Vem aí

Prévia: Assassin's Creed III (PS3)

Está na hora de um novo Assassino entrar em ação. Após 4 anos presenciando as difíceis vidas de Altaïr e Ezio, a Ubisoft nos traz um títu... (por Unknown em 07/04/2012, via PlayStation Blast)

Está na hora de um novo Assassino entrar em ação. Após 4 anos presenciando as difíceis vidas de Altaïr e Ezio, a Ubisoft nos traz um título quase todo reformulado, com novas mecânicas, gráficos e fatos que prometem surpreender os jogadores.Em Assassin's Creed III, Connor percebe que a vingança não vale a pena e por isso possui um senso de justiça e luta contra a tirania que abalou os Estados Unidos da América no século 18.

Nasce um novo herói


Ratohnhaké:ton (pronuncia-se "Ra-doon-ha-gay-doo"), americanizado como Connor Kenway, será o protagonista de Assassin's Creed III. Connor nasceu e cresceu no vilarejo dos Mohawks (importante ressaltar algo aqui antes de continuarmos: os Mohawks, como muitos sites brasileiros noticiaram, não são os Moicanos; Mohawks e Moicanos são duas distintas tribos) e é filho de uma mãe indígena com um pai inglês branco. Connor sofreu duramente durante a sua infância, geralmente no encontro entre a sua tribo com os colonizadores europeus. Em meados de sua adolescência, o garoto presenciou seu vilarejo ser destruído por esses homens. Para conseguir justiça, ele entra para a Ordem dos Assassinos em 1770, aos 15 anos de idade, como um guerreiro quieto porém mortal.


5 anos depois desse acontecimento, a Revolução Americana eclode, e Connor se vê no meio dessa guerra entre americanos e britânicos. O nativo procura não se envolver muito nesse conflito, mas sim em um que acontece dezenas de séculos antes: Assassinos contra Templários. Porém, ele não consegue evitar de se encontrar e virar aliado de figuras históricas como George Washington e Benjamin Franklin. Prepare suas armas para muita ação e sangue no campo de batalha.

Um toque de Red Dead Redemption


Na minha opinião, é muito chato ficar dizendo que um jogo foi baseado em outro. Isso definitivamente não existe. Pode até possuir alguns fatores que lembrem determinado game, mas cada um é cada um (ou algum elemento baseado; se isso ocorre, significa que o jogo é realmente bom). Por exemplo, é impossível ver um jogo de mundo aberto e não se lembrar de GTA, título referência nesse quesito. Em Assassin's Creed III, temos uma novidade muito gratificante: a possibilidade de caçar animais selvagens.

Connor, prestes a matar um alce com o arco e flecha
Só isso não seria nada de mais, mas ao matar um animal, Connor poderá cortar a sua pele e depois vendê-la em algum negócio local. Agora você se lembrou de Red Dead Redemption, não? Pois é, também poderemos fazer quests para habitantes da Fronteira (o mapa do jogo) e ganhar dinheiro em troca disso. As facções, tais como ladrões, cortesãs e mercenários, deixarão de existir. Em vez disso, teremos grupos que podem ser nossos aliados e nos ajudar nessas quests; senão, grupos inimigos que irão nos atrapalhar - nada que um Assassino não possa resolver.


A Fronteira


Trazendo um mapa pelo menos 1,5 vezes maior e muito mais detalhado do que o de Brotherhood, Assassin's Creed III promete inovar nesse sentido. A Fronteira irá abranger as cidades de Nova Iorque e Boston do século 18, além de grandes florestas, montanhas, penhascos, rios e lagos com suas próprias características em determinadas épocas do ano. Se estivermos na primavera, veremos as flores desabrochando, pássaros retornando do Hemisfério Sul, o céu claro e as pessoas com um rosto mais alegre. Se for inverno, Connor terá de enfrentar baixas temperaturas, bastante neve no chão (que dificultará o seu deslocamento), rios congelados e lobos famintos. Acampamentos de soldados poderão trocar de lugar entre as estações do ano ou entre a noite e o dia. Mas para Connor, nada disso faz diferença, pois ele é um predador.

O que isso significa? Bem, ele cresceu entre os nativos, portanto, é natural que ele conheça melhor as florestas e o comportamento dos animais selvagens. Para Connor, é muito mais fácil enfrentar tropas inimigas no meio em que ele cresceu do que nas cidades, por exemplo. Ele pode escalar árvores e pular de galho em galho sem ser visto.

 

A Ubisoft comentou que a viagem rápida estará de volta em AC3, mas não de que forma isso ocorrerá. Eu não acredito no retorno dos túneis, pois com certeza seria difícil de plantar um no meio da floresta que se ligasse com o da cidade. Possivelmente, será algo como carroças.

 
 

Para terminarmos de falar da Fronteira, não haverá captura de torres ou defesa de territórios. Marcará presença uma nova moeda, a volta das fases de plataformas (que nos recompensavam com alguma armadura), a possibilidade de customizar os vestes de Connor e o sistema de notoriedade; algumas áreas serão restritas - como acampamentos britânicos - e outras não. Grandes eventos que revolucionaram a época - como a Batalha de Bunker Hill e o Grande Incêndio de Nova Iorque - prometem dar uma outra perspectiva ao jogador.

 

Um predador de mãos cheias


Assassin's Creed III irá nos presentear com um combate muito mais agressivo e realista. Connor poderá manusear duas armas ao mesmo tempo, como uma machadinha e uma faca, e derrubar vários inimigos em sequência. Novos equipamentos também estarão presentes, como o arco e flecha (semelhante à besta que Ezio usava), garrucha e rifle; mas armas tradicionais da Ordem dos Assassinos, como Lâmina Oculta e espada, não ficarão de fora do arsenal do protagonista (também nada impede a volta do veneno).


Novos estilos de combate inovarão a série, como a possibilidade de usar um soldado inimigo como escudo humano, caso esteja sendo apontada uma arma para Connor. A Ubisoft diz ter criado movimentos e animações únicas para esse jogo, sem somente reaproveitar os dos títulos anteriores. Os Assassinos recrutas poderão ajudar Connor em batalha, mas nada foi dito sobre aquele sistema de níveis. Eu chuto que ele estará de volta e em vez de mandarmos os nossos pupilos para a Europa, mandaremo-os para o resto da América Colonial (Brasil talvez?).
Enfim, Assassin's Creed III promete ser "O (com "o" maiúsculo mesmo) Assassin's Creed" e com certeza agradar aos antigos fãs e quem sabe trazer diversos outros. Até então, nada foi comentado sobre o retorno de Desmond Miles, o protagonista de 2012. Ele finalmente saiu do coma e agora se encontra na mesma localização que o seu antepassado, Connor. O que ele procura por lá? Será que é ali mesmo o Grande Templo? Ninguém sabe como tudo encerra - mas se eu fosse você, não deixaria de conferir.
Revisão: Alberto Canen 

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook