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Discussão: PS Vita - Fadado ao Sucesso ou ao Fracasso?

Sempre que um novo console é lançado, dúvidas ficam no ar. Será que ele conseguirá superar seu antecessor? Será que repetirá o sucesso? S... (por Unknown em 15/01/2012, via PlayStation Blast)

PlayStation VitaSempre que um novo console é lançado, dúvidas ficam no ar. Será que ele conseguirá superar seu antecessor? Será que repetirá o sucesso? Será que repetirá o fracasso? Será que vai vencer sua concorrência? O PlayStation Vita chegou cheio de dúvidas e com dois enormes desafios pela frente: superar o desempenho aceitável do PSP e enfrentar o sucesso crescente do Nintendo 3DS no Japão. Com o lançamento mundial prestes a acontecer e uma situação nada otimista lá pela terra natal da Sony, fica a questão: será que o Vita é capaz de ser tudo que prometeu?

Alguns pontos devem ser levados em conta para falar do desempenho do PS Vita: o preço, a questão dos Memory Cards serem uma mídia exclusiva e cara, os jogos disponíveis, o hardware em si e a concorrência. Esses fatores formam uma equação única e o resultado pode ser bem mais complexo do que apenas "sucesso absoluto" ou "fracasso histórico".

Fator 1: Preço

O PlayStation Vita já exibe uma fraqueza na questão do mercado, já que seu valor é maior do que todos os concorrentes. A versão Wi-fi custa US$ 249,00 e a 3G, US$299,00. É o mesmo valor do Nintendo 3DS em seu lançamento, e a Nintendo foi obrigada a cortar drasticamente o preço para manter as vendas.

Outro fato no mínimo curioso é que um PS3 novo, comprado nos EUA, também tem esse valor. Por mais que o PS Vita seja um lançamento, tenha tecnologia de ponta e tenha um grande e brilhante futuro, pouca gente irá preferir gastar esse valor com um portátil quando se pode adquirir um console que também funciona como blu-ray player, DVD player e até para navegação na internet, além dos serviços Netflix, Music Unlimited, entre outros. Essa questão se estende para a próxima, que é...

O famigerado Memory CardFator 2: Memory Cards como mídia exclusiva

Ok, você juntou seu suado dinheirinho e comprou seu PS Vita. Mas, olha só, para poder salvar seu progresso nos jogos, você precisa comprar um Memory Card. Esse cartão de memória é basicamente uma volta ao passado. Lembra-se dos Memory Cards do PS e do PS2? Lembra-se dos problemas que isso às vezes gerava?

Quando digo problemas eu quero dizer desde a falta de espaço até o fato de algumas vezes a bateria do Memory Card falhar e apagar todos os saves. Mas a questão do PS Vita é ainda mais séria: o preço dos Memory Cards. O mais barato custa US$19,99, e cada jogo gira em torno de US$49,99. Você pode então dizer: "mas o Vita pode acessar a PSN e fazer o download de jogos por US$4,99!". Certo. Mas para isso você precisa do Memory Card para instalar o jogo. E pior: esse mais barato, de US$19,99, tem apenas 4GB de memória. Pense em quantos jogos e saves você pode manter nesse espaço. Uma dica: é muito pouco.

Vamos às contas, então: US$249,90 na versão Wi-Fi do Vita; US$19,99 no Memory Card de 4GB; US$49,99 no Uncharted: Golden Abyss. Vamos localizar esses valores e dizer que você vai importar tudo isso. Jogando US$10,00 de frete, o valor total é de US$328,90. Com a cotação atual do dólar girando em torno de R$1,78, o valor em reais seria de R$587,50. Se você for azarado, ainda pode levar 60% de taxação da Receita Federal e ter de pagar mais R$350,00. Mesmo que não pague, esses quase R$600,00 não formam exatamente um valor atrativo, e pensando que toda essa conta foi feita levando em consideração apenas os menores valores disponíveis, comprar um Vita em seu lançamento é coisa para quem pode. E a maioria não pode.

Suposta edição especial para a América Latina do PS VitaA tática da Sony na América Latina (incluindo o Brasil), ao que tudo indica, é lançar uma edição especial contendo o PS Vita, um case para proteção e armazenamento do console, o jogo ModNation Racers Road Trip e um cartão de memória de 4GB. Como todos conhecemos bem o mercado brasileiro, dá para chutar o valor desse kit em torno de 800 ou 900 reais. Eu chutaria mais, mas prefiro esperar e dar risada. De qualquer maneira, essa estratégia do kit seria benéfica se aplicada no mundo todo, com um preço menor.

Fator 3: Jogos disponíveis

Nesse ponto, o console é bem atrativo. Entre Uncharted: Golden Abyss, Silent Hill: Book of Memories, LittleBigPlanet, Touch My Katamari e outros, o jogador ficará bem servido, e praticamente qualquer pessoa terá algo que se encaixe com seu gosto. Além disso, o Vita também conta com jogos que utilizam a realidade aumentada, como Reality Fighters.

Uma das maiores forças do console é justamente a biblioteca de jogos e, acima disso, as inovações interessantes aplicadas. Pode não parecer novo dizer que ele tem uma tela de toque e um touch pad traseiro, mas, na prática, isso pode ser inteligentemente aplicado a qualquer jogo. Desde a forma interessante de diminuir e aumentar objetos em LittleBigPlanet até o sistema de "aponte e pule" de Uncharted, os desenvolvedores se esforçaram para aproveitar as possibilidades. O Vita inclusive sai na frente da concorrência na questão software. Sua biblioteca inicial é maior e conta com nomes de muito mais peso. Infelizmente, com a questão dos Memory Cards, fica difícil simplesmente aproveitar a biblioteca.

Fator 4: O console

Os jogos aproveitam muito bem as possibilidades do Vita, mas quais são elas? Além da tela de toque e do touch pad, ele possui uma capacidade de processamento enorme, com um processador de quatro núcleos e os impressionantes 512MB de memória RAM. Para referência, o PS3 tem apenas 256MB de RAM dedicada a jogos.

A possibilidade de uma conexão 3G é muito atrativa, dando ao console usos mais variados e até mesmo aproximando-o de um tablet ou um smartphone. A parte triste é a sua bateria: ela dura apenas de 3 a 5 horas, isso sem usar o som, sem conexão com a internet e com o brilho da tela no nível padrão.

O sistema Near (claramente uma tentativa de acompanhar o StreetPass do Nintendo 3DS) é interessante e promove uma união dos jogadores, mas o fato de funcionar em separado e externamente aos jogos e aplicativos corta um pouco o sentido dele. A mudança do XMB (o esquema de navegação de menus padrão da Sony) para as bolhas contendo os aplicativos e jogos deve desagradar muita gente, especialmente porque o novo esquema traz uma desorganização bem grande.

Nintendo 3DS: a concorrênciaFator 5: A concorrência

O último fator é um dos mais complicados. Quando o Nintendo 3DS foi lançado, sua performance nas vendas foi muito questionada, e muitos até pensaram que a companhia fosse desistir do console. Foi necessária um corte enorme do valor, custeado pela própria Big N, e o lançamento de diversos jogos (mais especificamente um Monster Hunter) para tirar o Nintendo 3DS do limbo comercial em que ele se encontrava no Japão. E, embora no resto do mundo ele ainda esteja lutando para se firmar, o console tornou-se uma febre nipônica e domina o mercado de games desde então no país.

É nesse cenário que o Vita está tentando se intrometer. Chegando após seu concorrente, com inovações difíceis de serem percebidas a olho nu e um valor total bem salgado, ele é obrigado a enfrentar um console bem sucedido, derivado de outro que teve um resultado ainda melhor, que chama muito a atenção pelo uso do 3D sem óculos (ainda que esse fator incomode muitos jogadores) e um valor bem acessível. O 3DS ganhou tanto espaço e se firmou tanto na mentalidade das pessoas que é difícil para outro portátil fazer o mesmo a essa altura. Sem dúvidas, esse é o maior desafio do Vita.

Mas voltemos ao início desse fator: o 3DS firmou-se apenas no Japão, e uma das maiores razões foi o lançamento de Monster Hunter Tri G. O resultado decepcionante das vendas do PS Vita no Japão refletem a questão dos gostos dos orientais. Uncharted não é uma série tão consagrada lá, mas no Ocidente é uma verdadeira febre. Talvez, e é apenas uma suposição, isso seja o bastante para tornar o console um sucesso no nosso lado do mundo, mas essa suposição é tão vaga e é tão difícil equilibrar esse fator com o valor do console e seu Memory Card que é mais fácil dizer apenas: "quem sabe?".

Conclusão

Fato é que a Sony precisa ajustar sua estratégia se quiser que o Vita se torne maior do que o PSP foi. Enquanto ele patina no Japão, já nascem boatos sobre um Monster Hunter Vita. Sem facilitar a vida do jogador com valores mais acessíveis e uma campanha mais sólida para tornar o console um objeto de desejo, a companhia estará cometendo o mesmo erro que cometeu com o PSP, tornando-o um sucesso isolado no Japão, dependente da série Monster Hunter e com uma vida útil limitada.

Quem sabe?

Nessa equação tão complicada, nós queremos saber de vocês: o PS Vita está fadado ao sucesso ou ao fracasso?

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

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  1. "fracasso", nem tanto fracasso, mas deve vender menos que o psp, motivo:
    -raramente alguém vai querer jogos para um portátil com gráficos muito incriveis...como assim? vamos imaginar uncharted, ver o jogo em uma tela pequena não é tão confortável quanto no ps3 e raramente alguém no vita vai ligar se dá pra notar cada fio de cabelo ou não, sendo assim, qualquer um vai preferir no ps3.

    -normalmente jogos de portateis não precisam ter muita história e cenas, a pessoa compram pra poder jogar de vez em quando no horário de almoço em quanto vai ou volta do serviço, escola...

    -um dos principais motivos pro vita "perder" é aquele jogo que algumas pessoas afirmam ter pacto com o demonio.... Pokemon, por mais que algumas pessoas odeiem e chorem, não tem como negar que o (talvez) maior motivo pra boa parte das pessoas comprarem um portátil é pokemon.

    - dos jogos que mais atraem os consumidores de portáteis (o pessoal ta comendo "consumindo" até portáteis?), o unico que o vita poderá ter é monster hunter e talvez (embora não foi anunciado) Metal gear ... enquanto o 3ds tem mario (kart, land, batata, arroz), pokemon (devem sair gray, marrom, azul marinho e arco iris), monster hunter, star fox, e agora tem uma das franquias que o psp mais podia se orgulhar que é metal gear.

    é melhor a sony começar a inovar e esquecer um pouco de potencia, porque potencia não é o mais importante em um console, se o psp que já era muito mais potente que o ds (que modestia parte era bem fraquim em potencial) perdeu feio pra ele imagina o vita que tem a desvantagem do preço e agora o 3ds ter um potencial bom.

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  2. ainda acho que o Vita sera um sucesso, assim como o PSP foi. Qunato a matéria discordo quando diz que o 3DS só vai bem no Japão, ele ja ta chegando aos 15 milhoes no mundo, um ritmo quase igual ao DS.

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  3. Primeiro,acho que dizer que o 3ds faz sucesso apenas no Japão é uma falta de informação de quem escreveu a matéria (Leandro Fernandes), um console que vende aproximadamente 10 milhões no "resto do mundo" (fora do Japão) num período de 10 meses, ou seja uma média de 1 milhão de consoles vendidos por mês. Faz sucesso apenas no Japão?
    Segundo dizer que o sucesso de vendas do 3ds está ligado ao Monster Hunter, é uma tremenda M#$%@, pois existem dois jogos exclusivos da Nintendo que venderam no mundo aproximadamente 5,5 milhões (Super Mario Land) e 4,6 milhões (Mario Kart 7) de cópias. O sucesso de vendas do 3ds é unicamente exclusivo ao Monster Hunter???
    Agora vamos ao Vita, primeiro NA MINHA OPINIÃO, a biblioteca inicial não é tão boa quanto dizem, pois qual jogo faz vc gastar digamos 250,00 dólares para jogá-lo? Fora o Uncharted (que eu duvido) qual outro?
    O pior é que por mais que o Uncharted faça sucesso, será que tem alguém disponível a gastar para comprar um novo console para jogar o Uncharted do Vita, quando o Uncharted do PS3 acabou de ser lançado?
    Acho que temos uma pequena overdose de Uncharted neste período, e pior, o grande sucesso do Uncharted está atrelado ao modo multiplayer, por mais que a campanha seja ótima, ela acaba, o multiplayer estende a vida do jogo, mas este modo não existe para a versão do Vita. Duvido que o Vita supere as expectativas por causa deste jogo.
    E o pior como todos dizem, pq gastar tanto em um console portátil se pelo mesmo valor vc compra um console de mesa que possui mais recursos e uma biblioteca imensa (PS3, XBOX 360 e Wii). Isso sem levar em consideração a crise que se encontram os países europeus e o próprio EUA (e ainda acham pouco vender 10 milhões em 10 meses). Eu acho difícil o Vita bater o 3ds, mas o mundo da voltas. Quem um dia pensou em jogar Sonic num console da Nintendo???

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  4. Só esclarecendo que eu não disse que o 3DS só vai bem no Japão, mas sim que ele ainda não se estabilizou tanto no resto do mundo quanto lá. Mario Kart 7 e Super Mario Land tiveram a sua parcela de importância, sim, mas todo mundo sabe que no Japão o que manda é Monster Hunter.
    Enfim, obrigado pelos comentários, sempre bom gerar discussão ;D

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  5. na verdade o que manda no japão é pokemon, a prova é que monster hunter nunca saiu pra ds e ele sempre vendeu mais que o psp no japão

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  6. Quem manda é Monster Hunter??? Que ideia é essa??
    É mais do que óbvio que Mario e Pokémon dominam o Japão bem na frente das outras franquias. Acho que M e P tiveram uma parcela maior nas vendas do 3DS do que MH ( OK, talvéz Super Pokémon Scramble nem tanto, mas espera só lançar um da série principal).

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  7. ps vita vai ter o mesmo suceso do SNK neo geo pocket kkk

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  8. Esclarecimento fiscal: Os 60% de imposto são devidos independentemente da "sorte" com a receita federal. Importação gera imposto, e não pagá-lo é sonegação (crime).

    Claro que é 100% certo que ninguém no Brasil paga esse imposto por livre e expontanea vontade, só o faz quando a receita flagra e cobra. Poderia se abrir um novo tópico e dissertar sobre o valor absurdo da carga tributária e o mal uso da receita governamental, mas não é esse o ponto.

    Faço essa observação apenas porque, como um canal de divulgação Playstationblast tem obrigação de informar corretamente seus leitores. E o certo nesse caso é informar o preço sempre considerando seus impostos devidos.

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