Especial: A história de Assassin's Creed

"O que você faria se eu lhe dissesse que o corpo humano não abriga só as memórias de um indivíduo, mas também as memórias de seus ... (por Unknown em 08/10/2011, via PlayStation Blast)

"O que você faria se eu lhe dissesse que o corpo humano não abriga só as memórias de um indivíduo, mas também as memórias de seus ancestrais? Memória genética, se você preferir. Migração, hibernação, reprodução... como os animais sabem quando e aonde ir? O que fazer?" Assassin's Creed é uma série de aventura criada pela Ubisoft para diversas plataformas, incluindo o PlayStation 3 e PlayStation Portable. Só que Assassin's Creed vai muito além disso. Os seus jogos envolvem passagens bíblicas, deuses romanos, personagens históricos, conspirações e o fim do mundo, além dos mistérios que deixam os jogadores curiosos a cada fim de jogo. Para quem já jogou algum game da série e não entendeu coisa nenhuma, o PlayStation Blast irá solucionar as suas dúvidas através desta matéria.
ATENÇÃO: esta matéria contém informações que podem ser consideradas spoilers caso você não tenha jogado Assassin's Creed, Assassin's Creed 2, Assassin's Creed: Brotherhood ou não queira saber sobre a história de Assassin's Creed: Revelations. Continue lendo por sua própria conta e risco.

Os dois lados da moeda


Antes de nos aprofundarmos na história de Assassin's Creed, antes precisamos saber quem são os mocinhos e os vilões da série. Confira abaixo:
  • Assassinos: os heróis da franquia, acreditam que cada ser humano é livre para pensar e agir como quiser. Seu mandamento é: "Nós trabalhamos no escuro para servir à luz. Nada é verdade. Tudo é permitido". Os Assassinos geralmente usam roupas brancas com capuz que lembra o formato da cabeça de uma águia. Além das roupas, também usam a Lâmina Escondida, que permite que eles matem seu alvo com mais agilidade e facilidade. Lutam contra a corrupção dos Templários.
  • Templários: os arqui-inimigos dos Assassinos, pensam exatamente o contrário deles. Na Renascença, seu cumprimento era "Que o Pai do Entendimento nos guie". Os Templários estão escondidos atrás de grandes grupos, como a NASA, Ford, CIA, Partido Nazista e a Igreja Católica. Planejam pegar os Pedaços do Éden para criar uma nova ordem mundial, com os humanos sendo os seus escravos.

Indústrias Abstergo e o garçom


Em Assassin's Creed, vemos logo no início que as Indústrias Abstergo - empresa farmacêutica que trabalha secretamente para os Templários - sequestrou um simples garçom chamado Desmond Miles. Quer dizer, simples garçom era o que Desmond dizia. O rapaz carrega em seu sangue o DNA dos Assassinos, e foi por esse motivo que a Abstergo o sequestrou. Eles planejavam colocar ele na Animus -um aparelho que visita a memória dos ancestrais de um certo indivíduo - para saberem a localização dos Pedaços do Éden. O Dr. Warren Vidic logo se apresenta para Desmond e diz que se ele não colaborar, ele morre, deixando-o sem escolha a não ser fazer o que Vidic manda.

Dr. Warren Vidic observa Desmond na Animus
Desmond então deita na Animus e começa a visitar as memórias de Altaïr Ibn-La'Ahad, seu ancestral da época da Terceira Cruzada (1189-1192). Desmond fica na Animus por vários dias sob a observação de Vidic e de sua assistente, Lucy Stillman. Durante a noite, Desmond podia descansar e explorar o laboratório, aonde ele roubou o pen drive de Vidic e aprendeu muito mais sobre as Indústrias Abstergo e de suas experiências com outros Assassinos, recentemente com um tal de Sujeito 16 (eles davam às suas cobaias o nome de "Sujeito" e o número indica a ordem - Desmond era o 17), que sofreu demais com o Efeito Sangramento (passagem das habilidades do antepassado para o Sujeito, mas que podem resultar em ilusões e até mesmo a morte) e acabou se suicidando para que a Abstergo não descobrisse mais sobre os seus ancestrais.

A Terceira Cruzada


O primeiro ancestral a ser visitado por Desmond é Altaïr Ibn-La'Ahad, que viveu em Israel na época da Terceira Cruzada. No início dessa memória, Altaïr e mais dois Assassinos foram enviados ao Templo de Salomão para recuperar um Pedaço do Éden. Entretanto, os Assassinos são impedidos por Robert de Sable, Grande Mestre da Ordem dos Templários, que evita que Altaïr o assassine, jogando-o longe. Logo depois, um dos Assassinos - Kadar Al-Sayf - é morto e o braço de seu irmão, Malik, é amputado.

Os Assassinos no Templo de Salomão
Quando Altaïr retorna ao castelo dos Assassinos, em Masyaf, pede desculpas ao Grande Mestre da Ordem dos Assassinos, Al Mualim, por ter falhado. Mas Malik aparece com o Pedaço do Éden e avisa a Al Mualim sobre a precipitação de Altaïr e por ele ter quebrado dois dos mandamentos da Crença dos Assassinos, que são "não comprometer a Irmandade" e "ficar fora de vista". Os Assassinos então são interrompidos pelos Templários, que invadiram Masyaf para recuperar o Pedaço do Éden. Altaïr e outros Assassinos conseguem expulsar os Templários de Masyaf, ativando uma armadilha que jogou vários troncos de árvores em cima deles.

Assista ao vídeo a partir dos 7:30

Depois desse acontecimento, Al Mualim rebaixa Altaïr para Aprendiz, dizendo que ele poderia ter seu cargo de volta caso assassinasse nove homens, que, de acordo com Al Mualim, eram os causadores da Terceira Cruzada - sendo um deles Robert de Sable. Após matar cada um desses homens e descobrir que de Sable queria unir os cristãos e muçulmanos contra os Assassinos, Altaïr sabe pelo próprio Templário que Al Mualim era um membro dos Templários e que ele enviou Altaïr não para trazer paz à Israel, mas sim para que nenhum deles interferisse nos planos de Al Mualim para o Pedaço do Éden.

Al Mualim e um Pedaço do Éden
Altaïr volta rapidamente para Masyaf, aonde Al Mualim revela seu plano de conquistar o mundo para ele, dizendo que o Pedaço de Éden - chamado de Maçã do Éden - tinha o poder de criar ilusões e controlar a mente dos humanos. Depois de uma longa luta, Altaïr parece ser invulnerável a essas ilusões, matando Al Mualim. Quando Altaïr recupera a Maçã, o artefato exibe o mapa do globo com vários pontos, sendo cada um deles a localização de um Pedaço do Éden. E era justamente isso que as Indústrias Abstergo buscavam e que conseguiram graças a Desmond.

Altaïr observa o mapa do globo
Após alcançar seu objetivo, Warren Vidic ordena que seus homens podem matar Desmond, mas ele é impedido por Lucy, que diz que Desmond pode ser usado para explorar memórias de outros ancestrais, caso fosse necessário. Vidic concorda e deixa Desmond no laboratório, que percebe que o Efeito Sangramento fez com que ele obtivesse a Visão da Águia de Altaïr, permitindo que ele visse estranhas mensagens escritas com sangue na parede do laboratório. E assim termina o primeiro jogo da série.

A Renascença


No começo de Assassin's Creed 2, Lucy entra rapidamente no laboratório e ordena que Desmond volte para a Animus, dizendo que eles tinham pouco tempo. Desmond, confuso, aceita. Lucy consegue achar a memória de outro ancestral de Desmond, Ezio Auditore da Firenze, assistindo ao seu parto em 1459. Ela acorda Desmond e rouba o cartão de memória da Animus. Os dois fogem da Abstergo, matando alguns guardas pelo caminho. Lucy pede para que Desmond entre no porta-malas, dizendo que assim é mais seguro. Os dois então chegam em um esconderijo dos Assassinos, encontrando Rebecca Crane e Shaun Hastings, outros Assassinos de 2012. Lucy entrega para Rebecca o cartão de memória que roubou da Abstergo. Essa, muito contente com esse feito da colega, coloca o cartão na Animus 2.0, que de acordo com ela, é muito mais rápida e melhor do que a da Abstergo. Desmond então se deita no aparelho e volta a explorar as memórias de Ezio Auditore, agora com 17 anos (em 1476).

Desmond na Animus 2.0
Na primeira memória de Ezio, vemos o jovem rapaz e seus amigos lutando contra Vieri de Pazzi e seus comparsas. O grupo de Ezio vence, mas ele acaba ficando com uma cicatriz no lábio - semelhante a de Altaïr e de Desmond. Após realizar alguns trabalhos para seu pai, Ezio chega em casa e descobre que Giovanni Auditore (o pai) e seus dois irmãos, Federico e Petruccio, foram aprisionados pelos Templários, pela acusação de "traição".


Após visitar secretamente Giovanni, Ezio recebe ordens dele para ir no seu escritório e vestir a roupa dos Assassinos - que se encontra em um baú - e levar a carta que está junto para um amigo da família, Uberto Alberti. A carta seria a salvação da família de Ezio se não fosse por um detalhe: Alberti era um Templário que trabalhava ao lado dos Pazzi. Então, sem conseguir evitar, Ezio viu seu pai e seus dois irmãos serem enforcados em praça pública. Depois de conseguir um abrigo para sua mãe e irmã, Ezio consegue ajuda de Leonardo da Vinci, que mostrou para Ezio como usar a Lâmina Secreta. Depois disso, o jovem Assassino se vingou de Alberti, esfaqueando-o várias vezes no peito.

Ezio assassina Uberto Alberti
Vendo que Florença não seria mais um lugar seguro para sua família, Ezio leva sua mãe e irmã para Monteriggioni, onde sabia que seu tio, Mario Auditore, tinha uma vila onde poderia acolhê-los. Depois desse acontecimento, Ezio assassina todos os membros da família de Pazzi, pois eles eram parte dos conspiradores por trás da morte de seu pai e irmãos. Mas ainda havia muitos outros conspiradores, entre eles Rodrigo Borgia, que seria mais tarde o Papa Alexandre VI. Ezio então parte para Veneza, assassina os outros conspiradores, faltando somente Rodrigo, o Mestre da Ordem dos Templários. Em uma das memórias, Ezio recupera a Maçã do Éden e descobre que outros aliados seus durante a sua aventura - como seu tio, Mario - também eram Assassinos, assim como ele.


Agora não mais sozinho, Ezio terá que partir novamente - só que desta vez para o Vaticano - onde Rodrigo Borgia foi eleito Papa para poder abrir o Cofre e se auto-denominando como O Profeta. Só que os Assassinos sabiam que não era ele o Profeta, e sim Ezio. O Assassino, agora com 40 anos, confronta Rodrigo e recupera outro Pedaço do Éden, o Cajado. Combinando a Maçã com o Cajado, Ezio consegue abrir o Cofre e uma figura holográfica aparece para ele, chamada de Minerva, uma deusa romana. Minerva explica que seu povo foi traído pela raça humana há muito tempo, e que agora as duas raças precisavam se unir para evitar o fim do mundo. Ela começa a falar com Desmond, deixando Ezio confuso pois ele não sabia quem era ele. Minerva explica que não estava falando com Ezio, mas sim através dele. Ela pede para que Desmond ache os outros Templos, pois só assim o fim do mundo poderá ser impedido. Após a mensagem entregue, ela se despede e Desmond acorda.

Minerva e Ezio no Cofre
Já acordado, Desmond vê Rebecca, Shaun e Lucy guardando todos os seus materiais, pois Warren Vidic e seus guardas haviam descoberto seu esconderijo. Lucy entrega para Desmond uma Lâmina Escondida, já que ele ganhara as habilidades de Ezio graças ao Efeito Sangramento. Eles descem as escadas e matam os guardas de Vidic, que acaba fugindo. Assassin's Creed 2 termina com os quatro Assassinos fugindo para outro esconderijo bem conhecido dos jogadores.

Terminar o que foi começado


Após fugir de Vidic, os Assassinos chegam na Villa Auditore, em Monteriggioni. Eles vão até o Santuário, embaixo da antiga mansão de Mario Auditore. Eles fazem os ajustes e Desmond está pronto para reviver as memórias de Ezio - agora Grande Mestre da Ordem dos Assassinos - pois eles precisavam descobrir onde ele havia escondido a Maçã. Depois de ter conseguido sair do Vaticano, Ezio e Mario voltam para a Villa Auditore, onde Ezio reencontra Caterina Sforza, Condessa de Forlì. Os dois sobem para o quarto do Assassino, e bem, vocês já sabem o que acontece depois. Só que nem tudo é tão perfeito quanto parece: de repente, a parede do quarto é perfurada por uma bala de canhão. A Villa estava sendo invadida por César Borgia, filho de Rodrigo Borgia. Ele foi lá atrás da Maçã, que estava com Mario.

Ezio protege a vila do exército de César
Conseguindo pegar o tio de Ezio, e consequentemente o Pedaço do Éden, César atira na cabeça de Mario, e outro arqueiro atira simultaneamente no ombro de Ezio, que não chegou a tempo de evitar a morte do tio. O Assassino sobrevive e assiste à queda da Villa Auditore, construída por seu tataravô. Não podendo fazer nada, ele parte para Roma para poder terminar o que não fez no Vaticano: assassinar Rodrigo Borgia e agora também toda a sua família. Porém, gravemente ferido, ele desmaia no meio do caminho.


Ezio acorda, limpo e bem cuidado por uma enfermeira, que explica que ele está em Roma e que há roupas limpas para ele (as roupas eram as tradicionais dos Assassinos, mas diferente da que ele usava no game anterior). Ela também diz que ele devia se encontrar com o homem que lhe salvou perto da onde ele estava. Ezio obedece e se encontra com esse homem, que era Nicolau Maquiavel, outro Assassino que aparece em Assassin's Creed 2. Ele explica para Ezio como a cidade era organizada e que não seria tão fácil recuperar a Maçã, pois antes ele precisava acabar com todos os Borgia.

Ezio no topo do Coliseu, em Roma
Após matar um Borgia de cada vez, restava só César e Rodrigo. Porém, César facilita o trabalho do Assassino, envenenando o Papa, pois achava que ele seria um obstáculo em seu caminho. Lucrécia Borgia, filha de Rodrigo e irmã-esposa de César, revela à Ezio o esconderijo da Maçã, e graças a ela, ele consegue alcançar o Pedaço antes de César, derrubando pouco a pouco o seu exército.

Ezio recupera a Maçã
Mais tarde, em 1507, César reorganiza seu exército e tenta conquistar a província de Siena, mas é impedido por Ezio, que teoricamente não o assassina, mas o atira do alto de uma construção. Após ter libertado Roma das garras dos Borgia, o Assassino coloca a Maçã no Templo de Juno, que se localizava abaixo do Coliseu.

Ezio deixa a Maçã no Templo de Juno
Com a informação que precisavam, os Assassinos de 2012 partem para essa localidade. Desmond passa sozinho por um caminho mais difícil. Durante esse percurso, Juno, outra deusa romana em forma de holograma, aparece para ele falando várias coisas que para Desmond não faziam sentido algum. Enfim, os quatro alcançam o pedestal da Maçã. Desmond a segura e Juno congela o tempo, obrigando Desmond a esfaquear Lucy no abdômen, o que para nós, jogadores, não fez sentido algum.

Revelações


Depois de ser obrigado a esfaquear Lucy, Desmond entra em coma, mas é levado de volta a Animus por dois Assassinos: William Miles - provavelmente o pai de Desmond - e seu assistente. O que aconteceu com Lucy, Rebecca e Shaun ainda é desconhecido. Para poder acordar, Desmond deverá explorar um lado sombrio da Animus e tentar achar a chave que conecta ele à Altaïr e à Ezio. Para isso, ele deverá novamente explorar as memórias de Ezio - agora com cerca de 53 anos - que questiona sua vida como Assassino e pensa com ela seria se ele nunca tivesse sido um.

Ezio em frente de Masyaf
Querendo saber mais sobre o passado da Ordem dos Assassinos, Ezio parte para Masyaf, antigo lar de Altaïr, e acaba descobrindo que a cidade estava sob comando dos Templários. Lá ele acha um antigo artefato, que só pode ser aberto com cinco selos. Na procura por eles, o Assassino vai para Constantinopla, a Roma do Oriente. Na cidade, um exército dos Templários estava tentando desestabilizar a região e tomar ela para sua posse. Ezio deverá seguir os passos do seu mentor espiritual, Altaïr Ibn-La'Ahad, para terminar de uma vez por todas com a sua aventura.

Aqueles Que Vieram Antes


O povo conhecido como Aqueles Que Vieram Antes ou simplesmente como Primeira Civilização foram uma espécie antiga e muito mais avançada do que os humanos, que foram criados por eles para serem os seus escravos na confecção dos Pedaços do Éden. Quem eles foram exatamente, da onde eles vieram e como foram extinguidos ainda é desconhecido.

Os Assassinos e os Templários sabiam que os milagres e acontecimentos supernaturais, como Moisés abrindo o Mar Vermelho ou Jesus Cristo curando as pessoas, não passavam de efeitos dos Pedaços de Éden, que haviam sido construídos por Aqueles Que Vieram Antes para poderem controlar os humanos. Enquanto Minerva disse para Ezio/Desmond que seu povo havia criado os humanos para sobreviver, Juno disse que eles haviam o criado para obedecer e suprir as necessidades da Primeira Civilização.

Minerva usando a Maçã para controlar os humanos
Aqueles Que Vieram Antes usavam neuro-transmissores localizados nos cérebros dos humanos para controlá-los. Porém, alguns humanos nasceram sem esses transmissores (foi sugerido pelo Sujeito 16 que essa espécie era algo como um cruzamento entre a Primeira Civilização e os humanos, mais ou menos como os semi-deuses da mitologia grega) e logo, não eram afetados pelos Pedações de Éden. Adão e Eva foram dois desses humanos, que conseguiram roubar uma Maçã e livraram os humanos, criando uma guerra entre eles e a Primeira Civilização.

Adão e Eva
Enquanto Aqueles Que Vieram Antes eram mais fortes, os humanos eram muito mais numerosos, criando um certo equilíbrio entre as duas raças. A guerra acabou, mas o mundo virou uma verdadeira catástrofe. Com esse fim, Aqueles Que Vieram Antes estavam ocupados para ver um sinal dos "céus", que alertava sobre o fim do mundo. Shaun e Lucy levantaram a hipótese, baseados em pistas deixadas pelo Sujeito 16, de que esse fim seria algo como graves erupções solares que afetariam o campo magnético do planeta Terra, invertendo sua polaridade e deixando-o geoecologicamente instável.

Minerva e Ezio em frente a uma representação do Sol
As duas raças haviam sobrevivido a guerra e trabalharam juntos para reconstruir o mundo. A raça humana ainda via Aqueles Que Vieram Antes como deuses, mas estes explicaram que apenas "vieram antes". A Primeira Civilização estava muito debilitada, mas teve tempo de gravar mensagens holográficas para interagir e entregar avisos para aqueles que visitassem os Templos construídos por eles. As mensagens alertavam que Desmond devia impedir o fim do mundo, que era planejado pelos Templários (lançar um satélite com todos os Pedaços do Éden em 21 de dezembro de 2012, controlando assim todo o planeta). Além do mais, o Sujeito 16 avisa a Desmond que ele deve procurar por Eva no Éden (antigo lar dos humanos e da Primeira Civilização).

Os Pedaços do Éden


Os Pedaços do Éden são artefatos criados por Aqueles Que Vieram Antes para controlar os humanos. Cada um possui um poder especial, como controlar a mente dos humanos, criar ilusões ou ressuscitar humanos. Depois da guerra entre a Primeira Civilização e Aqueles Que Vieram Antes, os Pedaços do Éden acabaram sendo espalhados pelo mundo, sendo que dois deles se encontram em território brasileiro - um em São Paulo e outro perto da costa brasileira (só não vai sair por aí tentando procurá-los porque eles só existem no jogo).

A Excalibur é um Pedaço do Éden
Existem 50 Pedaços do Éden, sendo que dois foram destruídos em um acidente com um satélite e outro por Nikolai Orelov - um Assassino da época da Revolução Russa. As outras 48 passaram por mãos de figuras históricas, como Alexandre O Grande, Jesus Cristo, Rei Arthur, Joana D'Arc e São Pedro. Os Pedaços conhecidos até então são:
  • 6 Maçãs (sendo que uma estava localizada na Lua)
  • Crânios de Cristais
  • Cajado (conhecido também como "Cajado Papal")
  • Santo Sudário
  • A Espada (conhecida também como "Excalibur")
  • Ankh (a cruz dos egípcios)
"E é isso aí leitor, sabemos que a matéria ficou um pouco grande, mas acreditem, a história de Assassin's Creed é muito complexa e ficou bem resumida para vocês poderem entender. Se ainda há algo que vocês querem saber sobre a série, deixem-nos ficar sabendo através dos comentários que iremos lhe responder o mais breve possível".

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Não sei se só eu que reparei, mas esse Adão é a cara do Chuck Norris... Isso explica muita coisa XD

    ResponderExcluir
  2. nó mto foda
    eu tinha jogado os 3 assassins creed (1,2,brotherhood) mas nem tinha entendido muita coisa, e a historia do revelations '-' queisso

    ResponderExcluir
  3. Achei ótimo, a tempos venho tentado encontrar um post com da historia, esta muito bem feito, mas só uma questão, vcs colocaram aí a historia resumida do revelations???

    ResponderExcluir