Perfil

Perfil: Seifer Almasy (Final Fantasy VIII)

Final Fantasy é uma série conhecida por seus vilões épicos. Mas, por diversas vezes, o vilão final que almeja destruir o mundo não é o único... (por Vitor Navarrete em 16/12/2012, via PlayStation Blast)

Final Fantasy é uma série conhecida por seus vilões épicos. Mas, por diversas vezes, o vilão final que almeja destruir o mundo não é o único oponente com o qual devemos nos preocupar. A franquia também tem uma boa quota de anti-heróis que, devido as suas personalidades, acabam sendo bem populares. Squall Leonheart é um dos protagonistas mais birrentos dessa série e, logo, seu antagonista não poderia deixar de ser bem marcante. Senhoras e senhores, com vocês, Seifer Almasy.

Um antagonista literal

Carta Seifer.
Seifer é um rebelde sem causa que, costumeiramente, tende a falar demais. Sempre acompanhado de seus dois fiéis escudeiros, Raijin e Fujin, ele é o presidente do comitê disciplinar de Balamb Garden. Mas, ao invés de ajudar a manter a ordem no campus, ele acaba abusando de seu poder como forma de exercer sua vontade sobre os demais estudantes. Se pararmos para analisar, sua personalidade é completamente oposta ao protagonista Squall, que é introspectivo e está sempre sozinho, preferindo evitar o contato com outras pessoas.

Carta Squall.
Mas, não é só em sua personalidade que Seifer antagonisa Squall. Tetsuya Nomura, que após Final Fantasy VII, assumiu novamente como character design da série, deixou a polaridade entre os dois personagens bem aparente, através do seus designs. Começando pelo óbvio, Seifer poussui cabelos claros e olhos verdes, enquanto Squall possui cabelos escuros e olhos azuis. Squall utiliza roupas pretas com uma jaqueta curta, já Seifer um sobretudo branco. E, enquanto nosso herói segura sua Gunblade com as duas mãos, seu rival a empunha com apenas uma. Na cena de abertura do jogo, Seifer dá uma cicatriz no rosto de "presente" para Squall. O protagonista, ao retribuir o presente, confere uma cicatriz similar a sua, mas espelhada, ao seu colega. Caso você ainda não esteja convencido de que os personagens são opostos, basta conferir as cartas de ambos no jogo Triple Triad e obervar que, enquanto elas possuem os mesmos valores, suas posições estão invertidas.

O cavaleiro da feiticeira

Esta seção e a próxima conterão spoilers sobre o enredo de Final Fantasy VIII. Caso você ainda não tenha jogado o game, leia por sua conta e risco.
Desde os tempos de infância, no qual vivia no orfanato da feiticeira Edea, Seifer tinha um sonho romântico. Mas não um sonho de romance tradicional, com amor verdadeiro e final feliz. Não. O sonho romântico de Seifer usa a definição mais clássica da palavra romance, vinda dos tempos de Miguel de Cervantes. Assim como Don Quixote, Seifer aspirava à cavalaria, tal qual vira em um filme nos seus tempos de criança.

Seifer, por Yoshitaka Amano.
Mas, o sonho do pequeno Seifer possuia um pequeno detalhe: ele não queria ser um cavaleiro qualquer, ele queria ser o cavaleiro de uma feiticeira. E, tal detalhe é o que faz com que Seifer seja facilmente manipulado pela grande vilã do jogo, Ultimecia. Ao tentar ajudar o seu antigo caso amoroso, Rinoa Heartilly, Seifer acaba se encontrando cercado por soldados galbadianos e então é auxiliado por Edea, a qual era controlada por Ultimecia. Assim, Seifer finalmente consegue completar seu sonho infantil, mas, qual o preço pago por isso?

Sonho concluído (?)
Seifer entra em uma espiral de loucura tão grande ao ajudar Ultimecia, a qual, em um momento inicial controla a Edea e, posteriormente, a feiticeira Adel, que, assim como Don Quixote atacando moinhos de vento, Seifer ataca tudo que vê pela frente. Além de liderar o Galbadian Garden em uma guerra contra seu antigo lar, Balamb Garden, ele também acaba entregando sua antiga namorada nas mãos da temível Adel. Sua insanidade é tanta que seus antigos amigos, Raijin e Fujin, pedem que Squall coloque um pouco de razão na cabeça do pobre coitado.

Parece história de pescador.
A sua redenção vem após a batalha final de Squall e companhia contra Ultimecia. Na cena de encerramento, Seifer é visto pescando com os amigos, Raijin e Fujin. E, pela primeira vez em todo o jogo, vemos um sorriso verdadeiro no seu rosto. Prova de sua sanidade recobrada.

O Zantetsuken Reverso

Seifer é um guerreiro extremamente habilidoso. Além de Squall, ele era o único outro estudante de Balamb Garden especialista na Gunblade. Seu híbrido entre espada e arma, Hyperion, é, novamente, uma oposição direta à arma empunhada por Squall, Revolver. Enquanto Seifeir puxa o gatilho de uma pistola, Squall, o de um revolver.

Hyperion.

Mesmo que a cicatriz na face de Squall possa ser considerado prova do poder de Seifer, a prova cabal de seu poder é dado em sua última batalha. Caso o jogador tenha conquistado o Guardian Force Odin, ele aparecerá no início da luta e atacará Seifer com seu golpe característico, Zantetsuken. Acontece que Seifer tem planos diferentes dos do Deus asgardiano:

O cara contra-ataca Odin. Brinks.

Para além da fantasia

Seifer mais novo. Yo!
Além de Final Fantasy VIII, Seifer faz aparições em diversos outros jogos. A sua maior participação é, sem dúvidas, em Kingdom Hearts II. Novamente, ele executa o papel de total antagonista. Acompanhado dos outros membros do comite disciplinar de Twilight Town, Rai (Raijin), Fuu (Fujin) e Vivi (Final Fantasy IX), Seifer é o responsável por azucrinar a vida de Roxas, Hayner e Sora. Assim como o pobre Zell, em Final Fantasy VIII, Seifer sempre se refere aos heróis da Keyblade como frangotes. Ao menos, após ser salvo por Sora, Seifer demonstra algum respeito pelo seu salvador, entregando-lhe o trófeu dado apenas ao mais forte da cidade.

Participações de Seifer:
  • Final Fantasy VIII (PSOne);
  • Theatrhythm Final Fantasy (3DS);
  • Final Fantasy: Airborn Brigade (Mobile);
  • Kingdom Hearts II (PS2).
Revisão: Ramon Oliveira de Souza




Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook