos e tranquilos do jogo e os momentos de simplesmente andar e descobrir o interior da Garden estão entre os melhores de toda a jogatina.

cidFundação

A Garden foi formada 12 anos antes do início da história pelo diretor Cid e sua mulher, Edea. Pouco depois de sua construção, dois outros continentes (Galbadia e Trabia) também construíram suas Gardens para dar início ao programa SeeD.

Falando nele, esse programa tem como base a criação de um exército de mercenários, dando um futuro aos jovens órfãos. Por ser a primeira, a Balamb Garden é a única que pode fazer o Teste de Campo para a formação dos SeeDs. Uma vez formados, eles iniciam suas carreiras e embarcam em missões do mundo todo. O treinamento envolve desde o combate mais "físico", até o uso de magia e Guardian Forces (os Summons de Final Fantasy VIII).

Localidades

A melhor forma de descrever a Balamb Garden é como uma série de "anéis" em volta de um elevador. São três andares e um subsolo. Os andares livres para circulação são o primeiro e segundo, enquanto o terceiro e o subsolo são para acesso exclusivo da cúpula da Garden (e isso não inclui os instrutores).

Balamb_Garden_Area_5[1]O primeiro andar da Garden, com a entrada principal contando com catracas, possui diversos setores distribuídos como "braços" do anel principal. Entre eles, a biblioteca, o Centro de Treinamento (uma área povoada por monstros), os dormitórios, a enfermaria (o primeiro local do jogo) e a cafeteria.

O segundo andar possui uma sala de aula, uma "varanda", que também é uma saída de emergência, e um salão de bailes, usado nas comemorações e formaturas, incluindo a do protagonista Squall.

Já o terceiro andar consiste basicamente do escritório do diretor Cid, enquanto o subsolo esconde o patrocinador do projeto das Gardens, um ser amorfo e gigante chamado NORG. É lá também que está um dos segredos da Garden...

Uma escola... voadora?

Pois é, a Garden possui um mecanismo de defesa capaz de fazê-la voar. Esse mecanismo está localizado no subsolo e, uma vez ativado, abre acesso a uma ponte de comando no escritório do diretor. Uma das cenas mais memoráveis de Final Fantasy VIII que merece ser vista é quando a Garden de Balamb, atacada por mísseis, escapa no último segundo pela ativação do mecanismo. Confira:

A música... ah, a música

Uma das coisas mais interessantes de Final Fantasy é como a série é capaz de marcar memórias apenas pela música. Foram duas nesse jogo: a de Fisherman's Horizon, que é visitada na metade do jogo, logo após a Garden começar a voar, e tem aquele toque "marítimo", calmo e suave necessário para acalmar os ânimos; e a da Garden de Balamb, que só de ouvir já consegue transportar qualquer um que jogou (e amou) de volta para aquele lugar.

Seja pelo fator "escola-faculdade", pelas incríveis cenas de ação que se passam ali, por ser voadora ou simplesmente por ser parte de Final Fantasy VIII, eu arrisco dizer que a Balamb Garden marcou uma geração e já mostrava algo que seria explorado em diversos outros meios com muito sucesso: uma escola dos sonhos com elementos mágicos. E se você não jogou, faça essa forcinha de jogar.

Revisão: Jorge Gutierre


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Tenho o VIII mas fiquei só no começo, nem aproveitei direito. Do que eu vi, os cenários estão ótimos, a Garden é linda mesmo.

    Aquela primeira cidade do jogo é muito linda também.

    E que música! rs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com TUDO.
    Não importa o quanto eu jogue esse jogo, eu sempre ficarei com vontade de jogá-lo novamente.
    Estou na minha 5ª aventura, dessa vez no PSP e sem dúvidas a trilha sonora (absurdamente linda) se encaixa perfeitamente em todas os cenários e cenas do game.
    Obra prima!
    Engraçado que eu não curtia RPG's e só comecei a jogar FFVIII quando vi meu primo jogando "Triple Triad", daí então comecei a jogar só para colecionar as cartas, mas logo me apaixonei pelo game como por nenhum outro.
    Afirmo tranquilo que é o "jogo da minha vida" e olha que já joguei e jogo muita coisa.
    Bom saber que ainda existem fãns como você falando sobre o game nos dias de hoje.
    Quem nunca jogou, faça um esforço e veja o quão maravilhoso esse jogo é.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ahh....eh dificl ver pesoas como nois hj em dia que se apaxona por td este universo musica historia e talz...se eu pudesse viveria lá

    ResponderExcluir