Vem aí

Prévia: A guerra contra os Helghast continua em Killzone: Shadow Fall (PS4)

Killzone é uma das mais importantes franquias atuais da Sony. Primores em qualidade técnica, os jogos da franquia sempre ficaram devend... (por Unknown em 15/09/2013, via PlayStation Blast)


Killzone é uma das mais importantes franquias atuais da Sony. Primores em qualidade técnica, os jogos da franquia sempre ficaram devendo um pouco em relação ao enredo e à imersão da aventura, tendo como foco principal as funcionalidades multiplayer. Com o lançamento do PlayStation 4 batendo à porta, a Guerrilla Games - desenvolvedora responsável pela série – nos presenteará com mais um capítulo da guerra contra os Helghast com Killzone: Shadow Fall, jogo que promete ser o grande destaque do lançamento do novo console da Sony. Confira os motivos pelos quais você deve ficar empolgado!


Paz impossível

Shadow Fall se passará aproximadamente trinta anos após os eventos de Killzone 3. Helghan finalmente foi destruído e os Helghast sobreviventes passaram a habitar Vekta, um planeta ocupado há anos pela ISA (Interplanetary Strategic Alliance), aliança da qual os heróis da série fazem parte. Para manter a paz no planeta, um gigantesco muro é levantado por toda sua circunferência para separar os dois povos, o que, obviamente, não deu certo por muito tempo. Dessa forma, para nossa alegria, mais uma guerra (e outro massacre de Helghast) se inicia.

Dessa vez, a guerra se passa no lindíssimo planeta Vekta

Mudando para melhor

Uma das maiores críticas quanto à série sempre foi a linearidade de seu cenários e a falta de objetivos que envolvessem mais raciocínio e menos balas para serem completados. Felizmente, Shadow Fall parece estar no caminho oposto de seus antecessores. Sabendo das críticas que a série vinha recebendo, a Guerrilla Games decidiu sacudir a fórmula da franquia e adicionar um pouco mais de conteúdo às missões da aventura. Em primeiro lugar, os cenários passarão a ser mais abertos e cheio de objetivos paralelos. O que se limitava ao deslocamento de um ponto a outro passa a ser algo com muito mais substância, de maneira que o jogador pode realizar uma série de objetivos que não influenciam diretamente no enredo, mas que proporcionam equipamentos e outras facilidades para a aventura. Além disso, o gigantesco poder de processamento do novo console da Sony possibilita que diversos eventos aconteçam na tela simultaneamente, de forma que os jogadores se surpreenderão com o realismo dinâmico das cenas presenciadas durante as missões.

Além de lindos, os cenários serão maiores e mais abertos
Em segundo lugar, os próprios objetivos das missões estão sendo criados de forma que o jogador possa concluí-los de várias maneiras sem que se limite apenas a atirar em tudo o que encontrar pela frente. A Guerrilla promete um maior refinamento nas mecânicas stealth do jogo, para que as fases permitam vários estilos de jogabilidade, dependendo da preferência do jogador. Mas não pense que os tiroteios ficarão de lado, afinal, ainda estamos falando de uma das mais refinadas franquias de FPS dos últimos tempos. O personagem é capaz de carregar duas armas simultaneamente, mas agora com funções secundárias, e os controles prometem estar fluidos e precisos como sempre. Até aí, nada parece ter mudado muito, contudo, a Guerrilla incorporou mais um elemento à jogabilidade. Tal ferramenta se chama OWL, um dispositivo capaz de disparar certas habilidades especiais que vão desde choques elétricos até um gancho que permite que os personagens se pendurem em locais altos ou o utilizem para se mover com mais agilidade pelos extensos cenários do jogo.

Killzone, é você?

Entre tantas mudanças na série, nenhuma supera a drástica mudança de visual, e não estou falando de gráficos mais detalhados devido a potência do PlayStation 4. Acontece que Killzone sempre foi marcado pelos gráficos belíssimos e pela paleta de cores limitada e fria. Com grande predominância de tons de cinza (mais até do que no livro), o jogo apresentava texturas e gráficos de altíssima qualidade técnica, mas com uma direção artística pobre e sem graça. Shadow Fall vai na direção completamente oposta e apresenta visuais lindíssimos, vivos e extremamente coloridos, de maneira que é até difícil identificar, em um primeiro momento, que o jogo se trata de um Killzone.

Quem imaginaria um Killzone tão colorido?
Com tudo isso, é fácil perceber que a Guerrilla decidiu investir pesado em seu departamento de arte para entregar aos jogadores uma aventura de proporções épicas e de visual completamente estonteante, algo que deve empolgar a muitos que sempre acharam que a franquia não tinha carisma. Além disso, o primor técnico de seus antecessores parece ter se mantido intacto nesta nova aventura, que conta com texturas de altíssima definição e diversos efeitos gráficos de cair o queixo.

Multiplayer de peso

Para os aficionados por partidas multiplayer, Killzone: Shadow Fall também promete fazer bonito. Com um sistema de níveis extremamente profundo, o jogo irá oferecer uma série de modalidades e classes diferentes, tudo com o alto nível de personalização que os jogadores já estão acostumados. Contudo, a Guerrilla parece estar levando tudo a um novo patamar, possibilitando que o jogador crie, do zero, regras para as partidas. As opções prometem ser infinitas e os melhores modos criados por jogadores poderão receber até leaderboards oficiais nos servidores da Sony. Está bom para vocês?

Os gráficos prometem mostrar logo de cara do que o PS4 é capaz!
Inicialmente, Shadow Fall contará com dez mapas diferentes, que seguem o mesmo estilo artístico das missões da campanha single-player. Contudo, a desenvolvedora já se comprometeu em disponibilizar novos conteúdos para o jogo com o passar do tempo, e o melhor: de graça! Todos os mapas lançados via DLC para o jogo poderão ser baixados pela PlayStation Store sem custo algum, o que garantirá que os jogadores sempre se mantenham conectados ao jogo e que ele sempre tenha algo novo a oferecer.

Está chegando a hora!

Killzone: Shadow Fall é título de lançamento do PlayStation 4 e promete ser o mais imponente entre a line-up do console. Com uma reformulação total das mecânicas single-player, gráficos expressivos e de cair o queixo e com um modo multiplayer completamente customizável, o título é obrigatório para todo jogador que pretende adquirir o novo console da Sony em seu lançamento e também para todos os que curtem um bom first-person shooter.

Killzone: Shadow Fall (PS4) 
Desenvolvimento: Guerrilla Games 
Gênero: First-person shooter
Lançamento: 15 de novembro
Expectativa: 5/5 

Revisão: Samuel Coelho
Capa: Diego Migueis

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook