Perfil

Perfil: Kratos (God of War)

" E Kratos se jogou da mais alta montanha da Grécia. Depois de dez anos de sofrimento, dez anos de pesadelos intermináveis, finalmente... (por Unknown em 20/08/2011, via PlayStation Blast)

"E Kratos se jogou da mais alta montanha da Grécia. Depois de dez anos de sofrimento, dez anos de pesadelos intermináveis, finalmente tudo aquilo teria um fim. Morte seria sua escapatória da loucura. Mas nem sempre foi desse jeito: Kratos já tinha sido o campeão dos deuses..."
Kratos é o personagem principal da consagrada série God of War, exclusiva de consoles PlayStation. Em sua longa jornada, o espartano busca vingança naqueles que um dia já tinham sido os seus mentores: os deuses do Olimpo. Confira o Perfil que o PlayStation Blast fez de um dos maiores anti-heróis da história dos videogames!
ATENÇÃO: esta matéria contém spoilers.

Vida perturbada


Quem curte história e já estudou Esparta, certamente ficou impressionado com o modo de treinamento dos soldados espartanos. Com Kratos não foi nem um pouco diferente. Ele nasceu e cresceu em Esparta e teve de passar por rigorosos treinamentos para entrar no exército ao lado de seu irmão, Deimos.  Certo dia, os dois irmãos estavam treinando em casa quando a cidade fora invadida pelos deuses Ares e Atena, que estavam em busca do Guerreiro Marcado. Ares viu no corpo de Deimos a marca da profecia e o levou consigo. Kratos, para defender seu irmão, atacou o deus, que revidou e o jogou para longe. Os dois deuses foram embora com Deimos e deixaram Kratos para trás. Enfurecido consigo mesmo por ter fracassado, o guerreiro espartano tatuou em si uma marca vermelha, semelhante a do irmão, para lembrá-lo que nunca deve fracassar novamente.


Após algum tempo desse acontecimento, Kratos se casou com Lysandra e teve com ela uma filha chamada Calliope. Entretanto, Calliope pegou uma praga e, de acordo com as leis espartanas, deveria ser jogada à fogueira. Tendo o conhecimento de uma cura chamada Ambrosia e determinado a salvar sua filha, Kratos aceita ser o subordinado de Ares em uma competição dos deuses – na qual cada deus tem seu próprio subordinado. Ele vence a batalha, matando os outros competidores e sacrificando seus próprios homens, porém, consegue a cura para sua filha.  Kratos então retorna à Esparta e é nomeado Capitão.

Kratos e sua família
Depois de várias batalhas e invasões a outras cidades, o fim de Kratos parecia estar próximo. Seu exército, em menor número, estava perdendo a guerra contra os Bárbaros. Antes que fosse morto pelo líder deles, Kratos jurou fidelidade ao Deus da Guerra em troca da vitória. Ares aceita a condição e entrega a Kratos as Espadas do Caos, para que ele pudesse matar o líder dos Bárbaros e também como símbolo de sua servidão. Porém, durante um ataque a uma vila de seguidores de Atenas, Ares engana Kratos e o faz matar sua própria família, explicando que era para ele poder se tornar o guerreiro perfeito. Enfurecido e em busca de vingança contra Ares, Kratos “veste” as próprias cinzas de sua esposa e filha e fica com a pele branca, dando então o seu consagrado título de Fantasma de Esparta.

A hora do troco


Kratos desejava que seus pesadelos – em que ele se vê matando sua família – tivessem um fim de uma vez por todas. Ele procura a ajuda dos deuses e é nomeado pela deusa da Sabedoria para salvar a cidade de Atenas das mãos de Ares. Kratos então percebeu que podia se vingar de uma vez por todas daquele que um dia o obrigou a fazer coisas terríveis. Mas para isso, o espartano precisava do conteúdo da Caixa de Pandora, que dá a qualquer ser humano o poder suficiente para matar um deus.


Em uma longa aventura em busca da Caixa, Kratos encontra a cidade de Atenas em pleno caos. Dali parte para o Deserto das Almas Perdidas, aonde encontra o Templo de Pandora sendo carregado nas costas do titã Cronos. Kratos o escala e leva dias assim, até que finalmente chega no topo dele. O espartano enfrenta todos os desafios do Templo e finalmente alcança a Caixa de Pandora. Sentindo o triunfo do guerreiro, Ares imediatamente lança um pilar contra ele e o mata. Mas bem, estamos falando do Kratos, não estamos? O anti-herói foge do Submundo de Hades e recupera a Caixa, abrindo-a e aumentando a si próprio de tamanho.  Kratos então derrota Ares, vinga a sua família e se torna o novo Deus da Guerra. Mas não se livra dos seus pesadelos.

Novamente traído


Como novo Deus da Guerra, Kratos lidera seus espartanos em intermináveis guerras e mortes brutais. Quando ordenou que eles invadissem a cidade grega de Rhodes, Atena tenta o impedir alegando que as guerras deviam ter um fim e que os deuses estavam cansados de tanto sangue derramado pelas mãos do guerreiro. Kratos ignora o aviso da deusa e desce à Terra para ajudar seu exército. Quando chega lá, é surpreendido por uma águia – que ele pensa ser Atena – que tira sua forma gigante e sua imortalidade. A águia então entra no olho de um colosso que persegue Kratos por quase toda a cidade. Zeus oferece ajuda ao espartano e o entrega a Espada do Olimpo para que ele possa derrotar o inimigo.

Kratos e a luta contra o Colosso em God of War II
Depositando todas suas forças e poderes na Espada, Kratos finalmente consegue se livrar do colosso. Enquanto ele se exibia para os céus, a mão do colosso caiu sobre ele, deixando-o em estado muito grave.  A águia então desce ao chão e revela ser Zeus, e não Atena, ao contrário do que Kratos pensava. Zeus disse que o espartano tinha passado de todos os limites, e que se ele não jurasse obediência, iria ter o mesmo destino de Ares. Kratos recusa e é morto pelo deus dos deuses, junto com todo o seu exército de espartanos.


Como anteriormente, Kratos foge do Submundo, mas dessa vez conta com a ajuda da titã Gaia. Ela e os outros titãs também desejam se vingar dos deuses, que os aprisionaram na Primeira Grande Guerra, e pedem para que Kratos se junte a eles. O guerreiro aceita e viaja novamente, mas dessa vez, sua briga é com o Olimpo inteiro.

Agora o bicho vai pegar


Após fugir do Submundo, Kratos monta no Pégaso e vai em direção ao Olimpo para se vingar de Zeus, mas descobre que como não é mais um deus, não tem mais acesso ao lar deles. Então Gaia o aconselha a procurar as Irmãs do Destino, que possuem os poderes de voltar no tempo e mudar o passado.

As Irmãs do Destino
Atena se sacrifica em nome do Olimpo
Depois de vários desafios, Kratos finalmente se encontra com as Irmãs. Uma delas, Lahkesis, conta ao herói que o seu destino não é matar Zeus. O espartano contesta e diz que não são elas que decidem o seu destino.  Logo inicia uma longa luta com as três irmãs, a qual tem Kratos como vencedor. Ele consegue voltar no tempo e impedir que Zeus crave a espada em seu abdômen, surpreendendo o deus.  Os dois então se enfrentam e Kratos consegue derrotar Zeus. Ao tentar matá-lo, Atena interfere e faz com que o espartano crave a Espada do Olimpo nela mesma, matando-a instantaneamente. Kratos se abala enquanto Zeus foge covardemente, dizendo que agora todos os deuses estavam contra o guerreiro. Kratos não liga, dizendo que irá matar todos que interferirem em sua vingança. Posteriormente, ele retorna à sala das Irmãs do Destino e volta no tempo da Primeira Grande Guerra, recrutando os titãs na última batalha contra o Olimpo.

A Segunda (e última) Grande Guerra

Os deuses do Olimpo

Iniciando o jogo God of War III, temos Kratos e os titãs em busca de vingança contra os deuses do Olimpo.  Enquanto os deuses usam todas as suas forças para derrubar os titãs da escalada ao topo da montanha, Kratos vai por si próprio. Ele ajuda Gaia a se livrar de Poseidon, posteriormente furando os seus olhos e o jogando ao oceano (causando uma inundação no mundo inteiro). Satisfeitos, a titã e o guerreiro escalam rumo ao seu último objetivo: matar Zeus.

Kratos e Pandora
Chegando ao topo do Olimpo, Gaia e Kratos são surpreendidos por Zeus, que lança um trovão devastador contra os dois, fazendo-os cair. Na queda, Kratos tenta se prender em Gaia e pede para ela o ajudar. A titã nega a ajuda e diz que essa guerra não é do espartano. Logo depois, Kratos cai no Submundo de Hades. Ele se livra de lá (pela terceira vez) e mata o deus das almas perdidas. Ao longo do caminho, Kratos mata vários outros deuses, como Hermes, Hera e Hephaestus, o semi-deus (e meio-irmão de Kratos) Hércules e o titã Cronos. Ele também se encontra com Pandora, a menina que irá ajudá-lo a abrir a Caixa de Pandora para o espartano poder matar Zeus, e com Atena - que diz estar em um lugar superior ao Olimpo - que o está guiando durante a aventura.
Zeus em God of War III

Finalmente Kratos se encontra com Zeus para poder ter a sua vingança. Durante a luta entre pai e filho, Pandora se sacrifica para poder abrir a Caixa. Zeus ri porque a caixa está vazia e acaba provocando Kratos, que parte para cima dele. Em outra parte da batalha, Gaia interfere e os dois acabam entrando nela. Lá, Zeus e Kratos lutam novamente, tendo o deus fugindo e o guerreiro espartano matando Gaia, socando várias vezes seu coração com o Cestus, arrancado dos braços de Hércules. Mais tarde, é hora de ajustar as contas com o deus dos deuses. Kratos quase perde, mas Pandora, em sua mente, consegue dar forças a ele e o herói finalmente mata Zeus, obtendo a sua tão desejada vingança, com o mundo inteiramente devastado por inundações, pragas e sem a luz do dia. Posteriormente, Atena aparece para ele.

Revelações nada agradáveis


Assim que aparece para Kratos, Atena o parabeniza e pede para ele de volta o poder que ele retirou da Caixa de Pandora. Kratos nega, dizendo que a Caixa estava inteiramente vazia. Ela começa a ficar nervosa, pois ela precisa do poder para reconstruir o mundo e ser a nova “mandante” no planeta. Logo ela se dá conta que, quando Kratos abriu a Caixa pela primeira vez, em God of War, o Mal que continha ali dentro rapidamente contaminou os deuses, enquanto a Esperança se instalou dentro do guerreiro espartano, que se liberou quando ele conheceu Pandora. Atena pede novamente o poder a Kratos, que nega e enfia a Espada do Olimpo em si mesmo, soltando a Esperança para que a própria humanidade reconstruísse o seu mundo. Atena, em frente ao corpo de Kratos, se diz decepcionada com ele.


Ah, se não conhecêssemos o Kratos... ao final dos créditos, o corpo dele não está mais onde estava e uma trilha de sangue se estende até o oceano. E  aí, será que pela quarta vez nosso herói fugirá da morte? Resta a nós torcermos por um God of War IV e que ele nos tire essa dúvida.

Aparições

  • God of War: Chains of Olympus (PSP)
  • God of War (PS2)
  • God of War: Ghost of Sparta (PSP)
  • God of War: Betrayal (Telefone Celular)
  • God of War II (PS2)
  • God of War III (PS3)

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Apesar de todos colocarem GoW como um jogo "sem história, puro combate", acho ela uma das coisas mais legais do jogo. Todo o clima de guerra, o próprio Kratos e seus motivos de vingança, e toda sua jornada. Eu semrpe curti a história do jogo.

    Lembro que terminei em 2 dias os 2 primeiros jogos da série (do PS2), e logo depois de ver a cena final, onde seria o começo do GowIII, achei demais! Os jogos como um todo possuem isso de impressionar ao ver o que virá na série.

    Bom artigo, pena que não vou ler tudo (spoilers rs).

    Ainda falta terminar o Chain, jogar o Ghost e o III.

    ResponderExcluir
  2. Tb não li tudo pq ainda não joguei o 3...

    Kratos é daqueles personagens que imediatamente se tornam sucesso, todos gostam, ou do jogo ou do estilo do personagem, o fato é que pra um personagem um pouco recente na história dos games ele já tem um lugar de destaque!

    ResponderExcluir
  3. Como ele ainda mexe as pernas depois que a espada deixou um belo de um buraco na medula espinhal dele?

    ResponderExcluir
  4. @Trujillo

    Hehe, aí fica a dúvida, meu amigo. Não sabemos se ele teve ajuda de alguém. Resta esperar para ver se a Sony confirma um IV.

    ResponderExcluir