Stage Select

Stage Select: O Castelo (ICO)

ICO é a junção de tecnologia e arte. E como toda boa união, os gráficos contribuem para construir uma atmosfera belíssima e única para es... (por Unknown em 22/11/2012, via PlayStation Blast)

ICO é a junção de tecnologia e arte. E como toda boa união, os gráficos contribuem para construir uma atmosfera belíssima e única para esta obra de arte do Playstation 2. Para se ter uma ideia da grandiosidade do título, é necessário entrar pelos portais e acompanhar Ico e Yorda na transposição dos obstáculos ligados a essa imensa fortaleza. 

OBS: O texto a seguir contém spoilers que podem prejudicar

História

Para comprender melhor o universo único do jogo, é preciso saber que Ico é um jovem com chifres e segundo os anciãos, tal acontecimento traria o caos para a tribo. O conselho da tribo então, decide que o jovem deveria ser mantido preso, em uma grande fortaleza por toda a eternidade. Lá conhece uma garota também presa, porém por uma rainha má que parece ser a real anfitriã. Juntos, os dois precisam ultrapassar obstáculos para encontrar a saída desta fortaleza.

Personagens interagem com a mítica Fortaleza. 

Um Castelo, diversas áreas

Toda a história e a tensão do jogo acontecem em um enorme cenário dividido em alas:

Tumbas: Local onde a jornada se inicia. É neste local onde Ico tem a visão e conhece Yorda presa em uma cela. Os primeiros quebra-cabeças fazem referência ao processo de libertação e apresentação das personagens protagonistas.





Medo da Queda: O lado mais focado na exploração encontra-se neste segundo momento. Aqui, Ico e Yorda precisam escalar muros enormes e pular de grandes alturas. Aspectos de "A Divina Comédia" (Dante Alighieri) são apresentados neste local como o céu e o purgatório, demonstrando o quão alta pode ser uma queda. 






Simetria: Dois lados da mesma moeda. Assim pode ser definida a terceira etapa na evolução das personagens. Eles precisam passar por obstáculos de luz e sombras, sempre atrás de uma saída e de sua salvação. É neste local que acontece o primeiro encontro com a Rainha (The Queen), antagonista e responsável por prender Yorda na fortaleza.


Água e Madeira: Neste local, Ico precisa retornar ao castelo através de parapeitos de madeira que levam diretamente ao mar. A fortaleza surge no pico da montanha, e Ico percebe-se longe demais de seu caminho.

O Oceano: Para retornar ao castelo, Ico deve antes, atravessar o oceano. O local possui engrenagens e que o levarão de volta enquanto salta por precipícios atrás de sua protegida. "Navegar é preciso" é o lema desta ala, composta principalmente pelo sentimento de solidão e provação.





A Rainha: O Confronto final entre as forças dicotômicas do bem e do mal possui um cenário tão grandioso quanto. O local é sala do trono, onde Ico deverá tentar pela última vez, escapar deste labirinto e selar seu destino junto aos heróis.





OBS: os nomes das Alas encontram-se no Manual de Instruções do Jogo Original PS2.

Castelo? Fortaleza? Labirinto?

Saída a frente, será mesmo?
O cenário é o local onde a história toma forma. É nele que tudo acontece. Em ICO, o castelo é o quarto protagonista, servindo como palco da ação e intervindo de forma viva e funcional no destino de Ico, Yorda e mesmo da Rainha.

Um local de proteção, o Castelo exerce a função de transcendência. Ao realizar de forma positiva o quebra-cabeça proposto em cada cômodo, o jogador sente-se subindo mais um degrau na escala de
satisfação. É como se a imersão fosse total, com direito a se colocar no papel de Ico, seu desenvolvimento de menino em herói é o mesmo do jogador.

A Fortaleza de ICO é o símbolo daquilo que o ser humano mais teme: o desconhecido. E assim como outros heróis precisam "matar seus dragões" para evoluírem, Ico precisa dominar seu labirinto, sua própria fortaleza cheia de altos e baixos, de esforços e principalmente, de vitórias. Precisa proterger-se em seu próprio castelo, visando sempre o desenvolvimento pessoal. Assim como a jornada de Ico, cada um de nós segue o mesmo processo de libertação e descobertas. AH Sim,  e Yorda vale a pena, não vale?





Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook