Jogamos

Análise: Em Smart As (PS Vita) você se diverte enquanto exercita o cérebro

Jogo tem diversos desafios diários, divididos em quatro diferentes modalidades, cujos resultados geram sua média de "inteligência".

Em 2012 eu tive o prazer de participar da cobertura da E3 pelo GameBlast. Lembro que, em uma das minhas andanças pelos intermináveis booths, resolvi voltar no estande da Sony para dar mais uma conferida. Chegando lá, umas das booth babes veio na minha direção, com um Vita nas mãos, perguntando se eu topava participar de um divertido desafio de inteligência (e concorrer a um brinde). Topei, é claro, e a experiência foi exatamente como ela descreveu: desafiante e divertida. E foi assim que tive meu primeiro contato com Smart As.

A proposta do jogo é simples: oferecer treinos diários que consistem de diversos minigames com o intuito de “afiar” o cérebro do jogador. Diariamente o jogo vai liberar uma rodada com quatro games que vão testar como seu cérebro funciona em relação a observação, aritmética, lógica e linguagem. Ao final da rodada, o jogo vai calcular sua pontuação em cada um desses itens e fazer uma média, que vai para o seu ranking.


Esses desafios contam com pequenos jogos, como montar palavras com letras que ficam girando em um carrossel, somar valores para encontrar os números exibidos na tela, identificar quais elementos diferem entre algumas imagens e ligar pequenos pinos coloridos entre si sem deixar que suas linhas se atravessem. Quanto mais rápido você fizer e quanto menos errar, maior será sua pontuação ao final do minigame.

Recebido o resultado, ele vai valer como a sua pontuação do dia. Porém, é possível continuar exercitando a massa cinzenta jogando uma nova rodada, mas a nova pontuação não vai substituir a anterior (seja ela maior ou menor). Existem também os jogos livres, que são liberados ao se conseguir pontuações altas durante o treino diário. Não há limite para a quantidade de vezes que você pode brincar nos jogos livres, então é uma boa pedida dedicar um tempinho nesse modo de jogo.


Apesar de ter cara de aplicativo, não se engane: Smart As é um belo jogo. E, como a maioria dos jogos para PlayStation Vita, ele conta com elementos de interação social, utiliza as funcionalidades do portátil, tem suporte a troféus e até mesmo permite compartilhamento de resultados.

Smart As tem um modo chamado “Rua Esperta”, em que o Vita usa sua localização para fazê-lo competir com outras pessoas na localicade. Os desafios desse modo são trocados constantemente, e sua pontuação vai para o ranking local. Confesso que tive problemas para cadastrar meu local como Rio de Janeiro, e no final das contas deixei o jogo registrar o primeiro resultado aletório que o GPS indicou, mas não aconselho pois depois não é possível alterar sua localização.


Alguns minigames usam a tela de toque, como um em que o jogo te dá uma palavra incompleta e você precisa escrever a letra que está faltando, ou outro em que é exibido um cálculo na tela e você precisa escrever o resultado. Em alguns casos, fica complicado pois o jogo não consegue interpretar corretamente sua resposta. Um “A” acaba sendo lido como “N” (pois é…), um “1” termina sendo interpretado como um “7” e por aí vai. Esses pequenos erros detonam sua pontuação máxima, pois o jogo te penaliza a cada resposta “errada”. Não é sempre que dá problema, mas não foram raras as vezes em que escrevi uma coisa e o game interpretou outra.


Além de contar também com troféus, inclusive a cobiçada platina, Smart As ainda traz a possibilidade de compartilhar seus resultados no Facebook e no Twitter. Dessa forma, é possível mostrar para seus amigos como anda seu progresso diário. Essa função é opcional, ficando disponível ao final dos treinos diários.

O seu desempenho pode ser medido por meio de um gráfico, que detalha sua pontuação diária e separa os resultados por áreas do cérebro exercitadas. Ao iniciar um desafio, o jogo pode te fazer uma pergunta aleatória, que vai ser usada para fornecer alguns dados interessantes cruzando seu desempenho com sua resposta. Por exemplo, segundo meus resultados, em teoria sou mais inteligente do que a média de pessoas que preferem barba a bigode. Como eu disse, as perguntas são realmente aleatórias (em todos os sentidos).


Totalmente localizado para a nossa língua, Smart As é uma ótima opção de jogo para te manter ligando o PS Vita diariamente. Mesmo que os treinos diários durem poucos minutos, é divertido testar sua inteligência todo dia e ver seu resultado progredir quase que diariamente. À primeira vista, Smart As pode parecer um jogo estúpido, mas basta uma rodada para prender sua atenção e te fazer querer voltar a jogar no dia seguinte. E no outro. E no dia depois dele.


Prós

  • Totalmente em português;
  • É possível compartilhar seus resultados nas mídias sociais;
  • Treinos diários divertidos e desafiantes;
  • Utiliza boa parte das funcionalidades do Vita.

Contras

  • Em alguns momentos apresenta problemas na resposta da tela de toque
Smart As… — PlayStation Vita — Nota: 9,0
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook