Stage Select

Stage Select: Midgar (Final Fantasy VII)

Se existe um game lançado para PlayStation capaz de despertar tanto a paixão de seus fãs quanto a ira dos haters , ele se chama Final... (por Unknown em 02/02/2012, via PlayStation Blast)

Não, não está de noite em Midgar. Isso tudo é poluição mesmo!

Se existe um game lançado para PlayStation capaz de despertar tanto a paixão de seus fãs quanto a ira dos haters, ele se chama Final Fantasy VII. Tendo marcado as lembranças de uma geração inteira de jogadores, o sétimo capítulo da franquia mais famosa da Square Enix - na época conhecida apenas como Squaresoft - é famoso não apenas por seus memoráveis personagens e por sua excelente trama, mas também pelo seu mundo e suas interessantes locações.

 

Hoje, vamos relembrar a mais importante delas: a cidade de Midgar, palco de inúmeras batalhas entre os membros da Avalanche e os lacaios da Shin-Ra, além de praticamente ser o centro econômico, militar e tecnológico de todo o Planeta.

Corporativa e destrutiva

Os Reatores Mako a todo vapor

Servindo como capital do país e como base de operações da Companhia Energética Shin-Ra, Midgar jamais teve sua construção concluída, mas já se mostrava um prodígio da arquitetura. Sua complexa estrutura foi concebida para abrigar centenas de pessoas em seus conjuntos habitacionais, ao mesmo tempo em que abrigava em seu centro a imponente sede da Shin-Ra.

Tal cidade possui uma estrutura bastante peculiar, sendo formada por uma gigantesca estrutura circular, suspensa por oito pilares que marcam as divisões da cidade - chamadas de Setores e numeradas de 1 a 8 - além de um enorme pilar central (chamado de Setor 0), por onde passa o sistema ferroviário que conecta a parte superior de Midgar à inferior. Como definido a certa altura do jogo, a cidade mais parece uma enorme "pizza" feita de metal.

Sobre cada um dos oito pilares circulares foram instalados Reatores Mako: estruturas desenvolvidas pela Shin-Ra com a finalidade de extrair das profundezas do Planeta o que seus executivos chamam de Energia Mako, canalizando-a e conduzindo-a ao Reator central instalado no prédio da Shin-Ra, onde ela é convertida em energia elétrica. O uso dos Reatores permite suprir com folga a demanda da cidade inteira, mas tem um preço altíssimo: a gradativa absorção de todo o Fluxo Vital (Lifestream) nos arredores da cidade - e de todo o Planeta, caso o grupo ativista Avalanche não faça algo para impedi-los.

Midgar após a queda do Meteoro

Para se ter uma ideia, os Reatores Mako são tão danosos para a natureza que a cidade de Midgar vive mergulhada em uma constante escuridão, causada pela poluição emitida pelos Reatores. Pra quem achava que esse trecho do jogo se passava à noite, é melhor pensar de novo…

Desigualdade social

A favela...

Embora seja uma cidade, sua autonomia faz de Midgar tão importante quanto um país inteiro, sendo governada sob um regime militar instaurado pelo Prefeito Domino e sendo o centro econômico e tecnológico do mundo.

Fundada no ano de 1976 (na linha do tempo do universo de FFVII), Midgar tinha como objetivo abrigar todo o contingente de funcionários da Shin-Ra, sendo também o lar de algumas das pessoas mais ricas e poderosas do Planeta. Não por acaso, Midgar é lar do Presidente Shin-Ra, Chefe de Estado do país e, obviamente, presidente da empresa a qual ele dá o nome.

Dada a razão de existir de Midgar e dados os propósitos da Shin-Ra em construí-la, é natural que houvesse uma infeliz segregação entre ricos e pobres em sua população. Aqueles que não podem se dar o luxo de fixar residência na parte superior de Midgar são obrigados a morar nos terrenos abaixo dos Setores, o que ocasionou com o passar dos anos a formação de gigantescas favelas (Slums). Alguns habitantes das favelas tentam ganhar a vida trabalhando na parte superior de Midgar. Alguns têm um pouco de sorte, como a florista Aeris Gainsborough. Outros acabam mendigando nas ruas da parte rica da cidade.

Locais famosos

Como é de costume na franquia Final Fantasy, os jogadores da sétima versão visitam vários lugares marcantes de Midgar. Seja de forma momentânea ou recorrente, tais lugares ficaram bastante famosos entre os fãs. Alguns destaques:

O prédio da Shin-Ra

O prédio da Shin-Ra - Sede da Companhia Energética da Shin-Ra, lar do Presidente Shin-Ra e de seu filho Rufus, este imponente prédio localizado no Setor 0 (bem ao centro de Midgar) também abriga o maior dos nove Reatores Mako, responsável por receber toda a dita Energia dos outros oito Reatores e transferi-la à usina de conversão para transformá-la em energia elétrica.

Bar Sétimo Céu (The 7th Heaven) - Local de trabalho de Tifa Lockhart e lar dos membros da Avalanche (do qual ela também faz parte), este barzinho localizado na Favela do Setor 7 (Sector 7 Slums) esconde em seu subterrâneo o quartel-general desse grupo ativista liderado pelo valente e temperamental Barret Wallace. É o ponto de encontro de Cloud Strife e o grupo de Barret, onde eles discutem os planos de ação para a destruição dos Reatores Mako.

O bar 7th Heaven

O Mercado da Muralha (The Wall Market) - Um gigantesco mercado ao ar livre onde podem ser encontrados produtos e serviços dos mais diversos, além de ser o lar de grupos de mafiosos e abrigar prostíbulos como o comandado pelo cafetão conhecido como Don Corneo.

A igreja - O lar da doce florista Aeris Gainsborough é uma igreja abandonada no meio da Favela do Setor 5, onde ela cuida de sua floricultura e abriga crianças abandonadas, que perderam suas famílias na destruição causada por batalhas recentes em Midgar. Em uma dessas batalhas, Cloud Strife cai da parte superior de Midgar bem em cima das flores de Aeris e os dois acabam se conhecendo!

Quando a limitação conduz à perfeição

Dadas as limitações técnicas do PlayStation e das dificuldades enfrentadas pela Squaresoft em programar um jogo como Final Fantasy pela primeira vez em tal hardware, era natural que os aspectos técnicos do sétimo episódio não fossem tão satisfatórios, apesar do sucesso atingido por esse título. A trilha sonora do jogo foi a que mais sofreu com a pouca memória RAM do primeiro console da Sony.

Mas de forma alguma isso impediu que Nobuo Uematsu fizesse verdadeiras obras-primas na parte sonora deste RPG, criando composições que até hoje são reverenciadas pelos amantes de videogames e Midgar certamente foi agraciada com excelentes músicas! Abaixo, confiram a trilha executada durante as incursões de Cloud e sua turma em um dos vários Reatores Mako de Midgar.

A cidade do Meteoro

Figurando entre os locais fictícios mais memoráveis do mundo dos games, Midgar foi palco de muitas grandes aventuras, fazendo a alegria de quem jogou este grande título da Squaresoft. Certamente, esta cidade é tão grandiosa quanto o jogo no qual ela se situa e apesar de seu futuro ser bem diferente do que a Shin-Ra planejou, Midgar não deixa de nos fascinar!

500 anos depois, a vida prospera!

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Nem é preciso dizer que o nome da cidade e os números de pilares fazem referência a mitologia nórdica.

    ResponderExcluir