Jogamos

Análise: Battlefield 3 (PS3)

Admito aqui que nunca fui muito fã de Battlefield . No PlayStation 2, o único FPS que realmente me agradava era Killzone . Joguei um po... (por Unknown em 01/01/2012, via PlayStation Blast)

Admito aqui que nunca fui muito fã de Battlefield. No PlayStation 2, o único FPS que realmente me agradava era Killzone. Joguei um pouco de Battlefield 2, mas não curti muito não. No PlayStation 3, me fascinei por Call of Duty e para mim, ele era o shooter definitivo. Sim, "era". Durante a E3, quando assisti ao gameplay de Battlefield 3, vi que o jogo estava demais. Quando ele chegou as minhas mãos, tive a oportunidade de comprovar o meu pensamento. Lindos gráficos, movimentos perfeitos, veículos encantadores, explosões fascinantes, multiplayer intensivo e muita, muita ação. São esses elementos que podem definir Battlefield 3. Ainda não lhe convenci? Então, meu amigo, não deixe de continuar lendo a análise completa desse jogo fantástico!

"Bomba bomba, olha a bomba"


Que tal antes de nos aprofundarmos um pouco mais nas maravilhas que Battlefield 3 oferece, eu começar a lhes contar do que se trata a história do modo campanha? É melhor, não? Pois bem, então está decidido. 2014: ano de Copa do Mundo ("êêê!"), eleições ("aaah..."), Olimpíadas de Inverno e guerra entre Estados Unidos e Rússia. O quê?! Não, amigo, a guerra é só no jogo, ok? Mas bem, o Sgt. Blackburn deve comandar um esquadrão para trazer para casa sãos-e-salvos um grupo de soldados americanos que estava investigando um possível aparelho explosivo, provavelmente armado pela milícia conhecida como PLR (e que, acredite, irá lhe incomodar muito durante o jogo). E como um acontecimento vai levando ao outro, Blackburn descobre que a PLR adquiriu da Rússia três bombas nucleares. Uma estava segura com os americanos. Mas e as outras duas?


Não vou entrar em maiores detalhes sobre a história de Battlefield 3 para não "spoilar" vocês, mas posso dizer o seguinte: Blackburn consegue capturar um informante do terrorista que está por trás das bombas nucleares e descobre que ele deseja explodir as duas desaparecidas em Paris e Nova Iorque. Para evitar isso, Blackburn deve se aliar ao Spetsnaz e enfrentar interrogações da CIA. Porém, o tempo é curto e a vida de milhões de civis está em jogo aqui. E o singleplayer do jogo se resume basicamente nisso: bombas. Um dos únicos pontos fracos de quase todo Battlefield é o modo campanha, e com Battlefield 3 não foi diferente. Se você esperava controlar milhões de veículos aqui, já vou lhe desapontando: você só será o co-piloto de um caça e controlará um tanque de guerra americano. Nada de jipes, helicópteros, submarinos, barcos, nada, nada. Só um tanque e um caça. Se não fosse pela beleza dos cenários e da ação do início ao fim, a campanha passaria de "dá pro gasto" para "péssima". Como eu já joguei muito Call of Duty, adianto-lhes que essa série trabalha muito mais no enredo (basta olhar para o sucesso dos Modern Warfare).

Deus abençoe o multiplayer!


Chegamos à parte que Battlefield 3 tem de melhor para oferecer: é claro que eu estou me referindo ao multiplayer. Ao contrário do seu antecessor, Bad Company 2, o modo online desse jogo oferece diversas maneiras para o jogador se divertir e gastar horas com Battlefield 3. As diversas armas, as classes, os mapas estonteantes e enormes, a variedade de veículos nos mais diversos terrenos (ar, água e terra), tudo, absolutamente tudo nesse modo é perfeito. Talvez vocês pensem que eu esteja maravilhando demais esse modo, mas é que a impressão que me dá é que a DICE  trabalhou muito duro para que hoje eu posso lhes estar falando isso. Mas, deixando isso de lado, confira abaixo os modos de jogo, as classes, os veículos e os mapas:

MODOS DE JOGO:
  • Conquest: O modo Conquest já é clássico nos Battlefield. O objetivo é simples: há um determinado número de bandeiras no mapa que devem ser neutralizadas e conquistadas pelo seu time. Depois disso, o adversário pode tomá-la de você, e é claro que seu time pode fazer o mesmo com as bandeiras dele. Cada "spawn" nas bandeiras custa um ticket para a sua equipe. Quanto mais bandeiras conquistadas, menos tickets serão gastos. O time que primeiro chegar a 0 tickets, perde a partida.
  • Rush: Outro modo conhecido pelos jogadores de Battlefield. Aqui, uma equipe será a de defesa e a outra de ataque. Os defensores devem proteger estações M-COM dos atacantes, que, obviamente, estão tentando destruí-las. A cada duas estações M-COM destruídas, os atacantes ganham uma base e aparecem mais dois objetivos para explodir em outro ponto diferente do mapa. Os atacantes ganham se destruírem todas as estações. Caso os defensores consigam matar todos os atacantes antes, eles ganham.
  • Team Deathmatch: Este modo é novidade em um jogo da série Battlefield, mas comum entre a maioria dos FPS. Aqui, dois times devem se enfrentar e aquele que matar todos os adversários, consequentemente ganhará a partida.
  • Squad Rush: Único modo de jogo em que não há veículos. Aqui, dois esquadrões de quatro membros cada devem se enfrentar em um modo parecido com o Rush, porém, há somente duas bases com uma estação M-COM em cada, o que dificulta muito mais a defesa e também o ataque. Se não há união entre os membros do esquadrão, não há vitória.
  • Squad Deathmatch: Parecido com o Team Deathmatch, porém, ao invés de dois times com doze membros em cada, temos quatro esquadrões com quatro membros em cada. A união também é essencial para se vencer esse modo. O time que eliminar todos os adversários leva a vitória.
CLASSES:
  • Assault: A classe Assault - também referida como "Médico" - possui rifles como armas primárias, como a M16 (americanos) e a AK-74 (russos). Como primeiro acessório, pode optar por um kit que regenera a sua vida e a de companheiros de equipe ou um lançador de granadas. O seu segundo acessório é um desfibrilador que pode ressuscitar os parceiros mortos.
  • Engineer: Talvez a classe mais eficiente em Battlefield 3. Sua arma primária é uma submachine gun, como a M4 (americanos) ou a AK-74u (russos), ou também uma shotgun. Possui como acessórios uma ferramenta que repara os danos dos veículos, lançadores de mísseis ou minas anti-tanques.
  • Support: Quem usa a classe Support possui como arma primária as light machine guns, como a M249 SAW (americanos) e a RPK (russos), ambas que causam grande dano. Pode oferecer kits de munição para si próprio e para companheiros e possui um acessório que lhe permite montar a sua arma em qualquer superfície, garantindo melhor precisão na hora de derrubar um adversário.
  • Recon: Aqueles que vão de Recon nas partidas de qualquer FPS são conhecidos como "campers" pelos jogadores, pois ficam escondidos nos cenários somente observando e matando de longe os inimigos, sem serem vistos (na maioria das vezes, por isso, a discrição é necessária). Sua arma primária é uma sniper rifle, como a MK11 (americanos) e a SVD (russos). Possui um "mobile spawn", aparelho que é plantado no chão e, quando o jogador morre, ele tem a oportunidade de nascer nesse local onde o mobile spawn foi plantado.
 
 

VEÍCULOS:
  • M1 Abrams (tanque americano, veículo terrestre)
  • T-90 (tanque russo, veículo terrestre)
  • LAV-25 (APC americano, veículo terrestre)
  • BMP-2 (APC russo, veículo terrestre)
  • 9K22 Tunguska (APC russo, veículo terrestre)
  • LAV-AD (APC americano, veículo terrestre)
  • AH-1 Super Cobra (helicóptero americano, veículo aéreo)
  • Mi-28 (helicóptero russo, veículo aéreo)
  • UH-1Y Super Huey (helicóptero americano, veículo aéreo)
  • KA-60 (helicóptero russo, veículo aéreo)
  • AH-6J Little Bird (helicóptero americano, veículo aéreo)
  • Z-11 (helicóptero russo, veículo aéreo)
  • F/A 18 Super Hornet (caça americano, veículo aéreo)
  • A10 Thunderbolt (caça americano, veículo aéreo)
  • Sukhoi Su-35 (caça russo, veículo aéreo)
  • Sukhoi Su-39 (caça russo, veículo aéreo)
  • Humvee (transporte americano, veículo terrestre)
  • Vodnik (transporte russo, veículo terrestre)
  • Growler ITV (jipe americano, veículo terrestre)
  • VDV Buggy (jipe russo, veículo terrestre)
  • RHIB Boat (barco americano e russo, veículo aquático)
  • AAV-7A1 (transporte fortificado americano e russo, veículo aquático e terrestre)   
 
 

MAPAS:
  • Operation Métro: Como o próprio nome diz, a maioria da fase se passa em uma estação de metrô, em Paris, França. Esse foi o mapa que estava disponível durante a beta, pouco antes do lançamento em outubro. Aqui, não há mapas.
  • Caspian Border: O maior cenário de Battlefield 3. Pode esperar muita ação e bastante veículos (jipes, tanques, helicópteros, APCs e caças).
  • Operation Firestorm: Esse mapa se passa em uma refinaria de petróleo em um ambiente desértico. Também conta com bastante veículos terrestres e aéreos.
  • Grand Bazaar: Um mapa bastante urbano e a maioria do fogo cruzado aqui se passa em becos e mini mercados a céu aberto. Não conta com veículos aéreos ou aquáticos - somente tanques e transportes.
  • Damavand Peak: Outro mapa bem grande de Battlefield 3. Aqui, um túnel liga duas entradas das bases dos americanos e russos no modo Conquest. No Rush, é possível se atirar do alto de uma montanha com o pára-quedas. Neste cenário há helicópteros, porém, não há caças.
  • Tehran Highway: Na minha opinião, esse é o mapa mais "enjoativo" de Battlefield 3. Não sei dizer exatamente o porquê, mas é que quase todo ele é igual (ruas escuras, ponte, casas e prédios) e não há tanta ação quantos nos outros mapas. Por outro lado, é o único cenário noturno do game.
  • Kharg Island: O meu mapa favorito. Aqui você estará em uma ilha na costa do Irã e poderá contar também com barcos para poder chegar à superfície da ilha. Caças, helicópteros, tanques e jipes também estão presentes.
  • Seine Crossing: Passa-se perto do famoso rio francês, o rio Seine. Você poderá encontrar nesse cenário diversos pontos para snipers e somente tanques como veículos. Poderá também contar com muita ação, pois esse é um dos menores mapas de Battlefield 3 (e que mesmo assim, continua sendo grande).
  • Noshahr Canals: Também um dos menores mapas de Battlefield 3, não espere muita ação dele. Há os dois veículos aquáticos - AAV-71 e barco -, tanque, transporte terrestre e helicóptero.
 
 

A união faz a força


Além de ter o lindo multiplayer, Battlefield 3 também conta com um modo cooperativo online para somente duas pessoas. Senti legal a falta de um splitscreen aqui, pois quase sempre você irá encontrar um parceiro bem "noob". Mas bem, o co-op de Battlefield 3 é parecido com as missões do modo campanha, porém mais curtas. Você pode iniciar optando por uma das duas missões que já vem destravadas. Para liberar as outras, deve-se primeiro terminar a anterior. Confira cada uma das missões a seguir:
  • Operation Exodus: Prepare-se para muita incomodação nessa missão, pois os objetivos são defender a sua tropa de americanos do PLR (não falei no início da matéria que eles iam ser uma pedra no seu sapato)? Eu falhei umas três vezes antes de conseguir completá-la e confesso que quase desisti. Tanques inimigos serão o seu maior problema aqui.
  • Fire from the Sky: Nessa missão, você e seu parceiro estão em um helicóptero americano e devem oferecer suporte a outros soldados enquanto eles resgatam um general de uma vila recheada de membros do PLR. Tome muito cuidado com os RPGs e veículos anti-aéreos.
  • Exfiltration: Os jogadores devem invadir um apartamento e capturar um desertor. Assim que eles o fizerem, devem ir pras ruas e enfrentar diversos PLRs enquanto o helicóptero de extração não chega.
  • Hit and Run: Relacionado ao modo campanha de Battlefield 3. Os jogadores precisam invadir um escritório de uma empresa que financia o terrorismo e devem extrair arquivos do último andar do prédio. Aqui é exigida muita cooperação dos parceiros, pois boas estratégias devem ser montadas se você quiser sair com vida do escritório.
  • Drop 'Em Like Liquid: Nessa missão, discrição é exigida dos parceiros. Vocês estarão no controle de dois Marines que foram designados como atiradores (snipers) e devem observar de longe soldados americanos que estão com PLRs presos e, obviamente, um grupo virá resgatá-los. Derrote-os para concluir a missão com sucesso.
  • The Eleventh Hour: Lembrando bastante o modo campanha, os jogadores têm que impedir a armação de uma bomba nuclear e enfrentar diversos terroristas para conseguir tal feito.
 
 

Battlelog


O Battlelog é um serviço especial online oferecido pela Electronic Arts para que os jogadores de Battlefield 3 (tanto na PSN quanto na Live e no PC) possam compartilhar suas estatísticas, marcar partidas com outros jogadores, criar clãs e confrontos entre eles, possibilidade de visualizar perfis de outros usuários e diversas outras coisas. É como se fosse um Call of Duty Elite de pobre, já que o Battlelog não é um serviço que necessita de assinatura.

 

Back to Karkand


Back to Karkand é o primeiro DLC (conteúdo adicional baixável) de Battlefield 3. Nele, não há adição nenhuma ao modo campanha ou cooperativo, porém, há uma porção de coisas disponíveis para o multiplayer. Quem comprou o game na pré-venda, já obteve o seu código para Back to Karkand gratuitamente. Agora, aqueles que desejam comprar o DLC, devem pagar US$ 14.99 na PlayStation Store. Veja as adições de Back to Karkand abaixo e logo depois um trailer do mesmo:

ARMAS:
  • MP5
  • PP-19
  • L85A2
  • FAMAS
  • Type 88
  • L96A1
  • Jackhammer
  • MG36
  • Type 95
  • Type 97
MAPAS:
  • Strike at Karkand
  • Wake Island
  • Gulf of Oman
  • Sharqi Peninsula
VEÍCULOS:
  • F35B (caça)
  • BTR-90 (APC)
  • DPV (transporte terrestre)


Pois bem, se você ainda tinha dúvidas se comprava ou não Battlefield 3, espero que eu tenha lhe convencido. Acreditem, eu joguei o concorrente do jogo, Modern Warfare 3 e só gostei do modo campanha (que possui um ótimo enredo, ao contrário de Battlefield 3). Tirando isso, sobre o multiplayer, que está no mesmo, e o modo Survival, que não me atraiu nem um pouco. Não importa o que as premiações digam: para mim, Battlefield 3 é o FPS do ano e merece muito mais reconhecimento por parte dos jogadores.

Prós

  • Multiplayer incrível
  • A tecnologia Frostbite 2, que forneceu belos gráficos e som, muita destruição, ótima movimentação e ambientes de encher os olhos
  • O serviço online Battlelog
  • O DLC Back to Karkand

Contras

  • Enredo do modo campanha fraco
  • Somente dois veículos para controlar na campanha
  • Falta de um splitscreen
  • Dificuldades para controlar veículos aéreos
Battlefield 3 - PlayStation 3 - Nota final: 9.0
Gráficos: 10  |  Som: 10  |  Jogabilidade: 8.5  |  Diversão: 9.0
Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Eu já joguei MW3 , mas nunca tive a oportunidade de jogar Battlefield 3. Pelo o que dizem, é melhor. Qualquer dia, eu compro.

    ResponderExcluir
  2. Battlefield 3, pelo visto, ficou muito bem feito.Meu blog, xgamesdock.blogspot.com, só quem é inteligente, entra!!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião o BF3 é muito melhor que o MW3, pelo simples fato:
    Quais as melhorias que o MW3 trouxe para a série do CoD, e quais melhorias o BF3 trouxe para a sua fraquia?

    As únicas melhorias do MW3 foi o equilibrio dos Perks e a adição do pointstreak de support.
    Agora existem diversos problemas no jogo, como LAGs constante, desequilibrio das armas (vide FMG9 e Scorpion akimbo e Type95).
    Agora numerar as melhorias do BF3 para a franquia são muitas, gráficos, som, jogabilidade e claro o FROSTBITE 2.

    Outro fato a favor do BF3, quantas pessoas que jogam BF3 vc já ouviu reclamação do jogo?
    Agora quantas pessoas que jogam o MW3 reclamam do jogo?

    ResponderExcluir