Análise DLC

Guia DLC: Harley Quinn's Revenge (Batman: Arkham City)

A vingança de Harley traz um epílogo para o chocante final de Batman: Arkham City. Porém, poucas coisas são mais controversas do que epílogo... (por Bruna Gil em 10/08/2012, via PlayStation Blast)

A vingança de Harley traz um epílogo para o chocante final de Batman: Arkham City. Porém, poucas coisas são mais controversas do que epílogos no mundo dos videogames. Um bom exemplo é o caso do DLC de Mass Effect 3, que dividiu opiniões entre os fãs da série. No caso do DLC Harley Quinn’s revenge, o homem morcego precisa lidar com o resultado de suas ações em Arkham City. Quer saber se vale a pena gastar para descobrir o que aconteceu após o final do jogo? Confira esta análise sobre o DLC!

Atenção: este texto contém spoilers sobre o final de Batman: Arkham City.


Arkham City de luto

Quando a vingança de Harley foi anunciada, a expectativa era grande. Tanto em Batman: Arkham Asylum quanto em Batman: Arkham City, acompanhamos Harley Quinn como personagem, e sempre ficou evidente a dedicação obsessiva de Harley pelo Joker. Afinal de contas, foi a convivência com ele que a transformou numa vilã completamente louca e imprevisível.

Com a morte do Joker no final do jogo, era esperado que Harley ficasse completamente desestabilizada. Culpando Batman pelos acontecimentos, Harley planejou vingar-se do homem morcego. A premissa do DLC é exatamente esta: continuar de onde o jogo terminou, num cenário onde Batman precisa lidar com o resultado do luto da vilã Harley.



Uma história de vingança

Harley utiliza a zona industrial de Arkham City como palco para o seu plano. Após sequestrar um grupo de policiais, Harley mostra-se completamente instável ao ameaçar matar seus próprios reféns. Trata-se claramente de uma armadilha para chamar a atenção do Batman e atraí-lo para o seu esconderijo.


A grande novidade desse DLC é a possibilidade de jogar com o Robin em vários momentos da história. O jogador alterna entre o homem morcego e o garoto prodígio a medida em que avança, sendo guiado pela voz da Oracle durante o tempo todo. A possibilidade de jogar com o Robin também não traz muitas novidades. Apesar de ser um novo personagem, são quase inexistentes as diferenças entre jogar com ele ou com o Batman. Ambos possuem dispositivos e movimentos distintos, mas não é como jogamos com a Catwoman, por exemplo, em que tudo muda na jogabilidade. No fim das contas, jogar com o Robin é lutar contra os mesmo capangas sem poder contar com tantos dispositivos para ajudar.



Se você achou que poderia explorar Arkham City através dos olhos de Robin, pode esquecer. O objetivo do DLC é bastante claro: impedir a Harley de completar o seu plano e resgatar os policiais. A jogabilidade é estritamente linear e grande parte da cidade estará inacessível.

Durante a história, os mecanismos utilizados são todos reaproveitados do jogo principal - lutas com uma multidão de capangas, áreas onde é preciso usar stealth para eliminar todos os inimigos sem ser visto e corridas contra o relógio para desarmar bombas. Nada de novo aparece, nada que já não tenha sido feito na missão principal.



O enredo do DLC é o principal elemento que poderia ter algum valor de jogo, considerando que a fórmula até agora não traz nada de inovador ou diferente. Entretanto, não é assim que acontece. A vingança de Harley é vazia, mecânica e sem emoção. Com uma média de duas horas de duração, o conteúdo do DLC não impressiona nem acrescenta positivamente ao final do jogo. 


O veredito: vale a pena?

Esse é um DLC para quem é fã da série e quer experimentar jogar com o Robin, para quem já platinou o jogo, para quem gostou tanto da série que não aguenta passar a oportunidade de ter acesso a mais conteúdo. Porém, esse definitivamente não é um DLC para quem espera conteúdo de qualidade, novidades ou simplesmente uma experiência diferente.

Se você achou que um DLC da Harley seria minimamente semelhante ao DLC da Catwoman, que foi disponibilizada desde o lançamento do jogo, não se engane. O DLC da Catwoman oferece novas histórias integradas ao universo de Arkham City, enquanto o DLC da Harley não passa de uma missão desinteressante. Trata-se de um caso onde o final original claramente supera o epílogo, portanto, não espere ser surpreendido por uma reviravolta.

Harley Quinn’s Revenge (Batman: Arkham City) - PlayStation 3 - Nota: 4.0 Preço: R$ 20.99 | Disponível na PlayStation Store
Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook