Perfil

O Acidental herói Laguna (Final Fantasy VIII)

"Qual seu personagem preferido do jogo?" indagava o, hoje quase esquecido na memória, amigo. "Laguna", foi a resposta.... (por Pedro Vicente em 24/07/2013, via PlayStation Blast)

"Qual seu personagem preferido do jogo?" indagava o, hoje quase esquecido na memória, amigo. "Laguna", foi a resposta. "Mas ele nem faz parte da party?" disse, ao que respondi "Laguna", novamente. Entre as memórias do jogador e das personagens, Final Fantasy VIII conseguiu tecer relações importantes. Não apenas por ser um ótimo jogo, sucessor de um estrondoso sucesso, mas sim por ser um título que conseguiu cativar e conversar com as emoções daquele jovem e tímido rapaz. E falando de memória, talvez seria estranho afirmar que me lembro muito mais de Laguna do que daquele amigo, talvez seja algo amedrontador preferir a representação à realidade. O fato é que, independente da gravidade do assunto, Laguna Loire persiste em minhas lembranças. Porque fui ele durante algum tempo, e porque me identificava de alguma forma com ele. "Ei, qual é seu personagem preferido de Final Fantasy VIII?".

Observação: este texto contém spoilers do jogo.

Olhos em mim

Frequentemente nos jogos, somos convidados a fazer parte de uma história a partir da perspectiva de um grande herói, forte e seguro de si, destemido e extrovertido. Laguna não era quase nenhuma dessas coisas, e talvez por isso tornou-se uma referencia para mim. Era um soldado de Galbadia e em sua juventude, a região estava em guerra com o todo poderoso país ultra-tecnológico, Esthar. Entre uma missão e outra, a parada obrigatória era o bar do hotel da cidade. E foi lá que ele a conheceu, e foi lá que eu o conheci.

O acidental herói desenvolveu, entre um drinque e outro, uma admiração pela jovem pianista do bar do hotel, Julia. Noite após noite ele sentava em sua habitual cadeira para vê-la se apresentar. Seus olhos fixavam-se nela, e seu coração batia mais rápido. Com um empurrãozinho de seus amigos Kiros e Ward, o jovem Laguna decidiu se declarar. Apenas para sentir uma câimbra na perna e voltar humilhado para a mesa antes de conseguir falar com a moça. Só que de repente ela mesma veio falar com ele e convidou-o para conversar com ela em seu quarto.

É, acho que ele "vai estar aceitando"
Lembramos, eu e Laguna, de tudo o que aconteceu naquele quarto. Da conversa que teve com Julia e de tudo o que dividiram. O guerreiro, entretanto, foi chamado para ir a combate, nunca mais retornando para o bar daquele hotel, nunca mais retornando para Julia, mas deixando-a com a inspiração e coragem necessárias para compor suas canções e canta-las.

A canção tema do jogo, Eyes on Me, é uma composição de Julia para Laguna. A letra da música conta os momentos, da perspectiva da moça, que viveram juntos naquelas noites. Coincidência ou não, essa música embala o romance dos filhos deles, Squall e Rinoa.

O tio e o pai

Na época não sabia, mas a vida é feita de amores que ficam e de amores que vão. Laguna e Julia foram separados pela guerra, porque o nosso herói acabou se envolvendo em inesperados acontecimentos, afastando-se de Galbadia e chegando à pequena cidade de Windmill, onde refez sua vida. Entre a melancolia da separação e a esperança na vida, o bondoso e tranquilo soldado se tornou o "tio Laguna".

Vivendo com Raine e a pequenina Ellone, Laguna descobriu outras coisas da vida. A sorte de um amor e de uma vida tranquila, junto com suas queridas mulheres. Conheceu o amor novamente, se declarou a Raine e viveu com ela por um tempo. Mas a vida de um herói não é fácil, e teve de se afastar de sua amada, de sua "filha" e de seu filho que estava para chegar. A primeira, nunca mais veria.

Com vocês, o senhor Presidente

Das cadeias de Esthar, onde Laguna ficou detido, surgira um novo líder para o movimento de resistência contra a nefasta bruxa Adel. Da maneira mais aleatória e acidental possível, o simpático e tenro homem cativou os prisioneiros e acabou se tornando referencia da luta. Participou do plano contra a temida bruxa e virou o presidente da mais avançada nação que o mundo já conheceu.

Uma das coisas mais legais de FFVIII é ter uma cidade-continente, Esthar
Mesmo com a dor da perda de dois grandes amores, Laguna teve forças para seguir em frente e ajudar aqueles que necessitavam. A impressão que fica é que o "acidental" herói, que foi caindo quase que sem querer em várias situações e nunca procurara ser esse grande nome, é justamente um dos mais verdadeiros heróis dos jogos. Guiado apenas pela vontade de ajudar, acabou cativando a todos com seu jeito e se tornando um dos homens mais poderosos daquele mundo.

A dor e a delícia de viver

Laguna cativou não por ser um poderoso guerreiro que massacrava os inimigos com sua sub-metralhadora, mas sim por ser amigo, atencioso, carinhoso, cheio de esperança e de amor. Ao ver o final do jogo, na primeira e nas outras vezes, o momento em que mais me emocionei não foi o dos acontecimentos envolvendo o parvo Squall e a bela Rinoa, mas sim aquele com a cena de Laguna diante do túmulo de um de seus grandes amores. A dor do olhar tímido do homem que viveu as mais incríveis experiências. A tristeza de ver partir aqueles a quem se ama. Ainda assim, um olhar sereno consegue surgir. Viver é a maior e mais bonita aventura. Estranho é aprender e sentir essas emoções em um videogame?


Revisão: Samuel Coelho 
Capa: Sybellus Paiva

é um homem sem qualidades. Para se esquecer das décadas de fracassos de sua vida real, resolveu passar parte do seu dia jogando. Iniciado nos games por Adventures e JRPGs, hoje em dia joga de tudo. Gosta muito de escrever sobre jogos, mas só dá nota 10 para games em que você pode dar Suplex em um trem.

Comentários

Google
Disqus
Facebook