Perfil

Conheça Monokuma (Danganronpa) e mude seus conceitos sobre ursinhos de pelúcia

Saiba como um simples ursinho conseguiu trazer caos e desespero às vidas de alguns estudantes.



Sádico. Cruel. Manipulador. Excêntrico. Não, não estou descrevendo uma pessoa, e sim um ursinho de pelúcia robótico. Não acredita? Então espere até conhecer Monokuma, o antagonista de Danganronpa e um dos vilões mais controversos do mundo dos games.

Assassino ou juiz?

Quinze estudantes do ensino médio foram recrutados pela Hope's Peak Academy, uma instituição de ensino famosa por formar os melhores profissionais do país. Porém, logo no primeiro dia de aula, os alunos se veem presos dentro da escola, sem qualquer contato com o mundo exterior. É nesse contexto que conhecemos Monokuma, o ursinho que se apresenta como diretor da Hope's Peak. Responsável pelo isolamento dos estudantes, o vilão declara que só existe uma única forma de escapar daquela prisão: participando de um jogo mortal, criado por ele, onde somente uma pessoa saíra viva. As regras são simples: se um estudante matar um dos seus colegas, ocorrerá um julgamento onde Monokuma exerce o papel de juiz, e os alunos devem apontar, por meio de provas reunidas anteriormente, quem é o assassino. Se o palpite for correto, o assassino será punido pelo ursinho (e por punido entende-se morto); porém, caso os alunos cometam um engano e a pessoa acusada seja inocente, o verdadeiro assassino conseguirá sua liberdade e todos os outros serão eliminados. Se essa situação já parece ruim o suficiente, saiba que é só o começo da traumática experiência proporcionada por Monokuma.
E isso é só o começo!

A origem

Monokuma é um urso de pelúcia robótico, criado por uma empresa chamada Towa Group. Sua criadora, Monaca Towa, alegou inicialmente que o robô foi criado com o intuito de ajudar os seres humanos em situações de perigo, como no resgate de pessoas feridas em acidentes. Porém, essa alegação foi uma fachada para o real plano de Monaca: criar um exército que obedecesse a uma certa pessoa, cujo objetivo é o de causar destruição e desespero no mundo. Por sinal, essa mesma pessoa (cujo nome não será revelado para evitar maiores spoilers) é quem secretamente comanda Monokuma na Hope’s Peak Academy, sendo apelidada de “mastermind” pelos estudantes.
Monokuma Super Saiyajin?

As aparências não enganam

Se aprendemos durante a vida que podemos facilmente ser enganados pelas aparências, é preciso ter em mente que o mesmo não se aplica à Monokuma. Afinal, quem confiaria em um urso que possui, ao mesmo tempo, duas cores e duas feições completamente diferentes? O lado esquerdo do seu corpo apresenta todas as características encontradas em um ursinho de pelúcia comum: cor branca e feição tranquila e meiga. Já o seu lado direito possui a cor preta, olhos vermelhos e um sorriso maligno com dentes afiados. Essa aparência representa justamente a personalidade de Monokuma: ora calmo, amigável e até cômico, ora sádico e aterrorizante.
Piadinha infame
Mas engana-se quem pensa que Monokuma é um vilão comum. Suas atitudes são indiretas e bastante sutis: agindo como um ditador, ele cria regras e manipula pessoas através de intrigas e mentiras. Ele também faz chantagens, prometendo benefícios para aqueles que tiverem a coragem de assassinar um colega. Dessa forma, fica difícil para os estudantes avaliarem quem é amigo e quem é inimigo, e cria-se assim um ambiente de terror e desconfiança. Tudo isso é feito com um único objetivo em mente: destruir a esperança e causar o desespero.

Porém, apesar de toda a crueldade, Monokuma é um daqueles personagens que consegue ser tão carismático quanto os protagonistas. Afinal, qual vilão você conhece que, entre um momento e outro do jogo, conta piadas e conversa com o jogador? Isso sem mencionar a sua risada maléfica, e só quem a ouviu sabe do que eu estou falando.
Um dos momentos em que Monokuma conversa com o jogador
Monokuma é a estrela da franquia Danganronpa. Além de participar do anime que foi inspirado no jogo (Danganronpa: The Animation), o ursinho marcou presença nos três games já lançados: Danganronpa: Trigger Happy Havoc, Danganronpa 2: Goodbye Despair e Danganronpa Another Episode: Ultra Despair Girls. A boa notícia é que ele estará presente também na continuação, Danganronpa 3, que será lançada para PS4 e PS Vita e ainda não possui data de lançamento. Mal podemos esperar para ver suas ações maquiavélicas novamente!

Revisão: Alberto Canen
Capa: Nívia Costa

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook