Dicas e Truques

God of War (PS4) - Guia de Troféus

Depois de se impressionar com a nova jornada de Kratos e Atreus, que tal dar uma conferida em como platinar o game?

Um dos games mais esperados do ano finalmente foi lançado e, com ele, muitas novidades para a franquia. God of War (PS4) chamou muita atenção, principalmente pelo seu enredo e ambientação totalmente inéditos. Mas entre suas inovações está seu mapa semi-aberto. Com ele, temos várias missões secundárias e colecionáveis para pegar, mesmo após o término da história do game. Isso quer dizer, é claro, mais troféus para conquistar! Então se liga aí no nosso guia completo de como platinar o novo God of War!


IMPORTANTE: Vale lembrar que esse texto contém Spoilers de todo o jogo! Leia por sua conta em risco!

Dados Gerais

Dificuldade: 55/100 *
Tempo estimado para obter todas as conquistas: entre 40 e 50 horas.
Total de Troféus: 37 (22 de bronze, 9 de prata, 5 de ouro, 1 de platina; todos offline)

Além disso, é bom lembrar também que nenhum troféu do jogo é passível de ser perdido. Assim como também você pode pegar todos os troféus com um único save e o nível de dificuldade não afeta a obtenção de nenhum deles. Dito isso, vamos à lista!


Lista de Troféus

A Jornada Começa (Bronze)
Os primeiros troféus de bronze são bem simples de pegar, basta completar a história do jogo que você irá conquistá-los automaticamente. Este primeiro é conquistado quando você pegar Atreus em casa após ter vencido Baldur em seu primeiro encontro com ele.

Nova Amizade (Bronze)
Tal como o anterior, este troféu está relacionado à história. Conquiste-o na primeira vez que você encontrar a “Bruxa do Bosque”.

Lar Doce Lar (Bronze)
Após sua rápida jornada à Alfheim, você conquista esse troféu após vencer o líder dos elfos negros. Desse modo, ele também está ligado à história do jogo.

Matador de Dragões (Bronze)
Durante a subida da montanha, Kratos e Atreus encontram nada menos que um dragão! Para conquistar esse troféu relacionado à história, vença o dragão. Simples, não é mesmo?

Consequências Preocupantes (Bronze)
Continuando a história, esta conquista é liberada após Kratos e Atreus vencerem Magni e Modi, os filhos de Thor e comparsas de Baldur na história. A dica aqui é sempre deixar um “tonto” para só depois bater no outro. Isso possibilita maior liberdade de movimentação diminuindo o número de inimigos simultâneos. Abuse das defesas também.

Olá, Velhas Amigas (Bronze)
Um dos momentos mais aguardados por alguns fãs da franquia. Prossiga com a história até o momento em que Atreus passa mal e você precisa retornar à sua casa para pegar suas antigas armas, as únicas capazes de te garantir segurança em Hellheim.

Promessa Cumprida (Bronze)
Também como parte da história, após a jornada por Hellheim, retorne à casa da bruxa e cure Atreus.

Segundo Round (Bronze)
Seguindo a narrativa, enfrente Baldur novamente para resgatar Atreus. Com isso você alcança essa conquista.

Fantasmas do Passado (Bronze)
Após o combate cinematográfico contra Baldur, fuja de Hellheim utilizando o barco voador e este troféu será seu.

Sinal do Crepúsculo (Bronze)
Chegou a hora! Derrote Baldur em seu combate final para liberar este troféu!

Último Desejo (Ouro)
Mesmo sendo um troféu de ouro, este daqui é muito fácil. Basta concluir a história do jogo, jogando as cinzas da mãe de Atreus do cume mais alto de Yotunheim.

Sob a Superfície (Bronze)
Para liberar esta conquista, você precisa remover toda a névoa que esconde o Lago do Nove. Para isso, viaje por todo o lago e vá consultando o mapa do game para ter certeza de ter removido toda a névoa. Depois de ter explorado tudo e o lago estiver totalmente visível no mapa, use o portal místico para viajar para qualquer lugar que forçará o troféu a aparecer.

Entretanto, entenda que este troféu não é rápido de ser obtido e não precisa ser focado diretamente. Isso porque com a conquista dos demais troféus, tanto da história como dos colecionáveis, seu lago será aberto paulatinamente, levando você a conquistar este troféu de uma maneira ou de outra.


Cheiro de Morte (Bronze)
Abra os portões dourados na área nordeste do Lago do Nove e explore Veithurgard completamente. Basta explorar as praias próximas do portão dourado para conferir as engrenagens que o fazem abrir. Após aberto, explore todo o local e aproveite para pegar todos os colecionáveis disponíveis nas redondezas: 6 artefatos, 1 portão místico, 1 favor, 1 loja, 6 marcadores, 1 baú lendário, 1 báu Nornir e 3 corvos de Odin.

Trilíngue (Bronze)
Para este troféu você precisa fazer Atreus aprender as línguas de Muspelheim e Niflheim. Para isso, encontre 8 baús roxos, sendo quatro de cada língua. Felizmente, existem bem mais de oito baús durante o game para cada língua. Desse modo, não precisa se preocupar em buscar todos os baús, mas não deixe nenhum que estiver a vista passar despercebido, para que você conquiste esse troféu naturalmente.

Engenhosidade Enânica (Bronze)
Essa daqui é bem fácil. Basta aprimorar uma peça de armadura na loja de Brok ou Sindri.

Bela Ginga (Bronze)
Durante o jogo, na própria história, você receberá jóias rúnicas que lhe concedem habilidades específicas para suas armas. Ao obter qualquer uma delas e utilizá-la em suas armas através das lojas de Brok ou Sindri você conquista esse troféu.

Pomar de Iðunn (Prata)
Para este troféu, você precisa aprimorar totalmente os pontos de Saúde de Kratos ao longo do jogo. Essa tarefa é um pouco mais complexa, pois precisa que você abra todos os baús rúnicos (aqueles que precisam de três runas serem quebradas para eles serem desbloqueados).

Para alcançar os pontos máximos de saúde você precisará de nove fragmentos de vida obtidos por esses baús. Existem ao todo 21 baús no jogo, entretanto, você precisará “apenas” de 18. Isso porque o troféu a seguir também precisa dos baús. Encontrar esses baús ao longo do jogo não é tarefa difícil, principalmente quando você começar a buscar todas as Valquírias. A dica fica para encontrar as runas: cada baú possui um puzzle diferente relacionado ao modo com o qual você quebrará as runas. O objetivo é quebrar todas as runas rapidamente, de modo que elas fiquem apagadas juntas no báu.

Caso não encontre as runas de primeira, observe ao redor, elas nunca estarão absurdamente longe do baú. Além disso, a grande maioria vai precisar das suas perícias com o arremesso de machado para conquistá-las. Seja rápido e preciso.

Pavio Curto (Prata)
Seguindo a lógica do troféu anterior, este daqui envolve os outros 9 baús que citei serem necessários do total de 21 que existem no jogo. Aqui você precisa aprimorar sua barra de fúria ao máximo. Siga as dicas do troféu anterior e você não terá muitos problemas com essa conquista.

Elegante (Bronze)
Essa conquista é bem simples: basta comprar uma armadura qualquer para Atreus na loja de Sindri ou Brok.

Encantado (Bronze)
Outra conquista que surge naturalmente ao longo do jogo. Para ela, basta colocar um encantamento em uma das armaduras de Kratos durante o game.

Morte a Todos (Prata)
Mesmo que pareça difícil, essa conquista é alcançada de modo natural ao longo da sua jornada tanto do modo história como do processo de conquistar os demais troféus do game. Para a “Morte a Todos” você precisa matar um total de mil inimigos.

Perigo nos Céus (Prata)
Este troféu é um pouco mais trabalhoso. Para conquistá-lo você precisa libertar todos os dragões. A parte boa é que são apenas três no total e estão em áreas paralelas a Midgard. É importante saber que essas missões secundárias dos dragões são identificadas no menu como “Favores”.

O primeiro dragão é Fafnir e  está em Council of Valkyries, ao norte. Já o segundo é chamado de Reginn e está em Konunsgard, território à oeste do lago. Por fim, temos Otr, que está em Veithurgard, o território à nordeste.

Como Água e Óleo (Ouro)
Para conquistar este troféu você precisa concluir todos os favores que lhe são pedidos ao longo do jogo por Brok e Sindri. Essa lista de missões secundárias são destravadas ao longo dos mercados espalhados pelo mundo.

Uma dica é finalizar essas missões antes de ir até as conquistas mais complexas como derrotar todas as Valquírias, por exemplo. Isso porque essas missões desbloqueiam as armaduras de nível 6, que são bem mais fortes que as anteriores e vão lhe garantir um pouquinho mais de segurança contra os maiores desafios do game.

Colecionador (Prata)
Este é um pouquinho complexo também. Você precisará coletar todos os artefatos ao longo do jogo. São 45 artefatos no total espalhados por todos os territórios tanto de Midgard como dos outros mundos acessíveis. Fique sempre de olho em passagens que não vão na direção de seus objetivos, bem como brilhos no chão e becos sem saída.

God of War possui um excelente level design e, por conta disso, não precisamos exatamente de dicas para encontrar todas os artefatos. A observação do mapa ao nosso redor é crucial para completar o desafio. A dica é prestar atenção aos sinais: locais para arremessar o machado, passagens iluminadas que não levam a lugar nenhum, corpos que podem ser revirados entre outros elementos.

Cegando o Pai de Todos (Prata)
De longe uma das conquistas mais complexas. Isso porque matar os 51 corvos de Odin não é tarefa fácil, pois muitas vezes eles passam despercebidos por nós no cenário, mesmo sendo brilhantes.

No total temos:

  • 1 corvo no Bosque Selvagem;
  • 6 na Passagem do Rio;
  • 2 nas Colinas;
  • 4 na Montanha;
  • 1 nas Minas Volunder;
  • 2 nas Minas Landsuther;
  • 1 na Torre de Vigia;
  • 1 na Torre de Nilfheim;
  • 1 na Cova de Ferro;
  • 1 na Ilha da Morte;
  • 5 no Cofre de Fafnir;
  • 2 nas Cavernas Esquecidas;
  • 5 em Konunsgard;
  • 2 em Northry Stronghold;
  • 1 no Conselho das Valquírias;
  • 2 no Corpo de Thamur;
  • 1 na Queda de Pedra;
  • 1 no Cofre de Buri;
  • 3 em Veithurgard;
  • 1 no Penhasco dos Corvos;
  • 2 em Alfheim;
  • 6 em Helheim. 

Ginga Mestre (Bronze)
Para essa conquista, você precisará aprimorar totalmente um Ataque Rúnico. Esse processo gasta seus pontos de experiência, mas melhorará bastante os atributos do ataque rúnico.

Digno (Bronze)
Para este troféu você precisa aprimorar totalmente o Machado Leviatã de Kratos. Para isso, é preciso entregar uma Chama Congelada para Cindry ou Brok. Este item é obtido ao matar chefes da história. O nível máximo do machado é 6 e, para alcançá-lo, basta abrir todos os baús da área central de Nilfheim. 

Não Resista (Bronze)
Na mesma lógica do troféu anterior, aqui você precisa aprimorar totalmente as Lâminas do Caos. Entretanto, no lugar da Chama Congelada do Machado Leviatã, aqui você precisa entregar para os anões a Chama do Caos, obtida também através dos chefes do jogo. Por fim, o nível máximo das Lâminas também é diferente: cinco. Para alcançá-lo, você precisa vencer a Valquíria de Muspelheim para que ela lhe dê um item que você troca na loja dos anões pela última Chama do Caos.

Caminho do Zelote (Bronze)
Aqui você precisará completar a armadura do Viajante. Para isso, você precisará juntar itens dos Viajantes, aqueles cavaleiros resistentes que você encontra ao longo do jogo. Juntando itens deles até o final da história, é possível que você já tenha material o suficiente para confeccionar as três peças da armadura com os anões.

Primordial (Bronze)
Na mesma lógica da conquista anterior, aqui você precisa completar a Armadura do Ancestral. Para isso, você precisa recolher os itens dos chamados Ancestrais, aqueles golens de pedra que só são destruídos quando acertamos o coração deles. Completando a história e os favores dos anões você terá material suficiente para confeccionar as três partes dessa armadura!

Questões Pendentes (Prata)
Para este troféu você precisará completar a missão de todos os Espíritos Erráticos. Basta completar os cinco favores dos espíritos em Midgard. Todos eles estão distribuídos ao redor do Lago dos Nove, o que facilita um pouco a busca.

Confira a localização de cada um:
  • Cavernas Esquecidas: na praia, o espírito pedirá para eliminar a sua tripulação. Basta seguir os marcadores no mapa e depois retornar a ele;
  • Quedas de Pedra: fale com o espírito no topo do lugar, próximo ao local onde você abre o portão para Veithurgard. Ele pedirá para você ir a Veithurgard e destruir a estátua de Thor;
  • O Canal do Pedreiro: ache o espírito na parte norte e ele pedirá que encontre três ossos, encontre-os e retorne ao espírito.
  • Escolha um dos quatro marcadores: eles estão localizados no Penhasco dos Corvos, Ilha da Morte, Cova de Ferro ou Cavernas Esquecidas. Assim que você escolher uma, as outras três localidades surgirão marcadas no mapa. Vá até cada uma delas  e derrote os inimigos para concluir a quarta missão;
  • Pegue o pergaminho no final de Northri Stronghold: esse é o local por onde você passa quando estiver fazendo o segundo favor de Sindri. Aqui, após iniciar a missão, você retorna ao Fafnir para conversar com o espírito.
Caça ao Tesouro (Prata)
Aqui você precisa encontrar os 12 mapas de tesouro espalhados pelo jogo e cumprir o objetivo de cada um deles. Como os mapas são facilmente encontrados ao longo das tarefas dos anões e da história do jogo, basta acompanhar o trajeto de cada um para conquistar o troféu.

A Verdade (Prata)
Outro dos troféus que você acaba conquistando ao buscar os demais. Aqui você precisa ler todos os 11 painéis dos santuários de Jötnar. Os painéis com desenhos que Atreus utiliza para suas pesquisas sobre a história nórdica. Muitos deles estão no trajeto que fazemos para completar a história do jogo. Para alcançar os demais, a jornada pelas Valquírias e os favores dos anões lhe colocarão frente a frente com eles.



Fogo e Enxofre (Ouro)
Ao liberar o acesso a Muspelheim, principalmente por conta do troféu Trilíngue, você precisará completar todos os desafios do lugar para conquistar este troféu. Inicialmente são cinco provas com objetivos distintos. Após completá-los, deverá derrotar uma Valquíria para liberar a dificuldade Impossível. Com isso, você precisará vencer três dos cinco desafios no nível Impossível para finalmente ter acesso à sexta prova.

Escuridão e Névoa (Ouro)
Na mesma lógica do Fogo e Enxofre de Muspelheim, aqui você precisa completar o desafio de Nilfheim. Neste reino existe um labirinto gerado aleatoriamente com batalhas e armadilhas que mudam a cada vez que você passa por lá. Cada vitória e cada baú que você encontra lhe rende um Eco de Névoa, esses ecos são utilizados para comprar baús na área central do labirinto. Serão necessários 68.500 ecos para comprar os 8 baús de itens. 

Além disso, você precisará também de três  ncoras de Névoa dos baús dourados que ficam ao norte do labirinto, após ele ser finalizado. Agora, um aviso importante e uma dica: primeiramente, você não pode morrer no labirinto, pois perderá todo o seu progresso; agora sobre a dica, é possível acumular os 65.500 ecos vendendo itens na região.

Seletora dos Mortos (Ouro)
Sem dúvidas o mais difícil de todos os troféus. Aqui você precisa derrotar todas as 9 Valquírias aprisionadas para libertar suas almas. Das nove guerreiras nórdicas, 8 estão espalhadas pelo mapa. A dica é completar a história do jogo antes de se concentrar em buscá-las, isso porque, após concluir a história, a localização de todas elas ficam marcadas no mapa para você.

Após derrotar (com muito custo) todas elas, a nona será habilitada para você: a Rainha das Valquírias. Ela é extremamente difícil de ser derrotada, sendo de longe o boss mais poderoso do jogo. Uma opção aceitável é mudar a dificuldade do jogo para o fácil para tornar o desafio mais acessível, mas não se engane, mesmo nessa opção o desafio ainda é grande. 

Opte por enfrentar a Rainha das Valquírias como última etapa dos troféus. Isso porque suas demais conquistas, como encantar e melhorar armas e armaduras ao máximo serão bem úteis para enfrentá-la. Já sobre as demais Valquírias, quatro estão em Midgard, uma em Alfheim, uma em Helheim, uma em Muspelheim e a última em Niflheim.

Pai e Filho (Platina)
Por fim, conquiste todos os troféus anteriores para alcançar a tão esperada Platina!
















Gilson Peres é Psicólogo e Mestrando em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014, onde é Redator e Diretor. Começou sua vida gamer bem cedo no NES e hoje divide seu tempo entre games antigos e novos. Pode ser visto por aqui sempre escrevendo algum texto polêmico, instrutivo ou nostálgico. Geralmente é visto em alguma discussão no Facebook ou no Twitter.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook