Dicas e Truques

Shadow of the Colossus (PS4) — Guia de Troféus

O caminho para a platina terá muitos colossi pelo caminho!

Quinze anos após o lançamento original no PlayStation 2, Shadow of the Colossus ganhou um remake completo para o atual console da Sony que é de encher os olhos. E claro que essa nova edição traz um novo pacote de troféus para serem obtidos para aqueles que gostam desse tipo de desafio.


Vale dizer que a lista de conquistas apesar de bem parecida com a do remaster lançado no PS3, possui alguns troféus novos. A quantidade também é diferente: 38 agora contra 31 da versão anterior. Nessa nova edição alguns desafios extras foram adicionados mas no geral, se você platinou no PS3 já tem uma boa ideia do que vai encarar por aqui.

Informações Gerais

Dificuldade: 6/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: de 20 a 30 horas.
Total de Troféus: 38
Número de Troféus/Conquistas perdíveis: 03
Troféus com bug/glitch? Não
A dificuldade afeta os Troféus? Sim
Mínimo de jogadas: 04 a 06 mais Time Attack (2x)

Esse remake traz alguns recursos novos que facilitam a busca pelos troféus. Já é possível iniciar um jogo no modo difícil logo de cara e os itens ganhos no modo Time Attack são carregados em novos “New Game +”, independente da dificuldade escolhida no novo playthrough.

Vale também um aviso sobre os troféus que podem ser perdidos ao longo de uma campanha. Como você vai ter que terminar o jogo mais de uma vez, mesmo que perca uma oportunidade, terá outras para obtê-los. Passada a primeira experiência, as jogatinas seguintes vão servir basicamente para você acumular HP e Stamina até o máximo possível. O número de jogadas varia pois vai depender da quantidade de frutas e lagartos que você coleta durante o jogo.


Dado os avisos vamos começar o guia, primeiro listando os troféus obrigatórios que são 17 ao todo. Um por matar cada colossus e um decimo setimo por terminar o game em qualquer dificuldade. Tomei a liberdade de incluir nas descrições os nomes de cada colosso.
Vale do Andarilho
Derrote Valus, o primeiro colosso.
O Mamute
Derrote Quadratus, o segundo colosso.
Acorde o Cavaleiro
Derrote Gaius, o terceiro colosso.
Terra dos Lápides
Derrote Phaedra, o quarto colosso.
Montado no Vento
Derrote Avion, o quinto colosso.
Túmulo do Gigante
Derrote Barba, o sexto colosso.
Ondas de Relâmpagos
Derrote Hydrus, o sétimo colosso.
Escama do Coliseu
Derrote Kuromori, o oitavo colosso.
Habitante da Caverna
Derrote Basaran, o nono colosso.
Mistério na Areia
Derrote Dirge, o décimo colosso.
O Guardião e o Poço
Derrote Celosia, o décimo primeiro colosso.
Trovão do Lago
Derrote Pelagia, o décimo segundo colosso.
Sinais em Meio à Tempestade
Derrote Phalanx, o décimo terceiro colosso.
Escudo do Colosso
Derrote Cenobia, o décimo quarto colosso.
Vale dos Caídos
Derrote Argus, o décimo quinto colosso.
O Último dos Colossos
Derrote Malus, o décimo sexto colosso.
Portador da Maldição
Conclua o jogo em qualquer dificuldade.


Eu recomendo que na sua primeira vez jogando você aproveite bastante o jogo e não tenha pressa com os troféus. Shadow of the Colossus é um game belíssimo e deve ser aproveitado em sua plenitude. Ainda assim, alguns troféus podem ser pegos durante sua jornada sem grandes complicações. Cabe a você decidir se corre atrás deles todos de uma vez ou vai ao poucos. São eles:

Último Homem de Pé (Secreto)
Conclua um jogo do início ao fim sem morrer.

Primeiro troféu que pode ser perdido, visto que qualquer morte já anula o ganho dessa conquista na respectiva jogada. No entanto o objetivo pode até parecer assustador mas é mais fácil do que parece, especialmente jogando no Normal. Dificilmente você irá morrer de primeira e sempre dá pra encontrar alguma janela de tempo para recuperar vida. Mas não abuse da sorte, só não peguei esse troféu de primeira porque marquei bobeira no décimo colosso.

Fúria de Dormin
Use o ataque de sopro de Dormin

Segundo troféu que pode ser perdido. Na cena final de jogo, após Dormin ter possuído o corpo de Wander e virado aquele bichão gigante, podemos controlá-lo por algum tempo até a próxima cutscene começar. Neste intervalo podemos executar alguns ataques, incluindo uma rajada de fogo (botão Triângulo no esquema padrão de controle). Basta usar uma vez a técnica e pronto. Se perder, só terminando o jogo de novo.

Em Busca da Salvação
Ore em todos os santuários.

Terceiro troféu que pode ser perdido, mas que é bem tranquilo de ser pego. Existem ao todo 25 santuários, sendo que o último está atrás da porta que leva ao último colosso, sendo liberado somente após derrotar o décimo quinto chefe. Assim, se o troféu não pipocar quando interagir com esse último altar, volte, procure os que você deixou  passar e NÃO AVANCE para a luta contra o boss. No menu de estatísticas é possível ver o número de altares localizados (desde que você tenha rezado para eles). Abaixo o mapa com a posição de cada um.


Cavaleiro Sagaz
Realize todas as manobras com Agro.

Quem já jogou Shadow of the Colossus deve se lembrar que era possível fazer algumas acrobacias com Agro. Ao todo são oito movimentos e os controles consideram o esquema padrão do jogo. Se você trocou os botões, pressione os botões equivalentes.
  • Aperte X para pular em Agro;
  • Direcional Esquerdo para baixo + Triângulo enquanto parado: galopar;
  • Direcional Esquerdo para baixo + Triângulo enquanto galopa: parada rápida;
  • Direcional Esquerdo para baixo + Triângulo duas vezes: virada rápida;
  • R2 +  Direcional Esquerdo para cima enquanto galopa: ficar de pé;
  • Segurar R2 +  X e então pressionar Direcional Esquerdo para esquerda: se pendurar a esquerda de Agro;
  • Segurar R2 +  X e então pressionar Direcional Esquerdo para direita: se pendurar a direita de Agro;
  • Pular de um pequeno penhasco.


Pinte o Alvo
Use a espada para focar em um ponto vital

Tão simples quanto parece, apenas use sua espada para sinalizar um ponto vital dos colossos, da mesma forma que faz para sinalizar a direção na qual se encontram. Não importa se você está longe ou do lado do sinal, só fazer o comando e troféu pra conta.

Fruto da Terra
Coma uma Fruta

Ao longo do mapa existem várias árvores frutíferas, geralmente elas são bem grandes e em pontos de destaque. Acerte a flecha em uma fruta, coma e pronto. Vale notar que cada fruta comida aumenta um pouco seu HP máximo, então pegue todas que achar pelo mapa.

Guerreiro Hábil
Derrote qualquer Colosso com uma espetada de salto em queda.

Simplesmente finalize um Colosso usando R2+Quadrado para dar um ataque de pulo. Não precisa cair de uma altura elevada, você pode simplesmente fazer o comando do lado da marca que já garante o troféu.



O Passado Que Te Define
Derrote qualquer Colosso no Modo Recordação.

Após derrotar qualquer Colosso, o cadáver do inimigo se torna uma pilha de terra e mato no exato lugar onde caiu. Voltando nesses lugares e orando perto dos restos do gigante permitirá enfrentar o chefe novamente no modo Recordação. A única mudança é um filtro de filme envelhecido que é aplicado na imagem, de resto é a mesma batalha já travada.
Lagarto das Cinco Listras
Colete uma cauda de lagarto prateado

Viajando pelas Terras Proibidas é bem provável que você encontre diversos lagartos. Os normais, totalmente pretos não tem nada de especial, mas existe um tipo com a cauda prateada que, quando pego, aumenta a Stamina máxima de Wander. Embora possam ser encontrados em vários pontos, o lugar mais fácil de achar essa criaturas são nos altares, sempre tem pelo menos um em cada.

Curiosidade: se você ficar com dó de matar os bichinhos e for bom com arco e flecha, pode tentar acertar precisamente o rabo do lagarto. Ele vai se debater um pouco e abandonar a cauda, assim como faz uma lagartixa. Você ganha o item, ele continua vivo e todos ficam felizes.
Fauna da Terra (secreto)
Interaja com um pombo, um falcão, um peixe e uma tartaruga.

Outros tipos de animais também habitam as Terras Proibidas e você terá que interagir com alguns deles. Você terá que usar o botão de agarrar para dar uma volta com eles, exceto na tartaruga (que na verdade é um jabuti). Para esse último, basta fingir pegar ela.

  • Pombas são encontradas no próprio santuário ao redor de Mono.
  • Águias aparecem no mapa como um todo, mas um bom lugar para encontrá-las é ao redor do Santuário, especialmente ao Sul. Você terá que ficar de pé em Agro, pular e agarrar um pássaro quando ela passar próximo o suficiente.
  • Peixes podem ser encontrados em diversas partes do jogo com água. Uma dica é no lago antes da entrada da arena do Kuromori.
  • A pobre tartaruga pode ser encontrada ao Norte do Santuário, próximo a um altar que fica quase embaixo da grande ponte. Ela fica perto de uma pedra com uns matos em volta.


Por fim, vale lembrar que você deve pegar todos eles em uma mesma campanha.
Benção do Nômade (secreto)
Ache o barril na caverna secreta

Um dos troféus novos dessa versão, temos aqui um pequeno easter egg que referencia The Last Guardian, jogo seguinte desenvolvido por Fumito Ueda. O que temos aqui é um dos barris que servem de petisco para Trico. Ele está em uma caverna dentro de uma floresta a sudoeste do Santuário. Seguindo a história do jogo, passamos por essa região no caminho para o sexto colosso — embora o local possa ser acessado a qualquer momento da campanha.



Terminado esse bloco, temos os troféus que nos obrigam a terminar o jogo outras vezes. Nenhum deles tem dificuldade muito elevada, mas demandam tempo e vão exigir um pouco da sua paciência. O que eu recomendo é após terminar o jogo uma vez, dedique-se ao Time Attack para obter os itens especiais que ajudam a derrotar os colossos mais rapidamente — e também porque você vai precisar fazer isso para pegar alguns dos troféus a seguir.

Rei da Velocidade
Obtenha todos os itens de ataque cronometrado em conjunto.

Após terminar o jogo pela primeira vez, será possível iniciar um New Game+. Começando a nova campanha, dentro do santuário, ore na frente da estátua do respectivo colosso para enfrentá-lo no modo Contra o Tempo.

Para obter o troféu você precisa dos itens tanto do nível Normal como do Difícil (16 artefatos ao todo), mas não é necessário terminar o jogo duas vezes. Faça o seguinte: após começar a segunda campanha em uma dificuldade (Normal ou Difícil), faça um save manual separado. Volte para o menu principal e comece um novo New Game+ usando esse mesmo arquivo, mas na outra dificuldade e derrote todos os chefes novamente.

Vale lembrar que independente de você ter terminado a primeira vez no Normal ou no Difícil, pode começar um New Game+ em qualquer dificuldade.

O amigo aqui ainda está atrás dessa conquista

Mortal Destemido
Deixe as barras de vida e energia do Wander no máximo

Esse aqui é o responsável por ser necessário terminar o jogo tantas vezes. Existem duas formas para aumentar seus atributos: derrotar colossus aumenta HP e Stamina ao mesmo tempo (vitórias no Time Attack não contam). Além disso as frutas espalhadas pelo mapa aumentam seu HP e as caudas de lagartos prateados aumentam sua Stamina. Enquanto pegar as frutas é tranquilo, caçar os animaizinhos pode dar um trabalho, já que eles são bem ágeis.

A quantidade de vezes que você vai precisar acabar depende da quantidade de recursos que você pegar por jogada. Para servir de referência, coletando todas as frutas uma vez e terminando cinco vezes a campanha você deve atingir esse objetivo.

Demônio da Velocidade
Conclua o modo difícil em menos de 5h41m28s

A descrição é auto explicativa e o desafio é mais fácil do que parece. Você pode usar todos os itens ganhos no modo Time Attack, incluindo a Espada da Rainha, que destrói os pontos vitais com um golpe. Sabendo a localização dos colossos e como derrotá-los, fazer um tempo melhor do que esse é bem tranquilo. Se quiser ver como anda seu progresso, no menu de opções é possível ver quantas horas de jogo você tem.

Escamas Aterradas (Secreto)
Derrote o Colosso 8 antes que ele se desvire

O oitavo colosso é Kuromori, que é enfrentado no coliseu. Para derrotá-lo é necessário acertar suas patas enquanto a criatura estiver pendurada na parede. Isso fará ela cair de costas no chão, expondo seu ponto vital. O troféu é obtido matando ele antes que ele se desvire.

Em condições normais é bem difícil conseguir isso, por isso recomendo usar os itens do Time Attack que aumentam o dano de Wander. Devido as várias vezes que você terá que terminar o jogo, oportunidades não faltarão.


Pulso Firme (Secreto)
Derrote o Colosso 3 sem quebrar o protetor de pulso dele

O método padrão para derrotar esse chefe é fazê-lo golpear uma parte do chão feita de metal, e assim quebrar parte da estrutura do braço dele. Para conseguir esse troféu, devemos derrotar Gaius sem usar esse artifício, ou seja, temos que dar um jeito de subir nele sem que ele acerte a parte de metal, que fica no centro da arena.

O método mais fácil para isso é se aproveitar de quanto ele usa o golpe a distância e se pendurar na espada. Uma vez nela, espere até ficar próximo da perda do chefe e faça o pulo para a perna do colosso. Feito isso, suba um pouco e espere o momento certo para pular de volta ao braço, mas dessa vez acima do anel. Passado esse ponto, é só seguir com a luta normalmente.



Chegue ao Portão (Secreto)
Cruze a ponte para a Entrada das Terras Proibidas

Para esse troféu você vai precisar ter sua Stamina no máximo ou perto disso, para poder escalar a parede do Santuário e chegar até o famoso jardim secreto. Fazendo isso, de a volta até a parte norte e você irá chegar à ponte de entrada das Terras Proibidas. Vá correndo até a outro ponta, que leva ao portão que é mostrado no começo do jogo. Sem segredo.

Fruto do Jardim (secreto)
Prove o fruto envenenado

Assim como a conquista anterior, esse troféu só é obtido uma vez que você alcance o jardim secreto. Estando lá, coma qualquer fruta que esteja lá e troféu no bolso. Só tome cuidado que as frutas do jardim, ao contrário das que estão espalhadas no mapa, diminui sua vida máxima e stamina. É melhor deixar para fazer isso após conquistar o troféu “Mortal Destemido”.



Espada da Sua Majestade (secreto)
Derrote qualquer Colosso com a Espada da Rainha

O item Espada da Rainha é obtido ao se vencer os 16 Colossos no nível Difícil, ou seja, você pega esse troféu com o mesmo procedimento na busca pelo “Rei da Velocidade”. Como já mencionado, essa espada destrói os pontos vitais dos colossos com um único golpe, o que pode ser de grande ajuda para obtenção de outros troféus dessa lista.

Destreza com Arco e Flecha
Acerte um lagarto com uma Flecha Especial

Troféu simples, basta matar qualquer lagarto com um dos arcos especiais ganhos no modo Time Attack. O primeiro arco é ganho derrotando dois chefes no nível normal.

O Garoto de Chifres
Adquiriu todos os troféus

A platina de Shadow of the Colossus, ganho ao se obter todos os outros troféus. Se chegou até aqui, parabéns!

Extra: A Espada de Dormin

Achou que o jogo não tinha mais nenhum segredo? Então achou errado. Um novo item foi adicionado a esse remake que é a Espada de Dormin, que fica em um sala secreta no subsolo do Templo da Adoração. Mas como pegá-la? Para isso é necessário pegar 79 medalhas douradas que estão espalhadas pelas Terras Proibidas.

Não há nenhum troféu atrelado as medalhas ou a espada, mas é um desafio que pode ser tentador para quem gosta de completar tudo que o game tem a oferecer. O vídeo abaixo mostra a localização de todas as 79, várias delas estão bem escondidas.



Para saber quantas você coletou, a quantidade aparece no canto inferior esquerdo do mapa, entre duas nuvens. Mas o contador só aparece após você pegar a primeira moeda, antes disso uma terceira nuvem cobre o espaço.

Fonte: Powerpix


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook