Os melhores momentos da Sony na história da E3

Ah, a glória… a Sony já provou que sabe ter seus bons dias em anúncios chocantes, incríveis e emocionantes durante a E3 . Muitos desses mome... (por Unknown em 22/05/2012, via PlayStation Blast)

E3-logo[1]Ah, a glória… a Sony já provou que sabe ter seus bons dias em anúncios chocantes, incríveis e emocionantes durante a E3. Muitos desses momentos estão marcados para sempre em nossas memórias, e não custa nada relembrar agora que estamos tão próximos de uma nova edição. Entre anúncios de jogos incríveis, demonstrações de respeito e, é claro, de humilhação, a mãe do PlayStation já nos deixou bastante orgulhosos. Confira quais foram os melhores dos melhores!

Remake de Final Fantasy VII… ou quase (2005)

É uma daquelas velhas discussões: qual é o melhor Final Fantasy? Muitos e muitos fãs dizem que é o VII, que quebrou diversas barreiras e mostrou que a narrativa de RPGs japoneses podia dar-se ao luxo de chocar seus jogadores e envolvê-los emocionalmente.

Era 2005, o PlayStation 3 acabara de ser anunciado, ainda naquela forma bizarra com o controle bumerangue e Sixaxis. Toda a ideia do console talvez não agradasse muita gente, mas então foi exibido um vídeo. O objetivo: mostrar o que o PS3 era capaz de fazer graficamente. A Square fez o que ninguém esperava: uma versão HD, completamente refeita para ajustar-se aos padrões de uma nova geração de consoles, da abertura de Final Fantasy VII. Até mesmo os personagens foram refeitos, abandonando o estilo super deformed e adotando o ar mais realista dos jogos seguintes da Square Enix. Logo esse vídeo completará uma década, mas fãs continuam esperando que essa tech demo torne-se de fato um jogo. Resultado? Epic win.

psx[1]O anúncio do PlayStation (1995)

Voltando mais ainda no tempo, até os longínquos e esquecidos anos 90, a primeira E3 ocorria em 1995. Como um bom número de abertura, a companhia precisava caprichar. Era seu primeiro console, envolto num clima de desconfiança, encaixado entre o até então chamado de Ultra 64 da Nintendo e o SEGA Saturn, além do Neo Geo CD.

O que a Sony escolheu foi o seguinte: anunciar o PlayStation como uma central multimídia. Essa tática ainda é utilizada hoje em dia, mas para a época era algo completamente novo. O PlayStation era o chute inicial de uma nova tecnologia e teve uma ajudinha extra: o preço.

O pano de fundo é o seguinte: momentos antes, havia sido anunciado o SEGA Saturn, concorrente direto do PS e com o preço de US$399. O presidente da Sony Computer Entertainment America, Steve Race, subiu ao palco com toda a pompa, parou em frente ao microfone e disse simplesmente: U$299. O resultado, vocês devem saber, não foi muito positivo para a SEGA.

PlayStation 2 e o mais que épico Metal Gear Solid 2 (2000)

Sim, deixamos a linearidade de lado e estamos brincando de montanha russa temporal. Em 2000, a Sony anunciava um novo console, acompanhado da continuação de um dos maiores e mais influentes jogos da geração anterior: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Assim como seu antecessor (e seu sucessor), o PlayStation 2 era um marco tecnológico e foi apresentado como tal.

O trailer de Metal Gear Solid 2 foi absolutamente incrível. Ele fez exatamente o que se espera: mostrou trechos da história, exemplos notáveis de melhorias tecnológicas e gráficas, além das novidades nas mecânicas de jogo que eram inovações para a época. Para completar, o trailer era pontuado com a nostalgia necessária para deixar todos arrepiados. O sucesso foi tão grande quanto o do próprio console, que vende muito bem até hoje, obrigado.

A surpresinha de Sweet Tooth (2010)

Twisted Metal foi uma das franquias mais icônicas da história dos exclusivos da Sony. Ou não tão exclusivos, já que o primeiro foi lançado também para PC. De qualquer maneira, no ano de 2010 já estávamos há dois anos lendo rumores diversos a respeito do lançamento de um novo jogo da série. Esses rumores eram ignorados pela Sony e negados pelo criador da série, David Jaffe.

Qual não foi a surpresa de todos ao ver, no final da apresentação da Sony na E3 daquele ano, um vídeo apresentando o novo Twisted Metal, seguido de uma réplica do carro do protagonista, Sweet Tooth e o anúncio oficial de Jaffe, que estava guardando a surpresa para a E3. A apresentação teve direito até a uma demontração de gameplay!

PSN_logo_color_trans[1]O pedido de desculpas (2011)

Talvez um dos momentos mais peculiares e importantes foi justamente no ano passado. Após o longo período em que a PlayStation Network ficou fora do ar, devido ao ataque dos hackers, a empresa tomou um bom tempo de sua apresentação para agradecer a dedicação dos fãs e desculpar-se pelo transtorno.

É tão raro uma companhia simplesmente dizer: “sim, erramos”, e ainda oferecer um pedido de desculpas. Esse hábito de desculpar-se vem da cultura japonesa. Lá, até mesmo grandes companhias como a Toyota colocam seus presidentes para desculpar-se com o público. Parece que o hábito chegou ao ocidente, e a Sony fez exatamente isso, além de disponibilizar 5 jogos de PS3 e 4 de PSP para download gratuito, numa forma de compensação. Minha cópia digital de inFamous veio dessa iniciativa da Sony, diga-se de passagem.

Será que este ano teremos um novo grande momento da Sony na E3? Nós certamente esperamos que sim e traremos as novidades do maior evento de games do ocidente! Enquanto isso, aproveite para comentar qual foi seu momento preferido.

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook