Tudo sobre a conferência da Sony na E3 2012

22 horas (horário de Brasília) dessa terça-feira (04/06) pode ter sido um momento comum para a maioria das pessoas, mas para os gamers f... (por Rafael Neves em 06/06/2012, via PlayStation Blast)

E3-2012-Sony-Press-Conference-001[1]22 horas (horário de Brasília) dessa terça-feira (04/06) pode ter sido um momento comum para a maioria das pessoas, mas para os gamers foi a hora de pegar a pipoca para assistir a conferência da Sony na E3 2012. Direto de Los Angeles, a equipe GameBlast conferiu ao vivo a apresentação da gigante japonesa e traz agora um resumo de tudo o que rolou em uma apresentação de dar água na boca dos donos de plataformas PlayStation. Preocupada em mostrar uma line-up forte para o PlayStation 3 e Vita, a Sony não mediu esforços para empolgar a plateia com anúncios de títulos novos e séries tradicionais de peso, como Assassin’s Creed, God of War e Call of Duty.

Games, games e mais games!

Ao contrário da conferência da Microsoft (que concentrou-se muito em novas utilizações para o Kinect e serviços de mídia), a Sony focou no que a maioria dos jogadores queria da E3: jogos! A apresentação já começou com um longo vídeo, que abusava da distribuição inusitada de telões. Embora não houvesse grandes novidades, ficou claro que os próximos lançamentos irão manter os jogadores de olho nas plataformas PlayStation. Logo no início, a Sony trouxe ao palco quatro jogadores para testar o novíssimo PlayStation All-Stars Battle Royale, cross-over de luta entre os principais personagens da Sony. Mas só havia dois controles de PS3, os outros dois jogadores traziam nas mãos… PS Vitas? Sim, foi confirmado o Cross-Play entre Vita e PS3 no novo Battle Royale. Os gráficos estavam ótimos, a fluidez incrível e a certeza é de que será um game muito divertido. A única coisa que não mereceu nossos elogios foram os cenários. Estáticos e sem vida, não pareciam trazer dinâmica aos combates violentos. Esperamos que seja um aspecto inicial, melhorado antes do lançamento. Além de Kratos, Fat Princess e outros, a Sony confirmou Nathan Drake (Uncharted) e Big Daddy (Bioshock) para ingressarem na pancadaria.

A Quantic Dream, criadora de Heavy Rain, também anunciou o game Beyond: Two Souls em uma apresentação bem filosófica sobre o maior mistério da humanidade: a morte. “O que acontece depois que morremos? Fantasmas e espíritos existem?”. Foram esses alguns dos questionamentos levantados David Cage no palco. O jogo mistura momentos tensos e sombrios a cenas de ação frenética. Não foram divulgados grandes aspectos do gameplay, mas as cutscenes bem cinematográficas apontam para um jogo que não passará despercebido. A bola passou, então, para a Ubisoft apresentar o Assassin’s Creed III. O game, que remontará a Independência dos Estados Unidos, contará com batalhas navais que deram o que falar na conferência. Além disso, a empresa mostrou Assassin’s Creed III: Liberation, para o Vita, que trará como protagonista uma personagem feminina. Haverá troca de informações entre as versões do game, o que desbloqueará conteúdo extra exclusivo. Ambos os títulos virão em bundles especiais de suas plataformas, com DLCs exclusivos também. Ainda para promover o Vita, a Sony confirmou Call of Duty: Black Ops: Declassified. Além do multiplayer online confirmado, não foi destrinchado muito mas a respeito deste game.

A Ubisoft ainda aproveitou para falar de Far Cry 3, que contará com um divertido modo cooperativo para 4 jogadores. Durante a apresentação, foi experimentado em tempo real o modo multiplayer e acreditem: é fluido e parece ser viciante. Também foram mencionados os modos single-player, multiplayer competitivo e um editor de cenários, todos organizados em um arquipélago virtual.

Um mundo mágico na palma das mãos

Um dos pontos relevantes (e controversos) na apresentação da Sony foi o Wonder Book, utilização da tecnologia de Realidade Aumentada que, segundo a empresa, promete revolucionar a maneira como lemos livros. Previsão sensacionalista ou não, uma coisa é fato: é algo bem interessante. Com o Wonder Book, o jogador deverá usar o acessório PlayStation Eye para detectar o livro, que será convertido em uma explosão de efeitos especiais na tela da televisão. Com isso, será possível interagir com histórias usando tanto o tradicional joystick do PS3 quanto o PS Move. Apesar de parecer abusivo exigir tantos acessórios para jogar, a apresentação do produto impressionou, mesmo que seja algo voltado para o público casual.

A plateia, que até então estava em silêncio, fez-se notar quando anunciaram que o Wonder Book seria usado em um jogo criado em conjunto com ninguém menos do que J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter. A escritora por trás das aventuras do bruxo firmou laços com a Sony para apresentar o Book of Spells, jogo que terá ligação com a iniciativa interativa Pottermore, acessada pela internet. O Book of Spells usará a AR para transformar o PS Move em uma varinha mágica e uma série de tutoriais ensinarão o jogador uma série de feitiços conhecidos na série Harry Potter. Ficou nítido um problema na demonstração ao vivo, mas nada que deturpasse muito a imagem do Wonder Book. Esperamos que seja apenas um problema técnico específico, como no caso em que Shigeru Miyamoto teve problemas em apresentar os controles por movimento de The Legend of Zelda: Skyward Sword; nada que prejudique o produto final.

Kratos, o retorno

De acordo com as "promessas" da Sony e do Santa Monica, God of War III era para ser o último da série. Claro que essa galinha dos ovos de ouro não iria parar de fabricá-los, então surgiu God of War: Ascension. Sendo uma prequel da trilogia oficial, o jogo mostrará momentos iniciais da vida de Kratos como guerreiro. Esta também será a primeira vez que um jogo da série contará com um modo multiplayer. A demonstração apresentada na conferência foi do modo single-player, e é um retorno ao que a série sempre foi: violenta, com cores vibrantes e ágil nos combates.

godofwarascension24[1]

O visual do jogo continua sendo estonteante, o que não é nenhuma novidade: God of War III já era absolutamente lindo de se ver, e é claro que seu sucessor não seria diferente. Para a alegria dos fãs, o jogo ganhou uma previsão de lançamento: março de 2013.

Um universo online

psplusParte da apresentação da Sony privilegiou os aspectos online e sociais de sua plataforma. Diversos números apontaram para um grande crescimento da PlayStation Network, mas a empresa queria mais: cerca de 200 jogos deverão aparecer na PSN nos próximos meses. Não só isso, como também novidades para o PlayStation Plus. O serviço será ampliado e os assinantes receberão diversos prêmios, como jogos. Já na saída do evento, todos os jornalistas receberam um cupom que vale um ano grátis PS Plus! É nessas horas que vale a pena ter cruzado o continente para chegar a Los Angeles. Também mencionaram os games clássicos para o saudoso PS original. O Vita, por exemplo, receberá Tomb Raider e o (incrível) Final Fantasy VI.

1933_the-last-of-us-prev[1]O último (de nós)

O ditado deveria ser regra: guarde o melhor para último. Embora Beyond: Two Souls tenha sido um belo destaque, todos esperavam por uma demo de The Last of Us, o novo jogo da Naughty Dog, criadora de Uncharted. Anunciado há alguns meses, o jogo já é um dos mais aguardados, graças ao ambiente pós-apocalíptico criado. E a Sony guardou isso para o final da apresentação, impressionando a todos.

O jogo não é só lindo esteticamente, como tem um clima completamente imersivo. A química entre Joel e Ellie é boa de se ver, e a reação da garota ao vê-lo levar um tiro, perguntando "você está bem?" é, por si só, admirável. Para completar, essa demo deixou claro que o jogo não está de brincadeira na questão da violência, e qualquer pessoa treme na base ao ter de puxar o gatilho com um inimigo suplicando pela vida.

A Sony mais uma vez focou em sua forte line-up de jogos e se deu bem. O que resta agora é aguardar pelo lançamento de tudo o que foi anunciado e decidir o que nos deixou com o queixo mais caído.

Revisão e colaboração: Leandro Fernandes


é quadrinista e estudante de medicina da UFBA. Jogos fizeram parte dessa vida desde os seus primeiros anos, embalando muitos dos mais fortes laços de amizade e histórias de vida. E esse legado desembocam nas matérias que escreve aqui no Blast e em sua HQ, The Legend of Link.

Comentários

Google
Disqus
Facebook