A Saga Tomb Raider Trilogy

Lara Croft é musa dos videogames desde 1996, quando seus traços físicos modelados com poucos polígonos ainda assim arrancavam suspiros dos j... (por Luciano Alencastro em 29/04/2012, via PlayStation Blast)

cdn.ecetia.com.files.2011.01.Tomb-Raider-TrilogyLara Croft é musa dos videogames desde 1996, quando seus traços físicos modelados com poucos polígonos ainda assim arrancavam suspiros dos jogadores. Desde então, a saqueadora de tumbas viajou pelo mundo inteiro em busca de relíquias, tesouros e muita aventura. Inicialmente desenvolvidos pela Core Design, os jogos da série Tomb Raider passaram para as mãos da Crystal Dinamics e emplacaram três sucessos: Legend, Anniversary e Underworld. Neste especial, vamos acompanhar nossa heroína pela trilogia que foi lançada em HD para PlayStation 3.

A trilogia e o tempo


Assim como ocorreu e como ocorre com muitas séries de sucesso, a ordem de lançamento dos jogos de Tomb Raider Trilogy não está cronologicamente alinhada com a ordem dos eventos na série. Em abril de 2006 foi lançado Tomb Raider Legend, o primeiro jogo de Tomb Raider Trilogy. No entanto, Legend é, na verdade, o segundo jogo na linha do tempo dentre os jogos desta trilogia, pois Tomb Raider Anniversary (edição de celebração de 10 anos da série, como remake do original para PSOne), de 2007, é o primeiro. O game que finaliza a saga Trilogy, e que é a continuação direta de Tomb Raider Legend, é Tomb Raider Underworld, lançado em 2008. Como o especial é sobre o pacote de games de Tomb Raider Trilogy, falarei sobre os títulos na ordem linear dos acontecimentos na série.
9ac66a6a5a0ca672bba71437f1d2e1e9

A busca pelo continente perdido


anniversary_1280x1024_10
Lara recebe um convite de uma antiga conhecida, Natla, para que a ajude a inventory_scionencontrar um raro artefato. Mas, Como bem sabemos, nossa heroína não trabalha para ninguém, e então, decide recusar a proposta. Porém, a tal preciosidade é tudo aquilo que seu falecido pai sempre procurou: O Scion (leia-se skíon) de Atlantis. A proposta então se torna irrecusável.

Acompanhamos nesse título a senhorita Croft em suas primeiras viagens de Tomb Raider, só que dessa vez com uma melhor qualidade. Nessa versão Lara conta com bem mais polígonos e arranca bem mais suspiros! Além disso, os remakes das localidades do Peru, Grécia, Egito e Atlantis são belíssimos quando comparados ao original, o que adiciona mais emoção aos fãs da série.
Evolução: Tomb Raider original (PS1) para Tomb Raider Anniversary (PS2)

A trama de Anniversary está cheia de cutscenes que explicam melhor a história e nos ajudam a entender o conflito interno da personagem. Além disso, várias dessas cenas possuem botões de resposta que nos deixam ainda mais imersos e tensos nos momentos certos. A trilha sonora, como sempre, ambienta perfeitamente todos os cenários, ilustrando também o que Lara está sentindo.

lostvalley30A jogabilidade foi melhorada com a adição dos Adrenaline Shots, que nos dão a possibilidade de executar headshots em câmera lenta no tempo certo. A possibilidade de controlar a visualização do cenário com o analógico direito, ponto mais criticado pela IGN quando do lançamento do primeiro jogo, está presente no remake HD para PS3. Além disso, após cumprirmos certas etapas do jogo, podemos revisitá-lo ouvindo os comentários dos criadores sobre a construção do cenário, o que Lara está sentindo e a experiência que eles gostariam de passar para os jogadores. É bastante interessante.

A busca por respostas


lara_croft_tomb_raider,_legend_4
Amelia_Lara
A pequena Lara e sua mãe sobrevivem a um acidente de avião nas geladas montanhas do Nepal, na viagem que faziam para encontrar com seu pai, que estudava um templo antigo. Porém, dentro desse templo, a mãe de Croft acaba sendo sugada para dentro de uma espécie de espelho mágico e desaparece. Desde o dia desse acontecimento, o pai de Lara se torna obcecado por encontrar a esposa, que desapareceu de forma tão misteriosa, e Lara luta, desde então, para obter respostas sobre o que de fato aconteceu. Já bastava seu pai ser tido como morto numa escavação. Ela precisa de explicações. Será que Lord Richard Croft esteve certo sobre o dress2paradeiro de Lady Amelia Croft o tempo inteiro?

O jogo começa com Lara explorando as ruínas de Tiwanaku, na Bolívia. Lá, ela encontra uma disposição de pedras semelhante à do local de onde sua mãe desapareceu. Nossa heroína começa então a seguir a trilha de saqueadores para descobrir um tesouro bem mais valioso que qualquer relíquia.

A trama de Legend nos leva a passear pelo mito do Rei Arthur de uma maneira impressionantemente original. Passamos pelo Cazaquistão e temos uma aula de física; voltamos à cidade de Paraíso, no Peru, para literalmente escavar o passado; tudo isso com bem mais ação e tiros do que em Tomb Raider Anniversary.
truexcalibur-e5f8f1
tblegend2_2
A jogabilidade de Legend não possui adrenaline shots, mas possui uma nova mecânica, que é o grappel de Lara, que agora é magnético. É possível também controlar uma motocicleta e atirar ao mesmo tempo, pular de paraquedas e ainda utilizar uma metralhadora fixa para momentos de combate intenso. As cenas de resposta rápida continuam a marcar presença, assim como a magnífica trilha sonora, que dessa vez está recheada de adrenalina.
ghana26
Por ter sido lançado antes de Tomb Raider Anniversary, Legend fica um pouco atrás no aspecto gráfico, mas com certeza dispara na frente nos aspectos de história, jogabilidade e diversão. O primeiro é mais clássico, com muitos momentos de exploração e puzzles. Já o segundo, apesar de ter momentos de exploração, possui o combate como elemento bem mais presente do que a dificuldade de se saber para onde ir.

Hora de prestar contas


tomb-raider-underworld
Lara está no meio de um incêndio em sua própria casa, causado por... ela mesma? Não, esperem, é melhor começarmos de novo. Algumas semanas antes, a senhorita Croft mergulhava no meio do mar mediterrâneo em busca de satisfações. Mal sabe ela que estava prestes a encontrar muito mais que isso.
screen010_nm
Neste episódio nos vemos em meio ao mundo da mitologia Nórdica, em busca dos artefatos do poderoso Thor. Tomb Raider Underworld consegue relacionar os eventos acontecidos em Atlantis e o mito Arturiano com os nove reinos nórdicos. É simplesmente e intrigantemente fantástico.mjolnir

Durante o jogo encontraremos personagens dos jogos anteriores, assim como referências a eventos passados. Com certeza é um jogo que não deve ser aproveitado sem antes desbravar os mistérios de seus antecessores.

O aspecto gráfico está maravilhoso. Basta dizer que para a produção desse episódio a Square Enix entrou na parada. Além disso, esse é o primeiro jogo da série em alta definição. Nossa musa mergulha próximo ao Kraken, chuta objetos pelo chão e manda um navio enorme por água abaixo. A ambientação nos proporciona mais uma vez puzzles interessantes e a ideia de realmente estar perdido. Não há tanto combate quanto em Legend, talvez pelo fato de não ser isso que os fãs do jogo querem.

Por falar em exploração, a quantidade de tesouros presente no jogo é imensa. Vários deles estão em locais pouco acessíveis, mas com certeza, bem mais previsíveis e bem menos recompensadores do que as relíquias de ouro de seu antecessor. Apesar de ser algo que aumenta o tempo de jogo, alguns jogadores podem não se sentir instigados a procurar cada cantinho do jogo, assim como ocorre no caso dos filmes espalhados por L.A. Noire.
lara_croft_evolution

Revivendo a experiência em HD


20110307gallery_trtrilogy3Como se não bastasse a beleza dos jogos,que foram muito bem adaptados para o padrão de alta definição, os jogadores de PlayStation 3 contam com uma lista de troféus que incluem platina para cada um dos três jogos. Agora, além das recompensas como cheat codes, novas roupas e comentários, também podemos ganhar troféus para provar aos nossos amigos que conseguimos passar daquela maldita fase no time trial.
De todas as maneiras, Tomb Raider Trilogy superou minhas expectativas. Eu havia jogado o Tomb Raider original para PSOne, Legend e Anniversary para PS2 e Underworld para Nintendo Wii (terrível, por sinal). Ou seja, eu estava querendo reviver a experiência em HD e descobrir se Underworld no PS3 valeria a pena. Foi um maravilhoso trabalho e uma ideia brilhante juntar os três jogos conectados pela história numa só mídia e com direito a tudo aquilo que um bom Tomb Raider tem que ter: qualidade gráfica, exploração, aventura e muitos troféus!
Revisão: Samuel Coelho

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook