Jogamos

Análise: Tony Hawk's Pro Skater HD (PSN)

Nesta geração de consoles, a Activision não conseguiu desenvolver um título que valha a pena jogar da franquia Tony Hawk - que vinha em d... (por Unknown em 18/09/2012, via PlayStation Blast)

Nesta geração de consoles, a Activision não conseguiu desenvolver um título que valha a pena jogar da franquia Tony Hawk - que vinha em decadência desde os seus últimos jogos para o PlayStation 2. E então, como resolver a insatisfação por partes dos jogadores? Pensando nisso e se lembrando do sucesso que um dia já foi, a Activision decidiu lançar Tony Hawk's Pro Skater HD, um remake em alta definição da série de mesmo nome. Será que os problemas foram resolvidos? É o que você irá conferir nesta análise.

Os bons velhos tempos


Só de falarem para mim o nome "Tony Hawk", já me bate uma nostalgia. Mesmo eu não curtindo muito skate ou ao menos saber andar em um, sempre gostei muito a série de games do esportista. Me divertia por horas jogando com amigos, só andando pelos cenários, fazendo manobras aleatórias e, simultaneamente, curtindo a ótima trilha sonora que a franquia sempre teve. Tony Hawk's Pro Skater HD ainda conseguiu me trazer essas lembranças. A Robomodo, responsável por Tony Hawk: Ride e Tony Hawk: Shred (ambos que levaram Tony Hawk ao fundo do poço), até que fez um bom trabalho com Pro Skater HD - considerando que ele é um título da PlayStation Network que ocupa menos de 400 MB no seu disco rígido.


O gameplay permaneceu intacto, ou seja: os controles são exatamente os mesmos. Se você era manjador, então continuará sendo. Os gráficos foram adaptados à atual geração de consoles, trazendo visual e texturas excelentes da Unreal Engine 3; os cenários e skatistas foram também muito bem trabalhados. Ponto positivo para o game.

Porém sempre há um porém


Como todo jogo, Tony Hawk's Pro Skater HD também apresenta alguns defeitos. O primeiro e um dos mais importantes: a inexistência de um multiplayer local. Isso mesmo, não podemos mais reunir familiares e amigos para jogar umas partidas em tela repartida. Por que isso, Robomodo? Outro item muito importante e que fez falta foi a customização de personagens e de cenários. Esse era um fator que permitia criarmos a nossa própria identidade para dentro do jogo, e a (maldita) Robomodo simplesmente arrancou isso de nós. Só pela falta de splitscreen e de customização, já lhe adianto que os 15 dólares não serão bem investidos; prefira guardar o dinheiro para outra coisa (quem sabe se o valor fosse um pouco menor). Dentro de pouco tempo, você já estará enjoado de Tony Hawk's Pro Skater HD.



A trilha sonora e as fases clássicas voltaram, mas somente em parte. Contamos com apenas metade das músicas originais dos dois primeiros Pro Skater, mas não é algo que atrapalhe muito (visto que o restante foi preenchido por também ótimos sons). Mas as fases... Das 19 que aparecem juntas em Pro Skater e Pro Skater 2, apenas sete (!) marcam presença em Pro Skater HD, e ainda devem ser liberadas conforme progredimos na história (a não ser que você use um código específico para destravá-las). Quer mais que isso? Bem, daqui a um tempo fases de Pro Skater 3 e Pro Skater 4 serão disponibilizadas. Mas guarde a comemoração, pois elas deverão ser pagas para serem liberadas (o famoso "DLC").

Conhecendo os modos de jogo


Para variar um pouco e para (tentar) não enjoar um pouco - já que não temos multiplayer local e  customização -, Tony Hawk's Pro Skater HD conta com variados modos de jogo (que podem ser jogados tanto offline quanto online), os quais você pode conferir abaixo:
  • Career: O modo carreira do game consta em completar uma série de objetivos em uma fase dentro de dois minutos. Esses objetivos podem ser diversos, como coletar letras para completar uma palavra ou achar um DVD escondido, em uma parte de difícil acesso do cenário. Também é possível fazer manobras para completar a pontuação total e destravar o próximo nível.
  • Big Head Survival: Um modo inusitado, mas divertido. Aqui a cabeça do seu skatista irá crescendo conforme o tempo passa. O objetivo é diminuí-la realizando manobras, mas tome cuidado para ela não crescer muito e acabar explodindo.
  • Free Skate: Esse é o modo mais procurado pelos jogadores por não possuir regras, limite de tempo ou objetivos a serem completados. Simplesmente passe o tempo "viajando" e explorando novas partes dos cenários e descobrindo manobras ainda não realizadas.
  • Hawkman: Esferas das mais diversas cores estarão espalhadas pela fase, e o seu objetivo é coletar o maior número possível. Soa fácil, porém algumas só são coletadas realizando manobras específicas.
  • Projectives: Similar ao modo Career, porém o tempo é reduzido pela metade e o número de objetivos a serem completados aumenta. Modo recomendado somente para profissionais (vai encarar?).
E então, vale a pena o investimento de 15 dólares? Mais acima eu disse que não, mas ressaltei no início da análise que skate não é um dos meus esportes favoritos. Gostava mesmo era de reunir os amigos para jogar Tony Hawk no PS e no PS2. Se você é como eu, siga o meu conselho e não o compre. Agora, se você sempre foi um fã da franquia (e os contras que postei não o abalaram), então não perca tempo e compre logo Pro Skater HD.

Prós

  • Oportunidade de jogar novamente as raízes de Tony Hawk
  • Gameplay continua da mesma maneira
  • Gráficos em alta definição
  • Diversos modos de jogo
  • Trilha sonora incrível
  • Modo online não deixa a desejar

Contras

  • Falta de multiplayer local
  • Ausência de customização de cenários e personagens
  • Bugs persistentes, como travamento de tela
  • Pouca variedade de fases
  • Enjoa facilmente
Tony Hawk's Pro Skater HD - PlayStation Network - Nota final: 8
Visual: 8.0  |  Som: 9.0  |  Jogabilidade: 9.0  |  Diversão: 7.5
Revisão: Leandro Freire

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook