Sony na E3 2015: expectativas para a conferência

Entre tantos jogos já esperados, a Sony deverá mostrar o Morpheus para os que estiverem presentes. Haverá espaço para mais surpresas?


Encerrando o primeiro dia de conferências da E3 com estilo, a Sony promete mostrar grandes títulos e novidades para a nova geração. Em foto feita pela equipe GameBlast, que já está em Los Angeles para cobrir tudo o que estiver acontecendo por lá, é possível ver que os preparativos já estão em andamento, e que o enorme pôster de Uncharted 4 (PS4) se destaca em meio aos prédios.


Acontecendo às 18:00 do dia 15 em horário local (23:00 aqui no Brasil), finalmente teremos anúncios de jogos e produtos voltados quase que exclusivamente à geração atual. Com a queda na produção para o PlayStation 3, neste ano tudo indica que o foco se dará ao PlayStation 4 e aos óculos de realidade virtual Morpheus, que estará à venda no começo de 2016.
Não tem como não se empolgar com o enorme pôster de Uncharted 4.

Conhecida por apresentações animadas, cheias de tecnologia e com muitos jogos, a conferência da Sony é esperada por muitos e promete ser uma das melhores até hoje. Confira abaixo o que queremos (e devemos) ver na próxima semana:

O que já sabemos

Todos os anos, as grandes empresas deixam muitos de seus lançamentos já anunciados, de modo que a imprensa possa se preparar para as diversas entrevistas e matérias. A Sony, agindo dentro dos conformes, já tem muito conteúdo divulgado, indicando possíveis novos vídeos e até mesmo demonstrações jogáveis em seu estande. Destacamos os principais, que todos devem ficar de olho:

UNCHARTED 4: A THIEF’S END

Supostamente encerrando a história de Nathan Drake, o mais novo jogo da série Uncharted trará visuais deslumbrantes e a sua tão famosa mecânica reformulada, de modo a aproveitar o potencial do PlayStation 4. Dentre os vídeos já divulgados, vemos uma inteligência artificial melhorada para os inimigos e cenários muito mais vastos. Como a última vez que vimos o jogo foi no ano passado, saberemos se houve ainda mais melhorias. O jogo foi recentemente adiado para 2016, mas é um dos mais aguardados pelos fãs da desenvolvedora Naughty Dog.

Há pouco, uma coletânia com os três jogos anteriores de Uncharted foi anunciada para o PlayStation 4, todos remasterizados. Há um detalhe importante, porém: não haverá nenhuma função multiplayer além do Beta de Uncharted 4. É uma maneira de acalmar a ansiedade dos fãs e de ver suas reações perante o novo jogo.

NO MAN’S SKY

Apesar de ser exclusivo da Sony apenas temporariamente, No Man’s Sky (Multi) é um dos jogos indies mais promissores dos últimos tempos e é mostrado em quase todos os seus eventos. Trazendo um universo enorme (quintilhões de planetas… literalmente!), será possível colonizar planetas e travar disputas espaciais. Ainda há pouco visto do jogo, e nunca houve demonstrações jogáveis para a imprensa — o que deve mudar neste ano. É importante lembrar que ele terá suporte ao Morpheus, tornando a experiência ainda mais imersiva.

RATCHET & CLANK

Em um trailer recentemente divulgado, o relançamento do primeiro Ratchet & Clank para PlayStation 4 se mostrou um jogo completamente novo e diferente. Gráficos espetaculares, dignos de um filme da Pixar, além de cenas de ação que fizeram nossos dedos coçar de curiosidade. Com o lançamento para o primeiro semestre de 2016, o jogo terá mudanças para que a história do filme (nos cinemas americanos em abril) esteja em sincronia.

GRAN TURISMO 7

Todo novo console da Sony recebe um Gran Turismo. De modo a mostrar o potencial do seu hardware, os jogos da franquia tentam oferecer a maior capacidade gráfica e colocá-la de acordo com o que os jogadores pedem de um simulador completo de carros. Pouco se sabe do novo título, mas é de se esperar muitos carros e pistas, além de um provável suporte ao Morpheus, tendo em vista a sua proposta de imersão.
Se a diferença visual entre Gran Turismo 5 e 6 já foi grande, imagine o poder do jogo na nova geração.

DARK SOULS III

Imagens vazaram na internet mostrando um suposto novo Dark Souls, mas também especula-se que, na verdade, seja uma expansão para Bloodborne (PS4) — exclusivo da Sony. Seja como for, algo deve ser mostrado envolvendo a famosa jogabilidade extremamente difícil. cenários e monstros escuros e amedrontadores. Considerando as boas vendas do último título, este anúncio deverá animar muita gente.
Além das imagens de gameplay, um suposto pôster teria sido enviado ao site americano da IGN.

UNTIL DAWN

Já mostrado em diversos eventos, inclusive na Brasil Game Show do ano passado, Until Dawn (PS4) colocará o jogador no papel de jovens em uma casa, tentando sobreviver a um serial killer. A premissa é a de trazer a sensação de antigos filmes como Pânico e Sexta Feira Treze — o que traz a famosa preocupação de que acabemos mais assistindo do que jogando. Ainda assim, há grande espera pelo seu lançamento.

THE WITNESS

Do mesmo criador de Braid (Multi), este é um título que muitos esqueceram, mas que parece ser outro grande nome para o ano fiscal da Sony. Trazendo belos cenários e diversos enigmas e quebra-cabeças, The Witness teve um pouco de sua jogabilidade mostrada em vídeos e tem tudo para aparecer na conferência da Sony.

Jogos multiplataformas

Não é só de exclusivos que um console se sustenta. A Sony é conhecida por ter uma grande base de desenvolvedoras multiplataformas, lançando seus produtos para a marca PlayStation. Neste ano, o número é novamente grande e podemos esperar ótimos jogos nos próximos meses.

SQUARE ENIX

Após anos e mais anos de espera, esta pode ser a E3 que tantos fãs da desenvolvedora esperam. Com o lançamento de Final Fantasy XV (PS4/XBO) cada vez mais próximo, e com o update de Episode Duscae liberado na última semana, tudo indica que veremos bastante conteúdo do jogo. Além disso, outro nome confirmado é Kingdom Hearts III (PS4/XBO), que ainda tem alguns anos de desenvolvimento pela frente mas trará novidades durante a feira.

ACTIVISION

Chegando com tudo, a Activision deverá mostrar o novo Call of Duty: Black Ops III (Multi), já anunciado e com uma grande base de fãs, e que chegará também à geração anterior. Haverá também a presença do novo Guitar Hero Live (Multi), que contará com novas guitarras e plateia verdadeira, mudando a maneira como jogamos. Destiny (Multi) deverá ter certo destaque, com o anúncio de uma expansão.

KONAMI

É quase impossível que a Sony deixe de falar sobre Metal Gear Solid V (PS4)em sua conferência. Trazendo Snake de volta, e supostamente encerrando a sua história, o jogo é lembrado por conta das diversas intrigas entre Hideo Kojima, criador da série, e a Konami. Muitos acreditaram que o jogo não seria lançado, assim como o ocorrido com Silent Hills, mas ele deverá ser um dos maiores nomes para a nova geração.

CAPCOM

Street Fighter ainda é uma das franquias de jogos de luta mais aclamadas no mundo, então a surpresa foi grande ao saber que seu próximo lançamento — Street Fighter V — será apenas para PlayStation 4 e PC. Obviamente, a Sony se aproveitará disso para mostrar o jogo de várias maneiras, tentando convencer o jogador a migrar para a sua plataforma. Aguardemos, também, por personagens e DLCs exclusivos ao seu console.

EA

Apesar de ser mais forte nos consoles da Microsoft, por conta de vários jogos esportivos, a EA deve dar as caras e apresentar o novo Mirror’s Edge: Catalyst, que trará o famoso estilo parkour à nova geração. Podemos, também, esperar por demonstrações de Mass Effect 4 e Star Wars Battlefront (Multi), que já estão garantidos na feira.

UBISOFT

A Ubisoft terá um espaço próprio para fazer os seus anúncios, mas sempre acaba aparecendo em outras conferências. Com a Sony, ela pode mostrar o novo Assassin’s Creed Syndicate (Multi) e o esperado The Division, da série Tom Clancy’s, e que parece trazer um enorme mundo aberto de RPG após um apocalipse em Nova Iorque, com gráficos de cair o queixo.

Apostas e surpresas

Muito de uma conferência só é anunciado enquanto ela ocorre. É impossível saber ao certo o que teremos durante duas horas de apresentação, mas sempre há algo que tentamos prever — acertando ou não. Deixamos, então, uma pequena lista de possíveis demonstrações e anúncios:

MORPHEUS

Anunciado para o primeiro semestre de 2016, os óculos de realidade virtual do PlayStation 4 têm tudo para aparecer na conferência da Sony, e desta vez com grande peso. Isso significa que finalmente poderemos ver jogos feitos para eles, e não somente demonstrações técnicas. Há a possibilidade de que vejamos o modelo final e preço de lançamento. Ao menos, em seu estande, é provável que diversos modelos estejam disponíveis para que a mídia experimente.

NOVOS MODELOS E PREÇOS

Recentemente, novos modelos de PlayStation 4 foram registrados, incluindo uma versão com HD de 1TB e um pouco mais leve. Além de seu provável anúncio, devemos saber se haverá quedas de preço para os modelos de 500GB, e também para o PlayStation 3, que vive os seus últimos anos de vida. O PS Vita segue esquecido, então uma diminuição no seu custo também faria sentido.
Oferecendo uma opção aos jogadores, a empresa Nyko criou um HD acoplável ao PS4, que além de deixá-lo com visual mais "futurista" aumenta o seu HD em até 2TB.

EXCLUSIVOS NÃO ANUNCIADOS

Grandes nomes da Sony continuam desaparecidos, então a esperança de que eles ressurjam é grande. God of War pode receber o quarto jogo da narrativa principal, para o PlayStation 4, tendo em vista o lançamento da remasterização do terceiro jogo que ocorrerá em breve. Outros nomes que muitos estão esperando anúncios incluem Red Dead Redemption 2 (que provavelmente seja multiplataforma), The Last Guardian (que não deve aparecer, novamente) e um novo título da desenvolvedora Quantic Dream, que mostrou uma demonstração técnica surpreendente e prometeu algo para a nova geração.


É claro que há outras franquias que permanecem como desejos, assim como The Last of Us 2 e, por que não, um novo Crash Bandicoot. A Sony tem uma enorme história e carrega grandes nomes, podendo trazer um grande espetáculo. O jeito é esperar que ela não decepcione, e que finalmente comece a enxergar a geração atual com os olhos dos jogadores: queremos jogos de qualidade e novidades que fujam do comum. Caso contrário, nossos PlayStation 3 ainda viverão mais do que o previsto.
Não custa sonhar, não é mesmo?

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo

se aventura nas terras de redação de games, livros e roteiros de fantasia. Extremamente apaixonado por universos imaginários, descobriu nos videogames o lugar perfeito para viver — o que resultou no crescimento de sua barba. Pode ser encontrado em seu Facebook, quando não estiver jogando.

Comentários

Google
Disqus
Facebook