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Prévia: Mass Effect 3 (PS3)

Em tempos de final de trilogia, fica aquela tensão pela última parte. Mass Effect tem, desde o primeiro da série, conquistado milhares ... (por Unknown em 09/12/2011, via PlayStation Blast)

Mass Effect 3 Em tempos de final de trilogia, fica aquela tensão pela última parte. Mass Effect tem, desde o primeiro da série, conquistado milhares de fãs pelo mundo e ganhando excelentes críticas, intensificadas em Mass Effect 2. Março de 2012 já está chegando e, com ele, a última parte da trilogia Mass Effect e da história do meu, do seu, dos nossos Comandantes Shepard. Confira o que a Bioware promete para esse final épico de uma das séries de games sci fi mais marcantes da história.

Antes de falar de Mass Effect 3, é necessário lembrar do que já passou. Em Mass Effect, a Bioware iniciou uma trilogia com a história do(a) Comandante Shepard, membro da Aliança (que é a forma como os militares humanos se organizam na Galáxia), que parte para investigar um ataque a uma colônia humana. Para resumir uma longa história, Shepard descobre que quem está por trás dos ataques é uma raça de seres artificiais inteligentes (sim, é complexo) chamados Reapers (a tradução mais próxima seria "Ceifadores"), que limpam a Galáxia de toda a vida consciente em ciclos de milhões de anos.

Saren, o vilão do primeiro jogo; Shepard em sua forma "default" e Ashley Williams.

Um Reaper chamado Sovereign tomou o poder de um membro de um Spectre (que seria um agente especial do Conselho Galáctico, com poderes legais e militares) chamado Saren e juntou uma força de Geth (outra raça artificial) para iniciar sua nova "limpeza". Shepard, com a ajuda de um bom time, impediu essa ameaça e conseguiu para a humanidade seu primeiro posto no Conselho.

Já em Mass Effect 2, após morrer (!) em um ataque a sua nave, a Normandy, Shepard é trazido(a) a vida por uma organização suspeita de terrorismo, chamada Cerberus. Com a missão de impedir novos ataques a colônias humanas, Shepard junta um time e entra numa missão suicida. O resultado da missão depende do jogador.

O início da invasão Reaper, já mostrado no final de Mass Effect 2.

É difícil explicar toda essa história de forma sucinta, e o mais interessante mesmo é experimentá-la de forma direta. De qualquer maneira, no DLC Arrival de Mass Effect 2, Shepard recebe a missão de resgatar uma pesquisadora da Aliança que está em espaço Batariano. Os Batarians são uma raça hostil que brigaram com os humanos desde a sua chegada, e permanecem com uma posição defensiva. Resumindo: o(a) Comandante é forçado a explodir o Mass Relay (grandes construções que usam a tecnologia de efeito de massa -daí o título do jogo- para transportar naves) daquele sistema para impedir a chegada antecipada dos Reapers. Com isso, ele(a) mata milhares de Batarians e tem de ir Bad ass Commander Shepard até a Terra para ser julgado pelas suas ações. Durante o julgamento, os Reapers atacam o nosso planeta. Esse é o ponto inicial de Mass Effect 3.

O impacto definitivo

Se você ainda não sabe (deve ter andado por outro sistema da galáxia nos últimos anos), Mass Effect é uma série com um diferencial interessante: durante a história, seu personagem toma decisões que são carregadas durante o jogo todo e depois no jogo seguinte. Como o terceiro será a conclusão da história de seu protagonista, o impacto de todas as decisões tomadas até agora será bem maior.

Os dois jogos anteriores lhe davam a chance de criar seu próprio Shepard, seja homem ou mulher. Como um bom RPG, você podia escolher desde a sua aparência até um "background" de sua história e a classe dele. Durante os dois jogos, era possível criar relacionamentos com os membros da equipe (2 no primeiro jogo, 3 no segundo - sendo que é possível manter o relacionamento criado no primeiro). E, é claro, todas as decisões tomadas (desde escolher entre salvar a área industrial ou a residencial de uma colônia até escolher entre manter ou não a cura para uma doença que afeta uma raça alienígena) terão seu impacto final na história. Segundo Casey Hudson, a principal cabeça por trás de Mass Effect, agora eles têm a liberdade de fazer as decisões terem consequências mais sérias, já que não precisam se importar com o que será carregado no jogo seguinte. Isso te assusta? A mim também, mas me deixa muito ansioso para ver as histórias que eu ajudei a escrever.

Para completar, todos os personagens com quem Shepard interagiu nos jogos anteriores, seja como squad mates ou apenas durante side quests, devem retornar de alguma forma. Foi dito que boa parte da história do jogo se dará através dessas pequenas resoluções individuais, além da grande trama por trás Shepard e Mirandada invasão Reaper. Outra coisa que Casey confirmou é que é impossível conseguir o "final perfeito" da história sem fazer side quests. Ou seja: jogadores apressadinhos, preparem-se para ver a humanidade sucumbir.

Mais ação e mais RPG

Por mais que Mass Effect 2 tenha melhorado a questão da ação do jogo, algumas coisas ainda precisavam ser aperfeiçoadas. O combate corpo-a-corpo deixava bastante a desejar, e algumas classes tinham claras vantagens sobre outras. O objetivo da equipe é claro: tornar isso mais equilibrado.

A primeira grande mudança é a adição da Omniblade, uma lâmina que aparece no braço de Shepard quando necessário, para combate corporal. Também é possível matar os inimigos furtivamente, algo que nunca acontecia antes. Além disso, o sistema de cover está bem mais inteligente, possibilitando a mudança rápida de cover, através da rolagem. Outra grande adição são as sequências de batalha contra Reapers gigantescos utilizando veículos. Tudo para oferecer múltiplas formas de abordar um combate. Confira a apresentação do jogo na E3 desse ano:

Os elementos de RPG retirados anteriormente devem retornar, com melhorias. As armas serão customizáveis, as habilidades terão ramificações mais amplas, tornando mais divertido e prático o ato de moldar seu personagem para a batalha. Ao que parece também, agora mudar a armadura dos membros do time de Shepard não será algo apenas estético: cada peça terá efeitos nos atributos  deles.

O level cap (nível máximo) em Mass Effect 2 era 30, e os personagens importados podem continuar subindo Geth, a raça de máquinas dividida entre hereges e purosde nível e adquirindo novas habilidades e melhorando as que já possui, até o nível 60.

O polêmico multiplayer

Fãs de Mass Effect eram unânimes: o jogo não precisa de multiplayer. Mesmo assim, a Bioware deu um jeito de encaixar um modo co-op no jogo, totalmente separado da história, chamado Galaxy At War.

Os jogadores poderão criar outros personagens para juntar-se a 3 amigos e enfrentar inimigos e realizar pequenas tarefas no campo de batalha. É simples, sem grandes pretensões, mas será uma das formas de melhorar as chances para a batalha final contra os Reapers. Confira o trailer de lançamento do multiplayer:

Desnecessário dizer que os fãs ficaram divididos: boa parte deles odeia a ideia e diz que não vai se aproximar do modo co-op. Outros estão curiosos para ver como isso vai ser e felizes por saber que não terá interferência no modo single player.

Mass Effect 3

Bioware

Gênero: Shooter/RPG

Lançamento: 6 de março de 2012

Expectativa: 5/5

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

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