Estúdios que a Sony poderia adquirir

Depois do rumor da Sony comprando a Take-Two resolvemos discutir as possibilidades de compra da japonesa no mercado de jogos.



Um rumor mexeu com o mercado dos games nos últimos dias. As ações da Take-Two Interactive cresceram bastante com a especulação de que a Sony poderia adquirir a empresa. Em resumo, a aquisição da gigante japonesa significaria assumir o controle (e exclusividade) de franquias como GTA (Multi), Red dead Redemption (Multi), além de varias outras produções.

O boato foi desmentido e o mercado deu uma acalmada, mas ao deixar o assunto correr sem dar o devido retorno imediato, a Sony deixou uma pulga atrás de nossas orelhas e um leque de possibilidades pode se abrir daqui em diante.

A Sony tem estado calada...

É claro que a situação da empresa é de muito conforto. O número de consoles vendidos é impressionante e, além disso, as produções têm sido bastante elogiadas pela crítica especializada e pelo público. Estou falando de Horizon Zero Dawn (PS4) e, claro, God of War (PS4). Isto porque ainda não foi lançado o aguardado Last of Us 2 e Death Stranding, nova produção de Hideo Kojima. A Sony, em outras palavras, está no que podemos chamar de zona de conforto.





Porém, sabemos que a empresa é uma das mais antigas da área e ela sabe mais do que todos nós como o mercado de jogos funciona. Muitas críticas recentes questionam a inércia frente a concorrência. De um lado, temos a Nintendo apostando em suas grandes franquias e com lançamento de muita qualidade. Do outro, uma Microsoft que tem recuperado as forças e se preparado muito bem o terreno para a nova geração. O que a Sony fez diante desse ambiente? Cancelou sua participação na maior feira de games do mundo e manteve-se em silêncio.

Tudo isso parece muito estranho e sem nexo. Mesmo diante de um ambiente favorável estamos falando de uma nova geração de consoles que vai dar um "restart" na disputa. A hipótese mais sensata é que a Sony está sim calada, mas parada jamais. O movimento parece ser interno e acreditamos que um deles possa ser sim, de fato, a aquisição de novos estúdios.

É importante lembrar que rumores do mercado não são aleatórios e que há a possibilidade sim de que haja um fundo de verdade na informação que tivemos alguns dias atrás. È bem possível que tenha havido uma sondagem e alguém, ao saber disso, soltou a fofoca e fez os acionistas enlouquecerem. Como não se trata de uma transação simples, obviamente que o vazamento pode ter prejudicado alguma negociação ou ainda que a consulta aconteceu de fato, mas a compra não estava prevista. Pelo menos não agora ou quem sabe não com este estúdio.

A concorrência já fez a sua jogada

Todos sabem que a principal rival da Sony está correndo atrás do prejuízo e faz todo sentido que eles, para suprir uma ausência, obtenha uma leva de estúdios. Recentemente, um dos executivos da Sony deixou claro que a compra de estúdios pode sim fazer parte da estratégia da empresa.





A grande questão que fica é com relação a qual estúdio adquirir? Ainda que estejamos falando de uma multinacional, isto é, dinheiro realmente não é um problema, não se pode gastar sem um objetivo definido ou planejamento.

Estreitar relações

O caminho mais natural é tornar alguns estúdios third party que já são parceiros e produziram jogos com ajuda financeira da japonesa. A concorrência fez isso e o objetivo é bem simples: garantir a equipe que já entende a proposta de maneira definitiva.

A primeira aquisição deste grupo poderia ser o Insomniac Studios, conhecido por produzir games de franquias como Spyro, Resistance e o recente Spider-Man. A Insomniac trabalhou em um excelente título para o Xbox, mas vem estreintando relações com a Sony. É  bom aproveitar a chance e garantir a exclusividade.





A parisiense Quantic Dream também é uma grande parceira da Sony em projetos como Beyond: Two Souls (PC/PS4) e Detroit: Become Human (PC/PS4). Um acordo definitivo de trabalho entre as duas poderia render mais jogos para o futuro console da Sony sem que ele pudesse chegar em outras plataformas como foi o caso de Detroit.

A FromSoftware é a criadora de Dark Souls e que trabalhou em Bloodbourne (PS4) com exclusividade para a Sony. A aquisição deste estúdio poderia render mais produções ao estilo Bloodbourne e também tornar o Playstation a casa definitiva da franquia Dark Souls.

A Hideo Kojima Productions

Death Stranding (PS4) é fruto de uma parceria firmada com Hideo Kojima após sua saída da Konami e o abandono de sua série Metal Gear. O criador é sem dúvida alguma um dos maiores nomes da indústria dos games e ter uma produção sua de forma exclusiva é um ganho e tanto.

Se o acordo entre Kojima e Sony der certo, isto é, ambas as partes se sentirem satisfeitas, por que não tornar este acordo mais duradouro? Death Stranding pode ser um de vários outros projetos entre Kojima e a gigante dos games. Podemos dizer que a mente do criador japonês em conjunto com o poder financeiro da dona do Playstation pode gerar resultados incríveis e nós, sem dúvidas, iríamos adorar.





É claro que adquirir a Kojima Productions não é tarefa fácil. Ainda que seja uma grande figura, o japonês já demonstrou que tem uma personalidade e ego muito fortes e que apenas oferecer um caminhão de dinheiro não iria resolver o problema. De toda forma, fica aí a dica para a dona Sony, vai que...

Há muito estúdio independente de qualidade...


Quem não se lembra da Telltale? Eles anunciaram que fechariam as portas no ano passado. O anúncio pegou todos de surpresa, pois se tratava de um ótimo estúdio com uma proposta bem diferente em suas produções. Em uma situação dessas, uma grande empresa como é o caso da Sony bem que poderia dar uma mão, adqurir a empresa e fazer com que os projetos cheguem aos seus consumidores.




Outro estúdio interessante é o francês Dontnod Entertainment e que você deve conhecê-lo principalmente pela fraquia Life is Strange. Com muito pouco, a equipe parece ter voado alto ao produzir um dos melhores jogos lançados nos últimos anos. O Dontnod até onde se sabe não está em uma situação caótica como foi o caso da Telltale, mas seria uma aquisição interessante e sem muitas barreiras.

Esses dois são apenas exemplos de estúdios que produzem coisas incríveis com muito pouco. Também temos de lembrar que os canadenses Matt Thorson e Noel Berry desenvolveram e publicaram Celeste (Multi), um dos jogos mais incríveis feitos. Com muito pouco dinheiro eles fizeram uma obra prima e grandes publicadoras como a Sony deviam ter um olhar mais atencioso para estas empresas.

Arriscando alto

Chegamos ao nível de aquisições bem próximas do rumor que motivou este artigo. A Sony teria que gastar muito, mas o barulho seria grande e o mercado ficaria enlouquecido e as discussões nos fóruns seriam estarrecedoras. Vamos então aos candidatos mais impactantes que a Sony poderia adquirir e sair na frente da Microsoft na guerra dos consoles.

A primeira possível compra chamada "arrasa quarteirão" é a dona de franquias como PES, Metal Gear, Silent Hill, Castlevania e outros. Infelizmente, mesmo possuindo nomes de peso, a empresa anda em baixa e, para se ter uma ideia, os últimos anos fiscais da empresa tem sido um pesadelo com arrecadações de pouco mais de 1 bilhão de dólares, valor considerado baixo para o tamanho e importância da empresa. Uma aquisição traria a japonesa de volta para o centro das atenções e, com a ajuda da Sony, conseguiria dar a volta por cima.





Outra aquisição extravagante seria a Square Enix. A dona de Kingdom Hearts e Final Fantasy não vinha produzindo muitas coisas de qualidade como foi no passado. Os anos de ouro da então Squaresoft foi no Playstation. Quem sabe uma compra e investimento pesado não faça a Square voltar aos seus bons tempos? Os fãs agradeceriam.




A SEGA por muito tempo bateu de frente com a Nintendo no duelo de mascotes: Sonic x Mario. Os anos se passaram e Mario continua firma e forte com um console para chamar de seu. Por outro lado, a SEGA não tem acertado a mão e o Sonic tem se tornado figura irrelevante nos jogos. Com a SEGA, a Sony ganharia um mascote de peso e a SEGA sairia da periferia dos games e voltaria a bater de frente com a Nintendo.




Qual estúdio você gostaria que a Sony comprasse?

As sugestões acima podem não ser a sua favorita e por isso mesmo, se você tem um projeto de sucesso para a Sony, não pense duas vezes em compartilhar conosco. Os nomes acima foram apenas sugestões que, na opinião deste humilde redator, pareceriam viáveis e interessante caso a gigante dos games resolvesse adotar a estratégia das compras.

É claro que tudo não passa de sugestão e sabemos que as coisas não são tão simples assim. Entretanto, não custa sonhar e este é sem dúvida o espaço ideal para isso.



é goiano e já foi astro do rock (no Guitar Hero), líder de uma grande civilização (no Age of Empires) e bem casado (no The Sims). Ele diz que está escrevendo um livro de ficção científica numa tentativa de fazer novos amigos assim. Você pode tentar convencê-lo de desistir dessa ideia absurda no Twitter ou Facebook dele.

Comentários

Google
Disqus
Facebook