Jogamos

Análise: Castle Crashers (PSN)

Castle Crashers traz as aventuras de pequenos cavaleiros medievais, tentando resgatar princesas e derrotar inimigos. Parece pouco criativo, ... (por Bruna Gil em 06/09/2012, via PlayStation Blast)

Castle Crashers traz as aventuras de pequenos cavaleiros medievais, tentando resgatar princesas e derrotar inimigos. Parece pouco criativo, mas trata-se de um jogo cheio de surpresas, com uma overdose de conteúdo e um modo online impecável. Para salvar as princesas do reinado, o jogador é confrontado com uma combinação de elementos de RPG e dos clássicos do arcade. O resultado é um jogo extremamente viciante, com um alto fator de replay e muita diversão. Disponível para download na PSN, Castle Crashers é um ótimo investimento.

Princesas em apuros

O jogo, que se passa na época medieval, começa durante uma festa no castelo do rei. A diversão dos convidados é interrompida por um mago, que sequestra as quatro princesas do reinado e um grande cristal. Para resgatar suas filhas, o rei envia quatro cavaleiros da sua corte. O objetivo é simples: salvar as princesas e resgatar a joia.

O mago não está sozinho, e será preciso passar por diversos ambientes, chefões e níveis para conseguir devolver as donzelas de volta para o castelo. Com uma jogabilidade muito parecida com jogos tipo Golden Axe e Streets of Rage, em Castle Crashers é preciso andar para direita e ir matando todos os inimigos que forem aparecendo no caminho, até chegar ao final de cada nível. Apesar de ser uma mecânica antiga e saturada, o jogo oferece cenários constantemente em mudança, possibilidades de aumento de nível, conteúdos desbloqueáveis e surpresas que, por fim, disfarçam a repetitividade de um jogo estilo side-scroller.

 

Grandes possibilidades

A cada fase ultrapassada, é desbloqueado um pedaço do caminho no mapa do jogo. Apesar de ser um jogo simples, onde se precisa apenas matar os inimigos que vão aparecendo, Castle Crashes possui uma componente de RPG bastante interessante. A cada inimigo derrotado, você ganhará pontos de experiência. Ao subir de nível, é possível gastar pontos para melhorar as características do seu cavaleiro - seja torná-lo mais forte, melhorar a sua rapidez, a sua capacidade de se defender ou até mesmo aprender magias.

O sistema de combate do jogo é extremamente fácil, permitindo que qualquer pessoa se divirta, proporcionando uma experiência de jogo bastante leve. Mas, apesar da simplicidade, Castle Crashers é extremamente viciante. Com os pontos de experiência e os níveis diferentes, é possível desbloquear um arsenal imenso de novas armas - cada uma delas com prós e contras, benefícios e desvantagens.

Novos personagens também podem ser descobertos no decorrer da história. As habilidades de cada um deles também diferem, e apresentam um replay extra: cada vez que você termina o jogo com um personagem diferente, mais conteúdo fica disponível, sejam personagens ou armas. É um ciclo viciante que certamente vai conseguir prendê-lo no jogo por muito mais tempo do que você imaginava.

Os gráficos também chamam atenção, possuindo um estilo visual bastante apelativo. As fases são curtas e completamente diferentes, tornando muito plausível a ideia de jogar novamente mesmo depois de já ter fechado o jogo.

Jogando em conjunto

O maior ponto positivo de Castle Crashers é, definitivamente, o modo multiplayer. Disponível tanto online quanto localmente, no multiplayer é possível terminar as fases com a ajuda de mais cavaleiros.

A definição das fases que serão jogadas durante uma sessão multiplayer é determinada pelo jogador que está hospedando a partida. Se você ainda não completou a campanha single player e resolveu passar diretamente para a jogatina online, é possível que você vá parar diretamente numa fase muito avançada ou que ainda não tenha ultrapassado. Mas, mesmo que você jogue um nível que não tinha desbloqueado sozinho, isto não terá impacto na sua campanha single player. Todos os participantes do jogo online recebem pontos de experiência, armas e personagens, sendo uma boa alternativa para desenvolver seus cavaleiros rapidamente.

No modo multiplayer, derrubar monstros e aniquilar inimigos torna-se muito mais fácil. A cooperação entre cavaleiros permite que seja possível fechar o jogo com rapidez, uma vez que não é preciso desenvolver tanto os personagens. Talvez a principal dificuldade resida no fato de que, quando quatro pessoas estão a jogar ao mesmo tempo, a tela fique bastante confusa. Com inimigos por todos os lados e cavaleiros de múltiplas cores, é fácil perder-se por alguns instantes.

 

Para jogar bastante

Os jogos da PSN, em geral, não costumam proporcionar mais horas de entretenimento do que um jogo tradicional. Exemplos como Limbo e Journey, que são ambos magníficos em seus próprios méritos, costumam manter um jogador ocupado por apenas alguns dias.

O caso de Castle Crashers é diferente. Com tantas armas e personagens para desbloquear, aliado ao sistema de jogo multiplayer, é possível se divertir com este jogo por muito tempo. O preço torna-se relativamente baixo quando ponderada toda a diversão e conteúdo proporcionados.

Prós

  • Jogabilidade simples e descomplicada;
  • Excelente valor de jogo, com mais de 20 personagens e 40 armas desbloqueáveis;
  • Modo multiplayer online e local, ambos igualmente divertidos;
  • Múltiplas fases, com designs diferentes e mecânicas sempre variadas;
  • Ótima trilha sonora;
  • Alto valor de replay.

Contras

  • Tornar-se repetitivo no modo individual;
  • Multiplayer um pouco confuso quando jogam o máximo de pessoas ao mesmo tempo;
  • As batalhas com os chefões podem ser um pouco desgastantes.

Castle Crashers - PSN – Nota Final: 9.0
Gráficos: 9.0 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.5

Revisão: Leandro Freire


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook