A Sony conseguiu aproveitar a E3 2014?

A empresa marcou o evento apostando forte em novidades para o PS4, mas acabou esquecendo do PSVita.

A Sony fez uma excelente conferência no ano passado. Entre zoar a Microsoft e seu Xbox One e criar mais hype para o PS4, ela captou a atenção do público com uma ótima participação no evento.



Esse ano, com seu novo console de mesa já lançado, a gigante japonesa tinha o objetivo principal de mostrar ao público motivos para adquiri-lo. Será que a Sony conseguiu aproveitar essa E3 ao máximo?

Entre jogos e serviços

Para convencer os jogadores a escolherem certo console, uma empresa precisa apostar pesado nos títulos disponíveis. No momento, o PS4 conta com uma boa biblioteca, mas que falha em conquistar quem ainda está indeciso ou não se deixou levar por jogos como Knack e Killzone: Shadow Fall.

E parece que a Sony resolveu pegar pesado nesse aspecto, anunciando diversos jogos para sua plataforma e dando mais informações sobre as "promessas" do console. Uncharted 4: A Thief's End, da Naughty Dog, atraiu os holofotes para si ao mostrar a volta de Nathan Drake em uma nova aventura, contando com gráficos de última geração. Apesar de pouco se saber sobre o título, não é difícil imaginar que ele tem grandes chances de tornar-se um dos destaques do novo console.
E as novidades não pararam por aí: do jogo de tiro em primeira pessoa Destiny ao game de plataforma LittleBigPlanet 3, a Sony contou com títulos para os mais diversos gostos. Isso é extremamente positivo, pois é importante expandir seu público-alvo fazendo um console atraente para o público gamer. Por mais que o PS4 tenha ótimas funcionalidades, ele não seria nada se não trouxesse bons jogos consigo.

A empresa ainda reservou um espaço para anunciar novidades em seu ramo de games. O PlayStation TV, um pequeno aparelho que serve para se ter acesso remoto aos dados do PS4, PSVita e PSP usando uma televisão, mostrou-se como um aparato interessante. No entanto, ainda não é possível afirmar se ele terá relevância entre os jogadores ou se conseguirá aumentar as vendas dos consoles da empresa. O PlayStation Now, por outro lado, pareceu ser algo bem mais apelativo. Ele funcionará como um serviço de streaming de jogos online das plataformas PlayStation. Com o Cloud Gaming se tornando cada vez mais forte, é legal ver que a gigante japonesa está atenta às tendências de mercado. O aplicativo será disponibilizado em fase beta no PS4 no final de julho desse ano, sendo liberado para outras plataformas posteriormente.
O PlayStation TV

Esquecemos de alguém?

Todas as novidades apresentadas tiveram um grande foco no PlayStation 4, e isso faz sentido, visto que ele é o novo centro das atenções da Sony. Ainda assim, é triste ver o PlayStation Vita, o portátil da empresa, ser deixado quase totalmente de lado. Sem nenhum jogo exclusivo anunciado, o Vita está em situação crítica.

Essa foi a maior mancada da Sony na E3 2014. Seu descaso com o console é uma facada em seus usuários. O PSVita está sobrevivendo exclusivamente de jogos independentes e de ports. Mesmo que sejam muito bons, e que vários desenvolvedores afirmem que "a versão do Vita é a versão definitiva", ninguém vai comprar um console que só tenha jogos que podem ser achados em outras plataformas. O Vita precisa desesperadamente de mais games, mas se a própria empresa não quer salvá-lo, quem mais o fará?

O PSVita não recebeu muita atenção no evento...

O PS4 mostra suas garras

Se a Sony queria mostrar que o PlayStation 4 veio para competir pelo melhor lugar na oitava geração, com certeza ela fez um bom trabalho. Com títulos de peso vindo aí, a gigante japonesa atraiu atenção para sua nova plataforma. Afinal, a experiência de jogar Batman: Arkham Knight e The Last of Us Remastered no PS4 promete ser incrível, não é mesmo?

No fim, a E3 2014 foi ótima para a Sony, e os jogadores, em geral, ficaram satisfeitos. Só não podemos dizer que foi perfeita por causa da fraquíssima presença do Vita na conferência. Vamos torcer para que, no próximo evento em 2015, a empresa atente-se mais ao seu portátil. Seus usuários agradecem.


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Bruno Feltran

é estudante do Ensino Médio e joga videogames desde que ganhou seu primeiro console aos 5 anos de idade. Quando não está jogando algum jogo de terror qualquer ou entrando em hype para um novo Zelda, normalmente está dando uma olhada no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook