Blast from the Past

Blast from the Past: Metal Gear Solid (PS)

Se hoje as grandes produtoras focam seus recursos e milhões de dólares na produção de jogos, boa parte da culpa é desse jogo aqui. A tão acl... (por Unknown em 26/05/2012, via PlayStation Blast)

Se hoje as grandes produtoras focam seus recursos e milhões de dólares na produção de jogos, boa parte da culpa é desse jogo aqui. A tão aclamada “experiência cinematográfica” começou com esse título de Hideo Kojima, que além de catapultar as vendas do PS à estratosfera, já apontava o cara como um dos grandes produtores da indústria. Apresentando uma abordagem completamente nova sobre os títulos de ação, com o stealth como principal elemento, o título mostra que, às vezes, é melhor se esconder do que se meter a Rambo.

Primórdios

Ao contrário do que muitos pensam, esse não foi o primeiro capítulo da série, mas marca apenas os novos rumos do jogo que mudaria para sempre a indústria dos games. O primeiro título aportou no esquecido MSX, sendo portado para o NES (imagem ao lado) em 1988, e desde já, trazia elementos hoje cruciais para a série, como o rádio Codec e o disfarce na forma de caixa.A primeira incursão de Kojima no PS foi o título, porém com a alcunha de Metal Gear Solid. O jogo vendeu cerca de 6 milhões de unidades no mundo inteiro, tornando-se um dos maiores blockbusters do PS e  um dos carros-chefe da Konami. Com o lançamento de outros jogos para dar mais detalhes sobre a complexa história da saga e com o apoio de seus fanáticos fãs, Kojima está atualmente na posição de vice-presidente operacional da divisão de games da empresa, junto com Shinji Enomoto, o cara por trás de Pro Evolution Soccer. Inicialmente, a ideia da Konami era lançá-lo para o extinto 3DO, mas o rápido declínio da plataforma e o então surgimento do console da Sony fizeram-na mudar de ideia.

Desde seu início, a franquia é cercada de cuidados, por exemplo, pouca gente sabe, mas agentes da própria SWAT demonstraram para os desenvolvedores o uso das armas, veículos e explosivos que a equipe usava, e que consequentemente foram aproveitados no jogo (alguém aí se lembra do C4?).

O começo de uma era

Cronologicamente, a história se passa no ano de 2005, contando como principal personagem da franquia um ex-soldado de apelido Solid Snake, cuja missão é invadir um estabelecimento de uma organização terrorista conhecida apenas como FOXHOUND, que se supõe ter uma arma nuclear que colocaria toda a humanidade em risco.
A narrativa sempre foi o ponto forte da série, desenvolvendo-se de uma maneira extremamente empolgante e que prende totalmente a atenção do gamer.Um ponto interessante do jogo era sua jogabilidade inovadora, apresentando um modo “2 em 1”, por assim dizer. Explicando melhor, quando você está disfarçado e sem fazer nenhum alarde, os guardas ficam apenas se movimentando em rotas pré-determinadas. Mas, se você entra em contato com a área de visão de algum deles ou das câmeras, entra em ação o modo alerta, no qual aparecem reforços e eles começam perseguí-lo. Aí lhe restam poucas alternativa; correr, se esconder ou matar. Grande parte do apelo do jogo era fazer o jogador pensar em quais situações valia mais a pena esperar um pouco para matar um inimigo pelas costas ou se arriscar menos e passar furtivo por uma sala.
Se a premissa era focar no furtivo e no estilo “espião de ser”, as cenas de ação contra os chefes não deixavam nada a desejar, como a histórica batalha contra Psycho Mantis, que tem desdobramentos muito importantes em MGS4:

Não há como negar que os vilões da saga tem carisma

O legado

É indiscutível a importância que esse jogo teve para a indústria dos videogames, pois além de ser um dos jogos mais completos em termos de jogabilidade e história, mudou para sempre os rumos dos jogos de ação, por mostrar que nem sempre adianta encarar todos os inimigos como se você fosse o Chuck Norris. Seu lançamento foi um dos grandes motivos responsáveis pelo sucesso do PS, alavancou a carreira de Hideo Kojima, gerou grande quantidade de “clones”, sendo Syphon Filter o de maior sucesso.

Suas continuações também obtiveram enorme sucesso, como: MGS 2: Sons of Liberty, MGS 3: Snake Eater, MGS 4: Guns of the Patriots.

A franquia também se estendeu para além da Sony, com o remake de MGS saindo em 2004 para o GameCube da Nintendo. MGS: The Twin Snakes também foi muito bem recebido pelos nintendistas, pois além de gráficos melhorados, o título recebeu adições na jogabilidade e nas cenas dubladas. Confira a capa do game abaixo:

O título original também ajudou a redefinir paradigmas nos jogos de ação, trazendo um segundo disco bônus contendo diversas “VR missions” e vídeos, algo muito comum hoje com os achievements. Outra medida utilizada para prolongar o gameplay foram alguns easter eggs, como o fato de se você zerar o jogo novamente acabará liberando roupas extras para Snake (God of War?).

No geral, esse foi um jogo que marcou época, sendo presença constante em listas de melhores jogos de todos os tempos, e que com certeza fará você passar boas 15 horas da sua vida.

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook